Capítulo XX

1.1K 57 28
                                    


Stringer e Susan permaneceram em silêncio pelos longos instantes que seguiram a repentina retirada de Charlotte. Aparentemente, nenhum dos dois sabia muito bem se algo deveria ser dito.

O jovem permanecia com os olhos frente a porta, tensionando o maxilar de modo que fazia Lady Susan imaginar sobre qual urgência ele considerava que aquele chamado poderia tratar.

— Bom eu... — Mais uma vez, as palavras tornavam-se escassas nos lábios dela. — Creio que seja melhor deixarmos para continuar o chá em outra ocasião. — Com delicadeza, passou a caminhar em direção à ele, que ainda encontrava-se próximo a saída.

Mantendo-se em silêncio, James levou as mãos à cintura, puxando o ar com intensidade.

— Estou certa de que foram assuntos importantes que a fizeram ter de encontrar Georgiana. — Susan buscou acalentá-lo, sentindo-se realmente triste pela nítida chateação que a atitude de Charlotte havia sido capaz de voltar a lhe causar.

— Não é necessário que faça isso. — James deu um riso resignado, dizendo em voz baixa, enquanto devolvia o olhar à ela. — Ambos sabemos qual o único assunto capaz de exercer tanto poder sobre Charlotte, e não é preciso que busque omiti-lo para não me chatear.

Apertando os lábios, Lady Susan uniu as sobrancelhas, sem ser capaz de disfarçar.

Ver a tristeza de Stringer, aparentemente, era algo que conseguia magoá-la no canto mais profundo de seu coração. Inesperadamente, notou-se desejando ser capaz de fazer qualquer coisa para aquele fardo de sentimento não correspondido conseguir lhe aliviar. Stringer possuía uma alma boa, há muito já havia conseguido ver, e era verdadeiramente triste notar que não era possível receber a recíproca de seus sentimentos junto à única pessoa para qual parecia estar disposto a entregá-los.

— Eu sinto muito. — Susan fora sincera ao dizer, tocando-lhe delicadamente a lateral do braço esquerdo, buscando acalentá-lo.

Stringer levou os olhos ao local onde a mão dela repousava e, curiosamente, sentiu seu interior, de leve, se aquecer.

— A culpa é toda minha. — Deu ombros, voltando o olhar para ela, após desviá-lo ao chão. — Charlotte jamais me prometera nada, e a cada dia fica mais claro que apenas aceitou a minha corte por ser uma amiga boa demais... Que apenas o fez por não possuir a intenção de me magoar.

Ao findar dos dizeres, ele apertava os lábios, em um gesto claro de aceitação.

Aquelas eram considerações que há algum tempo possuía, mas que pela primeira vez sentia-se pronto para compartilhar. Surpreendia-se ao notar que o fazia justamente com Lady Susan, mas visto o desenvolvimento agradável que vinha tendo a inesperada proximidade dos dois, não era tão difícil compreender porque resolvera fazê-lo.

Sem a dama sequer perceber, a própria mão começou a acariciá-lo de leve no braço em que tocava, em um movimento sutil de afago, de quem realmente busca confortar.

— Se o serve de consolo, Stringer, tenho certeza de que Charlotte o escolheria, se coubesse a nós o poder de decidir a quem desejamos entregar o coração.

Surpreso com a fala, James voltou a fitá-la.

— Agradeço mais uma vez por ser tão gentil, milady... Mas começo a considerar que apenas não sou o tipo capaz de fazer o coração de uma donzela acelerar. — Sem graça, ele ergueu os ombros, enquanto, tristemente, voltava a sorrir.

Não tratava-se de falsa modéstia.

Stringer realmente considerava que Sidney poderia ter seus méritos perante a conquista dos sentimentos de Charlotte, mas imaginava o quanto não deveria lhe faltar, a ponto de ser uma opção menos aprazível do que um cavalheiro que sequer poderia ofertá-la qualquer possibilidade de um dia se casar.

Sanditon - Segunda Fase (Fanfic)Onde histórias criam vida. Descubra agora