Capítulo X

1.3K 63 24
                                    


Lady Susan observava silenciosamente a figura calada de Charlotte, que dividia com ela a mesa do desjejum. Não era natural da donzela tamanha introspecção durante as refeições, mas algo a dizia que deveria respeitar, uma vez que nunca havia notado os olhos de sua pupila tão distantes.

— Milady? — O mordomo da residência entrou, ostentando uma missiva sobre a bandeja de prata. — Acaba de ser entregue para a senhora.

— Obrigada. — Suzan estendeu os dedos para a bandeja, desviando durante pouco tempo os olhos da figura ainda completamente estática de Charlotte.

Aparentemente, a moça sequer havia notado a entrada do funcionário.

— Ah, isso é maravilhoso! — Reagiu com animação ao missiva, logo após dispensar o mordomo.

Obviamente, a fala também possuía como objetivo despertar a atenção de Charlotte, estratagema no qual Susan fora bem sucedida, uma vez que a moça olhou para si.

— A Sra. Parker nos convidou para irmos até a modista durante esta tarde. — Sorriu gentilmente, informando. — Imaginou que, assim como ela, gostaríamos de procurar por chapéus para comparecermos ao chá da tarde que será oferecido por Lady Denham.

Frente a informação, Charlotte buscou mostrar-lhe um sorriso minimamente animado. Ao menos, Mary não as convidava para mais um chá na própria residência. Ela realmente não sabia como faria para declinar do convite, mas tinha consciência de que seria necessário fazê-lo, estando tão pouco inclinada a voltar a ver Sidney.

— Claro que entenderei perfeitamente se me disser que prefere permanecer aqui... — Com um olhar e tom de voz doces, Susan buscou ser-lhe gentil.

Não queria que Charlotte se sentisse coagida a aceitar o convite apenas por sentir-se obrigada a fazer-lhe companhia.

— Oh, não. — imediatamente, Charlotte esclareceu. — Ficarei mais do que satisfeita em acompanhá-las esta tarde, Lady Susan. — Buscou ofertar um riso mais convincente, desta vez. — Aliás, peço desculpas se a fiz imaginar que seria diferente disto... Apenas encontro-me um pouco mais quieta esta manhã.

— Diferente de seus pensamentos, imagino. Eles não me parecem nem um pouco serenos.

Não era uma pergunta, e Charlotte sabia disto. Susan demonstrara que era capaz de lê-la sem a mínima dificuldade desde que haviam se conhecido, e a moça também não via razões para negar. Sendo assim, apenas balançou a cabeça em uma afirmação singela.

Susan então balançou a cabeça, também, demonstrando compreensão, enquanto mordia o lábio inferior.

— Seria mentira lhe dizer que não notei que tais pensamentos a tomaram desde a tarde anterior, minha querida, quando esteve visitando ao Jovem Stringer. Ou talvez, um pouco antes, quando ainda estava à caminho da residência dele. — Susan terminou de dizer, e bebericou seu chá.

Charlotte mantinha-se com o olhar preso ao dela, sabendo que simplesmente já ofertava-lhe todas as respostas.

Entretanto, não gostaria de pegar-se durante mais um dia falando sobre Sidney ou sobre toda aquela gama confusa de sentimentos que a situação com o referido carvalheiro a fazia enfrentar e, desta maneira, resolveu caminhar para um assunto que, de forma bastante similar, também ocupava uma parcela de si, desde a noite anterior.

Provavelmente, Lady Susan teria mais um de seus sinceros conselhos para lhe ofertar.

— Autorizei James Stringer a fazer-me a corte, ontem. — Apertava os olhos, como uma criança que compartilha um segredo e não sabe bem que reação esperar de seu confessor.

Sanditon - Segunda Fase (Fanfic)Onde histórias criam vida. Descubra agora