Tempo de Renascer

101 33 127
                                    

O parto por cesariana é o parto cirúrgico do bebê realizado através de uma incisão feita no abdômen e no útero da mãe.
- Manual MSD

- Paciente com sangramento vaginal excessivo! Precisa ser operada urgentemente! - ouvi um dos médicos dizendo no momento em que eu ia sendo levada para o centro cirúrgico, deitada em uma maca.

Tudo acontecera muito rápido, desde a chegada dos bombeiros ao cemitério, até a minha chegada ao pronto socorro. Nesse momento eu já havia sido avaliada, e recebi os primeiros atendimentos, além da equipe médica ter trocado a minha roupa molhada, por uma camisola verde do hospital.

Lembro-me de ter visto a senhora Margarida chorando com o terço nas mãos, enquanto desaparecia no corredor extenso do Hospital das Clínicas.

Entramos no centro cirúrgico, haviam muitas pessoas naquela sala, a minha mente ficou confusa. Sentia Hugo mexendo constantemente em meu útero, mas não do mesmo jeito como sempre mexia, parecia que ele estava em sofrimento.

Fui transferida da maca de urgências para a marquesa operatória. Uma enfermeira aproximou-se de mim pelo lado esquerdo e começou a colocação de elétrodos para registro de minha frequência cardíaca e respiratória, também colocou um sensor no meu dedo direito para registro da percentagem de oxigénio no sangue e por fim uma braçadeira para registro da tensão arterial.

De repente, alguém segurou firme em minha mão, Thiago usava máscara, touca e vestimentas cirúrgicas, mas reconheci os olhos verdes dele.

- Me perdoa! -sussurrei com pesar intrínseco em minha alma.
- Fique calma! Tudo vai ficar bem!

Uma outra pessoa fez a aproximação pelo lado esquerdo, era um homem muito alto, que dirigiu-se a mim com uma voz extremamente calma:

- Eu sou o Doutor Pedro, seu médico anestesista, preciso que vire de lado! Relaxe e respire, é importante que não se mexa bruscamente, mocinha!

O médico anestesista não podia imaginar, mas ao chamar-me de "mocinha" trouxe paz para minha alma, e de repente, eu não tinha mais medo, estava preparada para a chegada de Hugo.

O anestesista iniciou o procedimento fazendo a desinfecção das minhas costas com um líquido frio. Em seguida introduziu uma agulha fina em minha coluna lombar, injetando a solução anestésica; eu não senti dor, apenas  uma sensação de ardor durante alguns segundos.

Comecei a sentir calor, embora a temperatura da sala fosse muito fria, em seguida comecei a sentir também uma espécie de formigamento e minhas pernas ficaram pesadas.

- O doutor Pedro vai verificar o nível da anestesia, para saber quando estará pronta para começarmos a cirurgia! - disse Thiago - Como você se sente?

- Tonta e enjoada!
- A anestesia deve ter provocado alterações da tensão arterial! - disse Thiago olhando para o médico anestesista, que consentiu com a cabeça e depois verificou minha pressão.

- Pressão arterial superior a 140/90 mmHg! - disse o médico anestesista- Vamos  ter que administrar medicamentos para a estabilizar.

Assisti o doutor Fernando Pessoa, entrando na sala com as mãos erguidas, ele olhou-me nos olhos, mas não disse nada.

Em seguida, uma outra enfermeira introduziu uma sonda vesical de demora na minha bexiga, para drenar a urina. Já não senti esse procedimento, pois a anestesia já estava estabelecida.

- Vamos colocar uma máscara facial de  oxigénio em você, para assegurar que o nosso bebé tenha oxigénio suficiente antes de nascer! - Thiago sussurrou em meu ouvido, e eu apenas concordei com a cabeça.

O TempoOnde histórias criam vida. Descubra agora