Chang se ajeita em seu assento após desligar o aparelho celular. Fico observando suas feições ele é um vietnamita nato, com olhos puxados, cabelos quase raspados, alto e forte. Olho para os demais e vejo quase todos com o mesmo porte físico e estatura. Suspiro e passo as mãos no rosto.
– O que o incomoda tenente? – Chang pergunta. Noto que ele virou seu tronco e me olha com curiosidade. Desencosto a cabeça na lataria da aeronave.
– Conte-me sua história Capitão, já que todos aqui sabem a minha de cor e salteado. – Digo mudando de assunto e vejo-o sorrir ladino.
– Minha história é como a de todos que entram para o exército tenente. Estou aqui pois meu pai foi um soldado, meu avô e meus tios também. Ambos serviram na guerra do Vietnã. Vovô participou do início de tudo logo no final da Segunda Guerra Mundial e meu pai da Guerra do Vietnã. A guerra em si mesmo começou anos antes no período da Guerra Fria. – Ele continua seu relato virando seu tronco e ajeitando-se melhor. – Para muitos a guerra do Vietnã não foi mais do que um desdobramento da guerra da Indochina, que aconteceu logo após o final da Segunda Guerra Mundial que foi entre os anos de um mil novecentos e quarenta e seis a um mil novecentos e cinquenta e quatro mais precisamente. Vovô contava que as tropas vietnamitas, que integravam a grande maioria do exército na Indochina, tinham como principal objetivo o fim do processo colonial francês na região, pois queriam declarar independência de Laos, Camboja e Vietnã. – Olho ao redor e todos estão vidrados na história que o capitão Chang nos relata. – A região da Indochina, que ficou sob o poder francês desde o período colonial no século dezenove, ela foi invadida e ocupada durante a segunda guerra mundial pelo Japão, e com isto crescia no Vietnã os movimentos internos de emancipação. E foi assim que surgiu a Liga Revolucionária para a Independência do Vietnã. Este foi um movimento de caráter comunista. A França não aceitou a independência, dando assim início à Guerra de Indochina. O principal objetivo era garantir a expulsão dos japoneses na região. Para isso, o Vietnã utilizou o apoio dos Estados Unidos e da China. – Ouvimos uma risada anasalada. Capitão Chang para sua narrativa e olha para Can.
– Como sempre os Estados Unidos se metendo onde não deve e por sua intromissão passou o maior vexame da história na Guerra do Vietnã. – Capitão anui.
– Realmente. – Capitão volta a sua narrativa. – Os Estados Unidos passou a apoiar o Vietnã porque agora a preocupação era conter o avanço ideológico chinês na região o comunismo. Como a área de atuação dos Vietnã era no norte do país e com a vitória na guerra, os comunistas vietnamitas apossaram-se desse território, e a parte sul do país continuou a ser dominada pelos franceses. A França por sua vez, devido à falta de conhecimento do terreno no Vietnã e desistiu de tudo. – Ele sorri. – E por ela estar recebendo forte pressão interna para o fim da guerra. Estima-se que mais de dois mil franceses morreram nesta guerra. O cessar-fogo aconteceu oficialmente durante a conferência de Genebra em cinquenta e quatro onde além de marcar o fim do domínio colonial francês, definiu-se a independência e Laos e Camboja. Com isso o país foi subdividido em dois: Vietnã do Norte, comunista, apoiado e financiado pela União Soviética e Vietnã do Sul, capitalista apoiado pelos Estados Unidos da América. – Enquanto ele narra e volta sua atenção para sua mochila pega uma garrafa de água e bebe um pouco. – Na conferência de Genebra, tanto Vietnã do Norte quanto Vietnã do Sul, possuíam características ditatoriais que foram amplamente denunciados por violações dos direitos humanos. Ambos se comprometeram em realizar eleições livres e assim finalizar o processo de reunificação do país asiático. – Ele sorri com pesar e meneia a cabeça. – Só que o Vietnã do Sul se recusou a participar das eleições, afirmando que o Vietnã do norte não teria condições necessárias para realizar um processo eleitoral livre. O governo do Vietnã do norte, passou a realizar ataques ao Vietnã do Sul, por meio de guerrilheiros infiltrados, dando início à guerra civil que massacrou milhares de militares e civis em nosso país. – Ele suspira. – Foi no meio deste conflito que meu avô na época com cinquenta e oito anos coronel do exército, meu pai com trinta e dois e meu tio com trinta eram capitães de infantaria do Vietnã do Norte. Eles estavam de guarda junto a sua tropa que eram um total de dez homens.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Procura.
RomanceO que você faria se a pessoa que um dia você traiu precisasse de sua ajuda, mas ela deixou bem claro há anos que não o queria por perto? Como se redimir depois de tanto tempo e como fazer isso depois de grande sofrimento? Será que mesmo depois de an...