Durante um período da minha vida eu me ressentia todas as manhãs por ter de me levantar da cama. Eu simplesmente adorava o toque do lençol na pele. Era como um abraço. Também me agradava o suave apoio do colchão, relaxando meus músculos. O fechar das cortinas favorecia meu sono e ali, naquela caixa de tijolos, laje e lençóis, de alguma forma eu me sentia protegida. Nada havia sido dito ou ouvido, nenhum atrito de relacionamentos, nenhum problema ou mal entendido. No máximo lembranças do dia de ontem, agora mais distantes depois da noite que passou. Mas o hoje ainda não havia começado, e isso era um misto de expectativas e perigos de tudo quanto poderia acontecer, e eu definitivamente preferia ficar naquele lugar, segura. Apenas eu e meu lado da cama, e eu era capaz de esquecer o mundo, eu era capaz até mesmo de vencê-lo.
Sim, meu lado da cama porque, sendo casada, eu me habituei a não usar a cama toda. Eu tenho o meu lado, algo semelhante à carteira da escola: a gente tem a nossa. Ela é nossa e não queremos ceder nem ao amigo mais querido, não queremos trocar e sequer experimentamos a carteira do coleguinha, mesmo que ele falte à aula uma semana inteira. Assim também, mesmo com o cônjuge em viagem, nós nos deitamos do nosso lado, e o outro fica lá, cheio de um vazio, repleto da presença reverenciada do companheiro em nosso subconsciente.
Eu me dizia, ainda com os olhos fechados, de lá do meu lado da cama: "levante-se, enfrente o dia e eu lhe prometo que em algumas horas você estará de volta e tudo ficará bem de novo". E nesse ânimo, com essa muleta emocional, eu me sustentava durante todo o dia. A cada problema eu me dizia quantas horas faltavam para voltar ao meu lado da cama, de onde, pensava, eu nunca deveria ter saído.
Mas a vida é mais que um correr de horas, é mais que uma sequência de ciclos no relógio. É maior e mais complexa que um dia após o outro, mês após mês, anos a fio. Já diz a famosa frase: "dê-me (uma alavanca e) um ponto de apoio e moverei o mundo". Bem, esse apoio não deveria vir da cama, dinheiro ou qualquer outra coisa que não nos ofecere garantias. Mesmo as pessoas amadas um dia podem não estar lá para que você possa contar as horas e ter para quem voltar.
O único refúgio forte e seguro é Deus. De eternidade a eternidade Ele o é. Passando os céus e a terra a Sua Palavra estará em vigor. Você envelhecerá, os filhos sairão de casa, você desistirá de alguns sonhos e alcançará outros. Talvez você enriqueça. Talvez perca tudo. Talvez recupere em dobro. Ou quem sabe nunca recupere. Sorrindo ou chorando, engordando ou emagrecendo, aqui ou em outra parte do mundo, casado ou solteiro, com ou sem filhos, feio ou bonito, amado ou desprezado, Deus sempre estará lá. Pronto, firme, disponível. Ele é o lugar para estar e, se sair, voltar. É um lado da cama que vai com você para o primeiro dia de trabalho ou te ajuda a superar uma perda terrível. Segue dentro do seu espírito quando vêm as dificuldades e as horas e dias parecem se arrastar lentamente. Dá direito a lençóis de seda finíssima e cortinas de linho e renda. Trata-se da garantia de um colchão perfeito e travesseiros sob medida, em apartamento super luxo com ajuste de temperatura e isolamento acústico, livre dos incômodos exteriores.
Deus é o lugar de reabastecimento, descanso e alegria. É agradável como o seu lazer, é o trabalho que te realiza e a sabedoria que te amadurece como indivíduo. E se tudo cair, se nada mais resistir aos terremotos e ondas gigantes, se tudo que você tem hoje não estiver mais aí amanhã, sua Rocha ainda estará lá, imbatível e infalível como alicerce. Não se pode pôr no homem a confiança, nem naquilo que as traças e a ferrugem consomem, uma vez que toda riqueza, cultura e prazeres humanos são frágeis e passageiros. Quer o Senhor dê, quer Ele tome, seja bendito o Seu santo nome.
A cada amanhecer meu corpo se levanta, mas minha alma continua descansando em Deus. E desse refúgio, dessa paz inexplicável, sai a força da minha vida. Posso estar segura e somente nele depositar minha esperança, meu sentido de vida e minha alavanca. Ele é meu ponto de apoio para mover o mundo. O meu mundo ou todo o resto.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Erradores - pensando nossa condição
PoetryComo alguém ousa propor que sejamos perfeitos? Errar é tão natural quanto respirar. Você até consegue prender o fôlego, mas não por muito tempo e não sem angustiante esforço. As falhas estão marcadas no nosso código genético tanto quanto nossas car...