Eu me lembro que na gestação do meu filho entrei para um grupo de mães e pais de crianças nascidas com o pé torto e tratadas por um método específico. Lá trocávamos experiências, tirávamos dúvidas, consolávamos e fortalecíamos uns aos outros.
Tudo ia muito bem, até que um dia fiz uma pergunta comparando aquele tratamento com o tradicional. As reações me assustaram. Fui repudiada por tocar no assunto. Pensei ser coisa da minha cabeça e, tempos depois, por umas duas vezes mais, tentei entender junto ao grupo questões da abordagem clássica. Novamente fui criticada. Se eu estava tão interessada no outro método por que ainda permanecia ali? - me perguntaram. Tentei explicar que eram simples questionamentos, mas percebi no grupo um comportamento de seita (no pior sentido da palavra), de adoração a uma ideia de tal forma que qualquer visão crítica ou contrária merecia paus e pedras. Não era permitido pensar diferente. Naquele ambiente só eram respeitados, aceitos e amados os que pensavam igual. Considerar possibilidades opostas merecia o exílio.
Eu vi esse padrão em um grupo que acredita cegamente em um determinado tratamento ortopédico. Imagine em outros agrupamentos, cuja união se dá em torno de filosofias políticas, religiosas e sociais.
Quão importante é estudar todos os lados de uma questão, ouvir e respeitar os que discordam de nós, não permitindo que ideias fixas se tornem deuses aos quais devemos adorar para sempre, sem chance de revisitar nossas crenças e amadurecer nossas convicções. Ainda que permaneçamos os mesmos ao longo de toda a nossa vida, firmemente arraigados aos mesmos discursos, que isso não nos impeça de conviver em paz com quem pensa diferente.
"Não se porta com indecência" é diferente de "não se importa com decência", mas hoje vi essa tradução equivocada de I Coríntios 13. Entretanto só pude identificar a falha porque conheço o texto original e correto. Assim é na vida. A consciência de um polo nos fará distinguir do outro. Saber o certo nos ajuda a reconhecer o errado. Como consta nas Escrituras, o povo sofre porque lhe falta conhecimento.
Leia, assista e ouça pessoas que pensam diferente de você. Talvez você mude ou aperfeiçoe suas ideias. Talvez as reforce e você se torne ainda mais convicto. No mínimo, você ganhará mais conhecimento, embasamento e argumentos independente da direção que escolha seguir, lembrando que inteligência, propriedade de fala e respeito são importantes em qualquer situação, lado ou opinião.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Erradores - pensando nossa condição
PoetryComo alguém ousa propor que sejamos perfeitos? Errar é tão natural quanto respirar. Você até consegue prender o fôlego, mas não por muito tempo e não sem angustiante esforço. As falhas estão marcadas no nosso código genético tanto quanto nossas car...