Espelho

1 0 0
                                    

Semanas atrás, ao mudar de quarto, levei o espelho. O casal de funcionários do local me ajudava. O homem disse:


- Onde ponho o espelho?- Aqui - disse eu. Bem aqui.


A moça olha o serviço e percebe a incoerência, apontando para a minha altura:


- Você não quer colocar um pouco mais baixo?


Ocorre que eu fiquei constrangida de minha estatura e pedi, tentando disfarçar, com o máximo de naturalidade possível, para instalar vários centímetros acima do ideal. Meu ideal. A moça riu discretamente; afinal, era um espelho, não somente uma peça de decoração. Era algo para me olhar a cada manhã ao acordar, antes de sair, antes de dormir. Verificar quem eu sou e como estou. O rapaz terminou e ambos saíram. Eu percebi. Cada um tem sua altura de corpo, alma e espírito. Cada qual suas qualidades e defeitos, lutas, desafios, derrotas e vitórias individuais, segredos e saudades. É preciso um espelho sob medida para que se possa enxergar a si mesmo.Os dias se seguiram e me senti ridícula. A cada vez que tentava me olhar tinha de me pôr na ponta dos pés, e mesmo assim via muito pouco. Também me senti frustrada. Não conseguia alcançar meus objetivos. Minhas necessidades ali e eu deixando de supri-las porque estivera preocupada com o que os outros iam pensar, além de medir a mim mesma comparando-me com um outro imaginário. Devemos ajustar nossos espelhos para que possamos comparar o eu de hoje com o de ontem, buscando uma melhora possível. A ideia é examinar a si mesmo, não ao outro e não comparando-se com o outro. É essencial o respeito à nossa individualidade e à nossa imagem interior e exterior, porque Deus nos trata assim e esse espelho continua lá me dizendo isso, me falando de humildade e consciência de mim mesma.Eu vi o meu reflexo no espelho da Palavra, gentilmente posto a minha frente pelo Espírito, e as escamas caíram dos meus olhos. Descobri que todos os homens pecam com mais frequência do que estão dispostos a admitir, e que muitas vezes a única diferença entre aquele que serviu de escândalo e eu é que o pecado dele foi publicado enquanto o meu permanece encoberto.Eu olho para traz e percebo meus erros, me perguntando como alguns batem no peito dizendo que vivem uma vida sem arrependimentos. Eu me alegro em dizer que os tenho, cheia de gratidão por isso. Eles produzem em mim uma tristeza que gera vida. São evidências de crescimento e aquisição de sabedoria.

Erradores - pensando nossa condiçãoOnde histórias criam vida. Descubra agora