DENIZ
Quando retornamos para casa, Kyraz tinha ido na expedição para Antártida e Yalin permanecido em Istambul, porque se comprometeu com um trabalho de residências sustentáveis.
Eu e Zeynep fomos conhecer o meu apartamento e começamos trabalhar no projeto, para poder dar início às obras.
Eu estava com o tempo escasso, a construtora estava bombando e, mesmo com a ajuda de meus pais, de Yildiz e até de Yalin, tinha coisas que só eu poderia fazer, ou resolver. Zeynep estava se familiarizando com a empresa de design e ainda precisava da minha participação na maioria das coisas.
Há alguns anos atrás, eu comprei um imóvel com um galpão enorme, com pé direito duplo, sobreloja, um anexo nos fundos e um terreno vazio na lateral à esquerda, pois tinha vontade de abrir uma empresa de mobiliário e peças de design.
Sempre curti marcenaria, pintura, cerâmica e bricolagem de uma maneira geral, sendo que, quando criança, adorava passar as férias na casa dos meus avós, que me ensinaram um pouco de tudo. Inicialmente, eu tinha o sonho de fazer uma oficina, para as horas de lazer, mas não havia espaço na casa dos meus pais e no meu apartamento, também não seria viável. Quando surgiu a oportunidade de comprar esse lugar, eu pretendia fazer uma espécie de atelier, com alguns equipamentos, ferramentas e materiais, onde eu pudesse criar minhas peças, como um hobby. Porém, as coisas foram evoluindo e eu acabei abrindo uma empresa, com peças minhas e de alguns conhecidos. A ideia era fornecer peças exclusivas, para escritórios de arquitetura, decoração, ou designer de interiores.
Eu organizei o escritório na sobreloja e o atelier no galpão. Alguns amigos utilizavam o espaço, ferramentas e equipamentos, para criarem suas peças, ou simplesmente para armazenamento e comercialização pelo site da minha empresa. Muitas pessoas, queriam ver as peças pessoalmente, especialmente às de mobiliário. Mas, apesar de organizado, o lugar não era adequado.
No entanto, desde a premiação no evento de arquitetura e design, passamos a receber portfólios com peças de outros designers, que eu mal conseguia avaliar. A empresa estava se tornando uma referência, para peças desse tipo.
Além de toda a parte administrativa, tínhamos de organizar a empresa e delimitar nossa área de atuação, já que a expansão parecia inevitável. Além do site, para exposição e vendas pela internet, eu gostaria de abrir um showroom, onde eu pudesse acomodar e expor as peças, para receber os interessados de forma mais profissional.
Zeynep preparou uma proposta, onde organizaríamos o atelier no anexo nos fundos, para maior privacidade e sigilo, o escritório continuaria no primeiro andar, mas com acesso independente. O galpão teria na parte posterior, um espaço para armazenamento e logística, com acesso de veículos, para retirada das peças pelo terreno na lateral, e o showroom na parte da frente. Além das vagas de estacionamento na lateral e na frente. Para tanto, precisaríamos de uma pequena reforma, para acomodar cada um desses setores, com as adequações necessárias e, como se trata de uma empresa de design, precisaríamos fazer algo bem estiloso e personalizado, prevendo possíveis transformações sazonais. Ela achava, que a cada estação, ou de tempos em tempos, deveríamos atualizar o visual do showroom, seguindo tendências, inclusive na parte de jardinagem, com flores da estação.
Z: E então, o que você achou?! Combina com suas idéias? - Perguntou quando terminou de apresentar seu projeto. - Ah! Eu conversei com Hakan e ele fez algumas sugestões sobre a iluminação em geral e para as peças.
D: Eu adorei, talvez tenhamos de fazer pequenos acertos, por conta da estrutura da obra, encanamento, fiação, movimentação e transporte de peças mais pesadas, mas de um modo geral, achei perfeito.
Z: Com o tempo, podemos fazer um esquema semelhante ao da Stelle, contratando novos talentos. - Eu suspirei.
D: E por que não desde o início?! - Questionei. - Podemos contratar estudantes talentosos, ou profissionais em início de carreira, para trabalhar no showroom. Eles podem utilizar nosso atelier, para produção de suas peças...- Ela meneou a cabeça, como se estivesse refletindo.
Z: Então, talvez tenhamos de rever a estrutura do atelier, para acomodar pelo menos duas bancadas. Eu prefiro ter minha própria bancada de trabalho e você? Acho natural dividir ferramentas e equipamentos, mas gosto de ter meu espaço de trabalho, onde eu possa deixar as peças em andamento e retorne, com elas onde eu deixei. - Eu ri.
D: Hummm... Você é uma artista exigente. - Brinquei e ela torceu o nariz. - Mas, eu concordo com você. Podemos rever a disposição do atelier de forma, que nosso espaço seja separado dos demais. Colocamos nossas bancadas à direita, com nosso próprio material, separados por portas de correr, que permitam uma visão do todo, quando abertas, mas dando privacidade e exclusividade, uma vez fechadas. Os equipamentos e ferramentas de uso comum ficam no vão central e as bancadas de uso rotativo a esquerda. O que acha?!
Z: Perfeito! - Ela riu e eu franzi o senho, tendando entender. - Você quer saber o motivo do riso?! - Eu assenti. - Acho que somos chatinhos na mesma proporção... - Eu a abracei.
D: Sabe, já que estamos construindo um espaço de trabalho, eu considero fundamental, que seja de acordo com nossas necessidades e desejos, porque será o lugar, onde passaremos a maior parte do dia, especialmente você! Fizemos por merecer. É nosso! - Ela selou os meus lábios.
Z: Você sempre me acostumando mal. Infelizmente, não poderei passar a maior parte do dia no atelier, porque terei de cuidar da parte administrativa, participar da escolha das peças e organizar o showroom. Mas certamente, será o local onde eu irei para relaxar, ou desestressar. Na Itália aprendi, o quão importante é termos um horário só para nós!
D: Promete deixar um horário, só para mim, ou para nós dois?! - Ela sorriu.
Z: Já está registrado. - Eu a abracei e beijei, inicialmente um beijo calmo, que esquentou, acendendo todos os sensores... Até escutarmos um pigarrear.
Y: Atrapalho?! - Era Yalin. Eu o havia convidado, para dar sugestões no projeto. - Desculpem, eu acabei atrasando no trabalho.
Após os cumprimentos, Zeynep apresentou o projeto brevemente e ele adorou.
Y: Vocês pensaram em reservar um espaço para fotografar as peças? Eu acho interessante, tendo em vista que vocês têm um site. A iluminação, o plano de fundo pode valorizá-las, ou não. - Nós concordamos com ele, que nos ajudou a reservar tal espaço no projeto, prometendo planejar e organizar, tudo o que fosse necessário.
Z: Vamos te contratar para fotografar as peças e organizar nosso portfólio. - Intimou.
Y: Claro! Basta planejarmos, quando eu estiver em Istambul. - Falou despretensiosamente. - Sabe outra coisa que vocês podem fazer? Organizar exposições de determinados artistas, ou nas mudanças sazonais.
Z: Excelente idéia. Como vou ter de manter uma certa maleabilidade no showroom, para as mudanças sazonais, posso organizar uma agenda de exposições, como se fosse uma galeria!A reforma do espaço da empresa começou em agosto e, a do nosso apartamento pouco depois, em meados do mesmo mês.
Zeynep cuidava da maioria das coisas, depois de decidirmos os detalhes juntos. Yalin, mamãe, Yildiz e Hakan ajudaram muito nas obras da empresa. Mas, nas obras do apartamento, como apenas eu e ela sabíamos, porque pretendíamos fazer surpresa, tivemos de tocar sozinhos.
Quando começamos a discutir os custos, Zeynep recuou.
Z: Deniz, isso vai sair muito caro. Vamos fazer a reforma da empresa e depois, quando pudermos, fazemos a do apartamento. - Eu sorri.
D: Não se preocupe com isso. Os custos são muito menores, por atuarmos no ramo. A mão de obra, por exemplo, será realizada por funcionários da construtora. Inclusive, porque meus pais jamais permitiriam, que terceiros trabalhassem em obras da família. Em relação ao material, nós compramos tudo por atacado, assim como temos descontos nos custos de marcenaria, vidraçaria, gesso e etc. O projeto é nosso. - Ela sorriu, parecendo mais calma.Na empresa, começamos pela reforma do atelier e do escritório, enquanto Zeynep analisava os portfólios, que chegavam.
Assim que as obras do escritório ficaram prontas, Yalin organizou uma sala, no mesmo andar, para fazer as fotos das peças, para o site e para o portfólio. Zeynep cuidou de toda a decoração de forma funcional, prática e ergonômica, tudo clean e de excelente bom gosto.
Na medida que as obras avançavam e o lugar tomava forma, crescia o entusiasmo e o brilho nos olhos dela.
D: Está ficando do jeito que você idealizou?! - Perguntei na metade do planejamento da obra, com o escritório e o atelier prontos.
Z: Nem nos meus melhores sonhos, eu poderia imaginar algo assim. Sua equipe é muito eficiente e competente. - Elogiou.
D: Alguns estão conosco há muitos anos e estão treinados, para os processos e padrões da construtora, inclusive por conta das diretrizes internacionais de qualidade. - Ela sorriu. - E o apartamento? Você está gostando?!
Z: Muito! É diferente fazer um projeto e executa-lo para um cliente, e para nós... Aliás, eu preciso que você deixe de ir lá, nas próximas duas semanas, para uma surpresa... - Eu sorri.
D: O que a senhorita está tramando, hein?! - Questionei.
Z: Surpresa, é surpresa! Não vale ver as notas e nem fornecedores... Entendido?! - Eu concordei. - Vou mandar a conta, sem as notas. Te entrego no final... - Informou em tom autoritário.
D: Vou respeitar sua decisão. Mas, estou me sentindo na obrigação de fazer uma surpresa também.
Z: Não precisa, será um presente de grego, que ambos poderemos usufruir. - Eu assenti.
Em meados de setembro, o site estava praticamente todo reformulado, com as peças fotografadas por Yalin e o portfólio em andamento.
Yalin foi receber um prêmio em Nova York pelo documentário em Galápagos, feito para uma revista sobre ecologia, que conta também com canal na TV. Kyraz recebeu prêmio pelo texto e ele pela parte visual.As obras do nosso apartamento terminaram e Zeynep, finalmente me deixou entrar. Tudo foi automatizado, uma verdadeira casa inteligente... Mas, a maior surpresa foi o estúdio / escritório, com tratamento acústico, onde nós dois poderíamos trabalhar, sem nos preocuparmos com os vizinhos.
A empresa estava em fase de organização do showroom, e assim que terminasse, agendaríamos a inauguração.Quando Kyraz retornou com Yalin, após receberem prêmio no MET em Nova York, já estavam casados e grávidos, para a surpresa de todos. Eles fizeram um open house do apartamento deles e, nós fizemos um do nosso a seguir, surpreendendo a todos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Quando o amor acontece - a história de Deniz & Zeynep - Caminhos Cruzados
RomanceEssa é uma história adjacente ao livro Caminhos Cruzados. Deniz é o filho caçula de uma família abastada, proprietários de uma das maiores construtoras da Turquia. Ele é arquiteto e designer, trabalha na empresa com os pais e tem sua própria empresa...