DENIZ
Fiquei felicíssimo, quando soube que Zeynep estava grávida novamente. Inicialmente, ela ficou bastante chateada, mas logo curtiu a idéia. Eu queria, que ela entendesse de uma vez por todas, que estamos juntos, para o que der e vier!
Nossos filhos estavam com 4 anos, Yasemin e Can, filhos do meu irmão e Kyraz, estão com quase 6 e 2 anos, respectivamente. As idades de todos eles são próximas e, no decorrer dos anos não fará diferença. O que significa que a família ficará bastante movimentada, com essa turminha, sem contar os filhos dos nossos cunhados, Hakan e Yildiz e dos nossos amigos, especialmente Yagiz e Esra, que vivem conosco.Fizemos o pré-natal direitinho e eu a acompanhava em todas as consultas, como um bom pai coruja, que eu sou. Mas por volta do quinto, para o sexto mês, ela se queixava de se cansar com facilidade, vivia indisposta com dores de cabeça e dormia muito. Eu achava diferente da primeira gestação, porque foi exatamente na mesma época, que eu fiquei sabendo e passei a acompanhá-la de perto.
Na época, mesmo grávida de gêmeos, ela parecia muito mais disposta do que agora!
...
Z: Acho que estou ficando velha! Não me lembro de ficar assim cansada na primeira gestação! - Comentou.
D: Imagina! Velha com 31 anos?! Tem mulheres que engravidam com mais de 40! - Respondi. - Acho que devemos conversar com o médico, para ouvir a opinião dele! O que acha?! - Propus.
Z: Sim! Eu ando muito indisposta, canso rápido, durmo muito e tenho dores de cabeça recorrentes, associadas à enjoos. Mas... - Concluiu. - Kyraz teve de ficar em repouso e eu não me recordo dela dormir tanto.
...Resolvemos adiantar a consulta com o médico, que pareceu preocupado com o nosso relato, solicitando alguns exames complementares.
Os resultados mostraram, que ela estava com uma anemia séria e com a pressão arterial mais alta, do que o esperado.
Diante disso, o médico recomendou uma dieta balanceada, com pouco sal e repouso.
...
Dr Kemal: Você precisa se alimentar corretamente, vou reforçar sua dieta e refaremos os exames, para a próxima consulta. Você não pode se estressar e ficará de repouso. - Ela arregalou os olhos.
Z: Como, se eu tenho os gêmeos? - Eu segurei a sua mão, com o médico fixando meus olhos, sinalizando que conversaríamos depois.
D: Calma! Daremos um jeito. E eu estou aqui... - Falei olhando, para ela.
Ela suspirou, me olhando condescendente.
...Mais tarde, conversei longamente com o médico. Ele me explicou sobre o estado de Zeynep, que ela estava com hipertensão arterial, detalhando os riscos dela ter pré-eclâmpsia, ou eclâmpsia, o que me deixou bastante apreensivo.
...
D: Eu não entendo essa anemia e nem essa hipertensão! Ela é jovem, se alimenta corretamente, é magra, faz atividade física... Sem falar que teve uma gravidez ótima dos gêmeos. - Questionei.
Dr Kemal: Cada gravidez é única! O corpo se comporta de maneiras diferentes. A gravidez pressupõe o crescimento de um ser geneticamente diferente dentro do útero da mulher, uma vez que herdou metade dos genes do pai. Ela não rejeita esse corpo estranho porque desenvolve mecanismos imunológicos para proteger o feto. Em alguns casos, porém, ele libera proteínas na circulação materna que provocam uma resposta imunológica da gestante. Essa resposta agride as paredes dos vasos sanguíneos, causando vasoconstrição e aumento da pressão arterial**. - Acrescentou. - Procure mantê-la calma e relaxada. - Ele fez várias recomendações e eu sai de lá bastante apreensivo.
...Os últimos meses de gestação foram bastante difíceis, por conta das oscilações da pressão arterial, apesar de fazermos tudo certo, como o médico orientou e de tentarmos reduzir ao máximo seu estresse.
Além disso ela estava retendo líquido, permanecendo a maior parte do tempo inchada, o que causava muita sensibilidade nas pernas.
Kyraz, mamãe e Aysell nos ajudavam muito, mas os gêmeos estavam mais grudados em Zeynep, do que o normal, e só queriam ficar com a mãe, o que a deixava bastante emotiva, por não poder cuidar dos nossos filhos, como ela gostaria. Tivemos de ir às pressas para o pronto socorro algumas vezes, inclusive, porque ela corria o risco de um parto prematuro.
Aysell ficou o tempo todo conosco, nos últimos 60 dias de gestação, mesmo tendo a babá e a faxineira. Ela administrava os horários das crianças, refeições, medicamentos, controlava a alimentação de Zeynep, dentre outras coisas. Ela é uma mulher madura, experiente e cuidava de Zeynep como se fosse sua filha.
Kyraz e Esra vinham sempre ficar com Zeynep, para distraí-la, pois ela estava bastante agitada e ansiosa.Frente a toda essa situação e os desdobramentos, nem sempre positivos de seu estado de saúde, ela começou a se preparar e a me preparar para o pior dos cenários...
...
Z: Deniz me promete, que se eu não sobreviver, você não vai colocar qualquer mulher na sua vida e na dos nossos filhos? Você vai se certificar, se ela vai cuidar deles e tratá-los bem?! - Ultimamente, ela me pedia essas coisas e eu ficava com um aperto no coração.
D: Meu amor, não fala essas besteiras. Vai dar tudo certo! Você vai criá-los, não vai me abandonar assim... Pensa que será fácil, se ver livre de mim?! - Tentava tranquiliza-la.
Z: Por favor, me promete! - Insistia até eu prometer e eu o fazia, para evitar estressa-la, ainda mais.
D: Eu não gosto dessas suas conversas... Mas, é claro que eles são minha prioridade. Para te dizer a verdade, eu nem vou querer outra mulher em minha vida... - Confessei.
Z: Você é jovem, lindo e maravilhoso demais, para ficar sozinho... - Dizia. -... é natural.
D: Mas você é o amor da minha vida. Nada faz sentido sem você! Eu te amo demais. Quando você vai compreender isso?! Eu não quero nem pensar sobre isso... Lüften***! - Ela suspirava.
...O dia do parto começou semelhante à primeira gestação, porém com mais de 20 dias de antecedência. Ela acordou no meio da noite e a bolsa tinha rompido. Deixamos às crianças com Aysell, avisamos meu irmão e o Dr. Kemal e fomos para o hospital.
Eu tinha ciência, que se tratava de uma gravidez de altíssimo risco e fiquei apavorado, pois ela chegou no hospital desacordada e, quando a colocaram na maca, sumindo porta adentro no centro cirúrgico, meu coração ficou muito apertado.Fiz os procedimentos de internação e enviei mensagem para Yalin, contando toda a situação. Eu sabia que a pressão dela deveria estar muito alta, para ela desmaiar...
Yalin chegou com Kyraz e ficaram conversando comigo, mas eu nem conseguia escuta-los. As lágrimas fluíam pelo meu rosto e eu já não tentava contê-las. Foi um dos piores momentos da minha vida. Eu sequer podia imaginar, como seria se algo acontecesse com ela. Eu estava tão abalado, que não conseguia ouvir o que diziam ao meu redor, apenas olhava fixamente, para a porta do centro cirúrgico, pois dessa vez o médico não permitiu, que eu acompanhasse o parto. Talvez temendo o pior...Depois de algumas horas, que eu nem sei precisar quantas, o médico saiu, finalmente, com uma expressão bastante séria.
...
Dr Kemal: O bebê e a mãe estão na UTI, sendo monitorados. - Informou.
D: Mas, como eles estão? - Indaguei.
Dr Kemal: Teremos de aguardar as próximas horas. - Respirou fundo. - O bebê estava em sofrimento fetal, nasceu cianótico*, com peso abaixo do esperado, mesmo para um prematuro e terá de ficar na incubadora, para ganhar peso. Faremos alguns exames nas próximas horas, para avaliar o quadro como um todo.
D: E a minha esposa? - Perguntei aflito. - Ele suspirou.
Dr Kemal: Ela teve uma parada cardíaca, mas conseguimos reanima-la, por isso, quase perdemos o bebê... A pressão dela subiu muito...
D: Mas, como ela está? - Questionei alterado.
Dr Kemal: Ela está em coma. As próximas 48 horas serão fundamentais... Infelizmente, só nos resta aguardar. Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance. - Aquilo me quebrou. Fiquei tonto e me segurei na parede, para não cair. Yalin estava ao meu lado e me amparou. O silêncio a seguir, foi desesperador... Ninguém tinha nada a dizer.
Hakan chorava copiosamente e assim que o médico terminou, voltando para o Centro Cirúrgico, ele me abraçou.
Todos estávamos arrasados e não sabíamos, como falaríamos para os pais dela, já que o pai era cardíaco.Mesmo quebrado, no fundo da minha alma, eu tinha muita esperança de que ela sairia dessa. Não era possível, que tudo acabaria dessa forma... Eu não conseguia acreditar!
Não havia nada a fazer, além de esperar! Só rezar e esperar...####
NOTA DA AUTORA:
*Eclâmpsia é uma doença caracterizada pela liberação, por parte do feto, de proteínas na circulação materna que provocam uma resposta imunológica da gestante, agredindo as paredes dos vasos sanguíneos e causando vasoconstrição, seguida de hipertensão arterial.
Fonte: Portal Drauzio Varella** trecho do artigo de Luiz Fujita Jr, jornalista, editor do Portal Drauzio Varella
Cianótico: coloração azulada da pele decorrente de oxigenação insuficiente do sangue.
***Lüften: por favor em turco.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Quando o amor acontece - a história de Deniz & Zeynep - Caminhos Cruzados
RomanceEssa é uma história adjacente ao livro Caminhos Cruzados. Deniz é o filho caçula de uma família abastada, proprietários de uma das maiores construtoras da Turquia. Ele é arquiteto e designer, trabalha na empresa com os pais e tem sua própria empresa...