27

50 18 0
                                    

27
Lan Zhan
Eu liguei antes para dizer a ela que estava vindo. Tinha sido um tempo desde que eu tinha vindo em “casa”, e eu queria ter certeza de que ela estaria aqui. Eu não sabia de sua agenda ou mesmo sua rotina. Minha mãe e eu não tínhamos contato.
Ela não me perguntou por que eu estava vindo ou se estava tudo bem. Ela só me disse que estaria aqui, e eu disse que tudo bem.
Quando entrei na minha casa de infância, houve uma escolha imediata entre ir para cima ou para baixo.
No andar de baixo a porta dava para a garagem, lavanderia, e uma sala de família.
No andar de cima, que é onde fomos, tinha três quartos, cozinha, sala de estar, e um banheiro. A sala estava aberta para as escadas, com um corrimão de madeira tradicional que separava os espaços.
“Mãe?” Gritei quando vi que ela não estava sentada na sala de estar.
“Aqui”, disse ela do outro lado da parede onde era a cozinha. Virou e olhou para mim, e eu sorri. Ela parecia mais nervosa do que eu. Claro, ela provavelmente estava com medo de que fosse outra situação como a que discutimos na Carolina do Norte.
No topo da escada, olhei diretamente para a comida na cozinha. Na nossa frente, estava uma mesa de jantar de madeira e um conjunto de controles deslizantes que levavam para um pequeno deck de madeira. Para a direita era o espaço da cozinha, com um layout em forma de U para os aparelhos, armários e bancadas.
Esta casa não tinha mudado desde que eu era criança. Quando ela tinha as paredes repintadas, era sempre da mesma cor creme. O tapete na casa era um tom neutro, e todo o acabamento, era o padrão para uma casa mais velha de classe média.
“O seu quarto era lá em baixo?”, Perguntou Wuxian, apontando para o corredor onde estavam os quartos.
“Ficava na primeira porta à esquerda.”
“Ficava?”, Perguntou.
“Ela fez uma sala de costura quando me mudei.”
Eu sabia pelo olhar no rosto de Wuxian, que isso lhe desagradou. Eu ia dizer a ele que isso não importava, porque esta não era mais a minha casa, mas eu não tive a chance.
“Oh, você trouxe um convidado,” Mamãe disse, e nós dois olhamos para cima.
Minha mãe era uma mulher pequena, ela era magra e tinha olhos castanhos como eu. Seu cabelo era castanho com reflexos , ela provavelmente havia ido no salão, mas eu realmente não tinha ideia. Ela nunca se preocupou muito com maquiagem, mas ela realmente não precisava. Ela tinha a pele lisa e ainda era muito jovem, porque ela me teve antes mesmo de completar vinte anos.
“Mãe, este é o Wuxian. Eu já o mencionei antes”, eu disse. “Wuxian, esta é a minha mãe, Lan Mey.”
“É um prazer conhecê-la, Sra. Lan”, disse Wuxian, estendendo a mão.
Ela estendeu a dela, mas disse: “Na verdade é Joo”
“Lan era o sobrenome do meu pai”, eu expliquei.
“Desculpe por isso”, disse Wuxian.
Minha mãe sorriu educadamente. “Você não sabia.”
Wuxian me deu um olhar que dizia: Por que eu não sabia?
Porque não era importante. Porque eu pensei que era estranho que minha mãe me desse o nome de um homem que nem sequer me queria, em vez do seu próprio.
Talvez ela não quisesse você, também.
“Posso pegar uma bebida meninos? Chá gelado?”, perguntou ela. “Eu só estava cortando algumas maçãs para uma torta que vou fazer amanhã.”
“O que você faz?”, Perguntou Wuxian.
“Eu trabalho em uma cooperativa de crédito local durante a semana, e, nos fins de semana, eu trabalho em uma padaria local.”
“Ah, então é daqui que Lan Zhan recebeu o seu talento para finanças. Deve ser de família.”
Foi um pouco doloroso, assistir Wuxian ser tão duro com ela. Isso não importava; Ela seria indiferente.
“Ah, sim, esse é o seu talento.” Ela olhou para mim.
Eu não olhei para Wuxian. Eu não podia.
“Então, como você está, mãe?”
“Oh, você me conhece, sempre ocupada”, ela respondeu, e eu puxei uma cadeira e me sentei à mesa. Wuxian seguiu a minha liderança e sentou-se ao meu lado.
“A escola está quase terminando o semestre, e eu irei me formar. Estive pensando sobre que tipo de trabalho, eu poderia procurar,” eu disse.
“Tenho certeza que você vai encontrar algo grande. Você sempre foi um trabalhador e um menino inteligente.”
Conversamos um pouco por mais alguns minutos, enquanto ela continuava descascando e cortando as maçãs. Quando a conversa começou a minguar, eu limpei minha garganta.
“Então, eu vim porque queria falar com você sobre algo.”
“Oh?” Ela perguntou, sem olhar para cima.
Eu balancei a cabeça. “Trata-se de uma revista que está me entrevistando.”
“Bem, isso é emocionante.” Ela olhou para cima. “É para a escola?”
“É uma revista de corridas. Wuxian é um piloto de corrida.”
Ela olhou para ele. “Sério? Bem, isso soa excitante.”
Wuxian sorriu. “Tem seus momentos.”
“Você dirige um Mustang como Lan Zhan?”, Perguntou ela.
Ele assentiu. “É um modelo antigo.”
“Mamãe e a minha avó me ajudaram a pagar o meu carro,” eu disse a ele. “Eu guardei o meu dinheiro pela metade da minha vida, porque eu queria um carro quando eu fizesse dezesseis anos.” Eu sorri com a lembrança.
“Bem, nós tínhamos que comprar algo que você pudesse andar ao redor. Com meus dois empregos era difícil estar em todos os lugares ao mesmo tempo.” Mamãe concordou.
“De qualquer forma,” eu disse enquanto evitava o olhar de Wuxian. “Eu vou falar sobre algumas coisas com a revista, que eu queria dizer-lhe primeiro. Você sabe, no caso de você ler o artigo.”
Ela riu levemente. “Você sabe, que eu quase não tenho tempo para ler.”
Wuxian sentou-se; seus pés bateram no chão. Debaixo da mesa, eu coloquei a mão em sua perna, dizendo-lhe que estava OK.
“Bem, você pode ouvir as pessoas falarem”, eu disse.
“Sobre o quê?”, Ela perguntou ainda cortando as maçãs.
“Sobre o fato de que Wuxian e eu estamos em um relacionamento.”
Ela não disse nada. Nada mesmo. Ela apenas ficou lá e continuou cortando. Eu sabia que ela tinha ouvido, porém, devido à forma como ela endureceu o aperto que ela tinha sobre a faca.
Finalmente, ela se virou, seu olhar saltando entre Wuxian e eu. “Você e ele?”
Eu balancei a cabeça.
“Você é gay?”
“Sim mãe. Eu sou gay.”
Ela virou as costas e manteve o corte. Olhei para Wuxian. Ele me deu um olhar cauteloso, e eu encolhi os ombros.
Eu realmente pensei que ela diria mais do que nada.
“Mãe?”, Perguntei depois de mais alguns minutos de silêncio tenso.
O golpe brusco da faca indo para o ponto de corte, foi o primeiro indício de algo mais do que nada.
“Você é um filho ingrato”, ela entoou e agarrou a borda do balcão. A tensão irradiava dos seus ombros.
“O quê?”, Perguntei.
Ela girou. “Depois de todos os sacrifícios que fiz por você. Os anos em que trabalhei, dia após dia, para ter a certeza de que tinha uma casa, roupas e alimentos. É assim que me paga?”
“Eu ser gay não tem nada a ver com você, mãe”, eu disse, um pouco surpreso agora.
“Tem tudo a ver comigo!” Ela gritou e empurrou para fora do balcão. “O que eu não entendo, é por que você iria querer me machucar desse jeito.”
“Eu não estou tentando machucá-la”, argumentei.
“O que as pessoas vão pensar?”, Ela falou preocupada. “O que eles vão dizer sobre mim? Eles vão pensar que algo está errado comigo porque eu criei meu filho para ser gay.”
Ela olhou para cima, a raiva em seus olhos. “Você é ingrato e egoísta.”
Eu recuei. Eu poderia ter esperado mais do que nada quando disse a ela, mas eu não esperava isso.
“Você acha que eu estou sendo egoísta”, eu repeti.
Eu realmente não sabia o que pensar. Ela estava fazendo isso tudo sobre ela. Ela nunca sequer pareceu se perguntar o que era para mim vir aqui e contar a ela. Para tentar chegar a um acordo, com o fato de eu ser gay.
“Eu sei que você é!”, Gritou ela. “Você só está pensando em si mesmo. Eu criei você, mesmo depois que seu pai me deixou! Ele não queria você!”, Ela gritou. “Talvez seja por isso!”
Isso perfurou. Ela perfurou a parte mais macia do meu coração.
Wuxian se levantou abruptamente, a cadeira de madeira caindo no chão. “Eu sugiro que você pense sobre o que você diz daqui em diante, antes de deixá-lo voar para fora de sua boca”, disse ele, calmo, quase mortal.
“Não fale assim comigo na minha casa. Isso não é da sua conta. Este é um assunto de família.”
“Ele é a minha família”, disse eu, de pé. “Ele tem sido mais de uma família para mim, do que você jamais foi.”
“Como você se atreve?” Ela suspirou e colocou a mão no pescoço. “É por isso que você está tentando me humilhar? Porque você acha que eu não fui uma boa mãe?”
Wuxian riu amargamente. “Você acha que foi uma boa mãe?”
“Você não sabe nada sobre a nossa vida.” Ela lhe deu um olhar de desdém.
“Eu não acho que você é uma mãe ruim”, eu disse, cansado. “Sinto muito por isso.”
“Então pare com isso”, disse ela, ignorando Wuxian. “Você pode parar isso antes que seja tarde demais.”
Parar de ser gay?
Eu queria rir. Ela agiu como se fosse algo que eu quisesse. Algo que eu tentei ser. Eu não podia mais deixar de ser gay, do que o sol poderia parar de subir.
Eu não podia mais parar de amar Wuxian, do que o oceano poderia parar de se mover.
“Eu não posso. É quem eu sou.”
“Vou ligar para sua avó!”, Ela ameaçou. “Eu vou ligar e dizer a ela o que você está fazendo. Ela vai renegá-lo. Ela nunca vai falar com você de novo!”
“Ela não iria”, argumentei, um sentimento doentio e pegajoso veio sobre mim. A vovó não me renegaria. Ela me amava. Ela sempre me amou.
Antes que ela soubesse a verdade sobre você.
“Não dê ouvidos a ela, Lan Zhan” Wuxian disse suavemente ao lado da minha orelha. Ele sabia que eu estava em espiral por dentro, ele sabia que eu estava começando a cair.
“Todos esses anos”, disse ela, quase como se ela de repente estivesse desiludida e tentando resolver isso em sua própria mente. “Todos esses anos, eu fiz o que era esperado de mim, e para quê?”
“Mãe,” eu disse, e ela se adiantou.
Ela deu um passo para trás. “Saia.”
Eu parei e olhei. “Você quer que eu saia?”
Ela assentiu com a cabeça. “Eu fiz o meu trabalho. Criei você para a vida adulta. Não há nenhuma razão para que tenhamos que nos ver novamente.”
Uau.
Eu sempre soube que minha mãe era... Distante. Mas eu nunca pensei que ela era má.
Até hoje.
Olhei ao redor da casa que eu cresci, a casa que eu passei muito tempo sozinho. Olhei para a minha mãe, que possivelmente nunca me amou, e escondi todos esses sentimentos ao lado de todos os outros que costumavam doer.
Caminhei até a porta da frente e não olhei para trás.
Minha mão estava enrolada em torno do punho, quando ouvi a voz de Wuxian pela casa.
“Eu sinto pena de você”, disse ele. “Sinto muito que por todos esses anos, você teve alguém tão incrível como Lan Zhan aqui e você nem sabia disso. Você estava certa quando disse que eu não sei nada sobre sua vida. Eu não tenho ideia do que poderia torná-la tão fria e insensível a uma criança que não fez nada, mas queria que você estivesse lá. Ele não é um egoísta. Você é. E o que eu sei, é que um dia você vai se arrepender disso, mas até lá, vai ser tarde demais.”
Meus olhos estavam enevoados quando o vi nas escadas, e senti a sua mão na parte inferior das minhas costas. Assisti através de uma visão um pouco embaçada, quando seus dedos se fecharam sobre os meus, e virou a maçaneta para abrir a porta.
Na varanda, o som da porta se fechando soou com uma finalidade que eu nunca pensei que ouviria. Eu só precisava de um minuto. Um minuto para processar o que aconteceu lá.
“Olhe para mim.” A voz de Wuxian me chamou para fora da minha própria cabeça.
Meus olhos voltaram para ele e para o azul de suas íris. Ele agarrou o meu rosto entre as mãos e sacudiu-me gentilmente. “Você é melhor do que este lugar. Muito melhor.”
“Obrigado”, eu sussurrei. “Pelo que você disse lá dentro.”
Ainda segurando o meu rosto, seus lábios pressionaram contra os meus. Ele me beijou duro e rápido antes de me afastar completamente e pegar as minhas mãos.
“Nós vamos embora”, anunciou. “Eu odeio dizer isso, Lan, mas sua mãe é uma cadela.”
Eu ri. Com uma risada real, que fez tudo ao nosso redor, voltar a ter cor. Mas apenas porque a vida voltou a ter cor, não significa que era bonita.
Mesmo as mais belas cores, por vezes, poderiam parecer sujas.
“Ela provavelmente está no telefone com a vovó agora.” Eu acho que de tudo o que a minha mãe disse: foi a sua ameaça de arruinar o meu relacionamento com a minha avó, que mais doeu.
Não só ela não me queria na sua vida, mas na vida da minha avó também.
Ela não se importava se eu estava sozinho.
Ela nunca se importou.
Ela nunca faria isso.
“O que você quer fazer?”, Perguntou Wuxian, olhando pelo para-brisa, o motor em marcha lenta. Eu apreciei que ele não me dissesse o que ele pensava o que eu deveria fazer. Eu sabia que ele estava chateado com o que aconteceu, por tudo o que ele aprendeu sobre a maneira que eu cresci.
Eu sabia que ele queria ir para casa para que eu nunca mais lembrasse isso novamente.
Eu sabia, porque isso é o que queria para ele quando saímos da casa de seus pais.
Ele sabia, apenas como eu, que, mesmo que fizéssemos isso, não apagaria o nosso passado ou o que aconteceu aqui hoje.
É por isso que ele estava me perguntando, onde eu queria ir a partir daqui.
“Eu quero ir para a minha avó”, eu disse, decisivo. “Se minha mãe colocou-a contra mim, eu quero saber.”
Era como um Curativo preso a uma perna peluda. Eu queria arrancá-lo rápido e ter a picada de dor logo, tudo de uma só vez.

(...)

#REVoluçãoOnde histórias criam vida. Descubra agora