---
Rocket dormia em sua cela quando sente algo atingir seu rosto e acorda assustado. Ele olha ao redor e, então, para cima, vendo a porta da "passagem" aberta. Olha ao redor mais uma vez antes de escalar e andar pela passagem até o final, que dava na "caverna".
Ao sair da caverna, ele é atingido por um objeto de metal na cabeça e cai, rolando até o chão da sala. César, que havia batido em sua cabeça com o objeto de metal, descia as pedras, olhando Rocket ainda caído no chão.
Rocket o observava, ainda no chão. César levanta o objeto de metal que havia usado para bater em Rocket, que se encolhe de medo, e o joga no chão. Rocket se levanta e olha ao redor, vendo Buck atrás de si.
Buck aponta para César com a cabeça, fazendo Rocket olhar para o chimpanzé de olhos verdes e, em seguida, para os lados, vendo vários macacos os observando de suas celas. Rocket então olha para César, que o encarava, e abaixa a cabeça enquanto estica a mão, como se pedisse permissão. César o olha sério e passa seus dedos sobre a palma da mão de Rocket, como Will fazia com ele.
---
Will estava sentado na cama de Charles, que estava deitado de olhos fechados enquanto dormia. O mais novo tinha uma expressão triste no rosto. A única luz que havia no local era a da lua que entrava pela janela.
Ele pega um "frasco" com o vírus dentro e tenta conectar um cateter venoso nele. Mas para ao sentir a mão de Charles em seu braço. Ele olha para Charles, que agora tinha os olhos abertos, o observando. O mais velho nega com a cabeça. Will deixa o frasco com o vírus e o cateter venoso de lado na cama e segura a mão de seu pai, que ainda segurava seu braço. Will observa enquanto lágrimas escorrem do rosto de Charles, antes de o mais velho se ajeitar na cama e fechar os olhos novamente.
---
Na manhã seguinte, Will acorda ainda segurando a mão de seu pai. Ele olha para o homem, agora já falecido na cama, e deixa uma lágrima escorrer de seus olhos.
---
Caroline e Luna estavam sentadas na cama de Charles, que já não estava mais lá. Will empacotava as coisas de seu pai. O homem usava um terno preto, e as duas mulheres usavam vestidos pretos.
- Júlio César - Will lê o título do livro que havia pego de cima do criado-mudo da cama de seu pai. Ele dá um suspiro cansado e folheia o livro enquanto Caroline o observava.
No meio do livro, Will acha uma fotografia dele abraçando César e Luna quando eram pequenos. Ele olha para Luna, que sorri pequeno para ele.
Will então coloca a fotografia em cima do piano, que estava fechado. Ele iria voltar a empacotar as coisas de seu pai quando sente a mão de Caroline em seu braço.
Ele olha para a mulher, que lhe oferece um pequeno sorriso antes de falar:
- Ei. Certas coisas não devem ser modificadas - fala a mulher com a voz carinhosa. - Tem que aceitar isso - continua Caroline, e Will concorda com a cabeça.
- Você fez o que ninguém poderia por ele - Luna começa a falar, fazendo Will olhá-la. - Ele sabia disso. Eu sei disso, e o César também. - continua Luna, se colocando de pé à frente de Will.
- Eu agradeço muito por você adotar a mim e ao César, e por você e o Charles nos aceitarem na família de vocês. Charles foi um verdadeiro avô para mim! - diz Luna, sorrindo triste ao lembrar do homem.
- Obrigado... pai - Luna termina de falar e abraça Will, que a abraça surpreso, enquanto olhava para Caroline, que sorria para ele.
---
Melaine Martins - Death "Do outro lado, não estou longe..."
VOCÊ ESTÁ LENDO
PLANETA DOS MACACOS: A ORIGEM
Science FictionCésar é um chimpanzé criado em um laboratório de pesquisa genética, onde conhece Luna, uma humana com a extraordinária habilidade de se transformar em chimpanzé. Ambos são produtos de experimentos científicos conduzidos pelo brilhante cientista Will...