Capítulo 4

267 49 11
                                    

Não sei onde estava com a cabeça quando concordei com minha tia de entrar aqui. Além de me sentir desconfortável, de alguma forma o cara lá na frente sabia que eu não estava nem ai para o que ele dissesse. Estar aqui me trazia uma sensação ruim e ao mesmo tempo indiferente. Só mais alguns minutos. Logo você vai poder ir embora e nunca mais voltar pra esse lugar, dizia a mim mesma. Tentei imaginar qualquer outra coisa, mas nada vinha na mente. Devia ter trago uma caneta e um papel para passar o tempo ou me distrair enquanto ele dizia palavras pra fazer essas pessoas acreditarem ou se apegarem a uma esperança que nunca iria chegar. Isso pra mim chegava a ser cruel. Porém gostei de sua ousadia em dizer que não precisa do dinheiro do povo. Boa estratégia!

Entre todos meus arrependimentos o pior foi ter aceitado ficar sentada aqui na frente. Ficar a poucos metros da frente da igreja e do pastor. Não facilitava nem uma verificada no meu celular. Não sou tão sem respeito assim. Então já que não tem alternativa, vou ficar em silêncio e ver o que "Ele" tem a dizer.

Rir sozinha e voltei a prestar atenção. O pastor lia a palavra que era refletida em dois telões.

'Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.'

Gálatas 5:1

— Cristo não morreu na cruz por nada. Ele morreu para nos conceder liberdade. Daí, você deve estar pensando "eu sou livre! Eu penso e faço o que quero, quando quero e na hora que quero." Na verdade era assim que o povo de Israel se achava. Era assim que certo jovem se achava, talvez você assim como ele faça tudo certo. Segue a lei da sociedade corretamente ou talvez não tão corretamente, mas aos olhos do povo, todos te veem como uma boa pessoa e isso basta.

Ele passou o olhar novamente por mim e o desviei, me endireitando na cadeira.

Só mais alguns minutos!

E ele continuou.

— Parando pra pensar, acho que todos nós temos a suposição de que somos uma pessoa boa. Fazemos o necessário para que as pessoas nos vejam assim, não é mesmo? Não matamos, não roubamos, não falamos o nome de Deus em vão, honramos nossos pais, não damos falsos testemunhos. Uma pessoa boa assim, já tem um lugar garantido no céu. — ele riu — Pelo menos se fosse comigo eu não teria dúvidas. Essa era a lei. Eu seguia a risca. Pra que duvidar? — questionou. — Mas em Mateus 19:16, esse jovem se encontra com Jesus e pergunta: 'O que devo fazer de bom para obter a vida eterna?' Opa, opa, opa. O que temos aqui? Sim, isso é uma dúvida! Logo à frente, Cristo o aconselha a seguir os mandamentos, mas ele já fazer isso. Como assim? Como pode uma pessoa seguir a lei, mas ainda haver dúvida de suas ações? — ele exalta um pouco a voz, como estivesse fascinado com a lógica que viria a seguir e continua.

— Em 1º Coríntios 11:28, Paulo diz: 'Examine-se o homem a si mesmo". O auto examinar do jovem pelo jeito não foi muito bom. Jesus então diz no verso 21 — leu deslizando o dedo sobre a frase lida — 'Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me' Jesus é o cara mais incrível que pisou nesta terra, enquanto todos o viam como bom, Jesus via que ele poderia se tornar perfeito, mas tudo dependia da escolha que ele iria tomar. Era sim ou não. Porém, veio à dúvida, Ele tinha muitas coisas, ele era rico, havia muitos bens e era jovem. Trocar tudo isso, por algo que ele não tinha certeza. Um tesouro no céu? — Sua face ficou triste. Neste instante ele direcionou seu olhar pra mim. Seus olhos negros encontraram com os meus, e como se eles se ligassem por uma corda, não consegui desviar o olhar até ele finalizar seu pensamento. — Ele não disse nenhuma palavra, simplesmente virou as costas e saiu.

Palavras ✔Onde histórias criam vida. Descubra agora