Após o baile:
Romeu diz para Julieta :_Meus lábios peregrino e solitário,demostrará com sobra,reverência.
Julieta:_Nas mãos dos santos,pega o paladino. Esse é o beijo mais santo e conveniente.
Romeu:_Os santos e os devotos não tem boca?
Julieta:_Sim,peregrino. só para orações.
Romeu:_Deixai,então,ó santa, que esta boca mostre o caminho certo aos corações.
Julieta:_Sem se mexer,que o santo exalta o voto.
Romeu: Então fique quietinha: eis o devoto. Em tua boca me limpo dos pecados. - (ele a beijou)
Julieta:_Que passaram,assim,para meus lábios.
Romeu:_Os pecados meus? Oh! Quero eles retornados! Devolva-me!
Julieta:_Beijais igual os sábios.
Ama/yasmin)chega:_ Vossa mãe quer lhe falar,senhorita.
-(julieta foi)
Romeu:_Quem é a mãe dela?
Ama:_Ora essa cavalheiro,a dona desta casa! - (ela sai)
Criado:_Ela é uma capuleto!
Romeu:_Sim. Minha vida é dividida de hoje em diante no livro do inimigo.
Criado:_A festa já cabou! Vamos embora.
Romeu:_ Acabou? Pra mim começa agora.
Ama para Julieta:_ Romeu é o nome dele! É um dos montequio,filho único do vosso grande inimigo.
Julieta:_Como no amor,a inimizade me arde. Como esse monstro amor, brinca comigo : apaixonada me vejo do inimigo!
Ama:_Como assim?
Julieta:_Isso é uma rima que aprendi com quem dancei a pouco.
(Romeu ama,sendo também amado. Cada um nos olhos do outro,acha feitiço. Queixa-se ele do inimigo proclamado.
Sendo inimigo,acesso para estar junto de julieta,ele não obtém para suas juras de amor. Nem ela sabe,como com cautela,poderá dizer palavras puras a ele. Mas o amor,em tamanha extremidade,sabe fazer da dor felicidade.)Criado (Luigi):_Bom dia!
Romeu:_Como assim? já é dia?
Criado:_São 9 horas!
Romeu:_A dor é um tardo guia!
(O pai do Romeu (Hugo) passa rapidamente pelo o local):
Romeu:_Não foi meu pai que se afastou com pressa?
Criado:_Perfeitamente; mas a que dor se referia Romeu?
Romeu:_Não ter aquilo,que se o tivesse,deixaria as horas curtas!
Criado:_No amor?
Romeu:_Fora...
Criado:_Do amor?
Romeu:_Fora do amor de quem me traz cativo!
Criado:_Ah! que aparência tem o amor tão branda,mas de fato seja áspero e tirano!
Romeu:_Ah! que,apesar da venda,o amor consiga descobrir seus caminhos sem fadiga! Mas não contes nada que já soube de tudo. O ódio dá muito trabalho por aqui!
Mas,mais o amor..então,falo do amor brigão! Ó ódio amoroso! És tudo sim; Do nada fostes criado desde o principio entre eu e ela!Romeu:_Eis aí o amor que eu sinto,e que me causa apenas dor!
Não queres rir?Criado:_Não; chorar quero.
Romeu:_ Porque,bondoso amigo?
Criado:_Por ver que tu tens oprimido o coração!!
Romeu:_ Do amor é sempre assim a transgressão. As dores própias pesam-me no peito; o amor é dos suspiros a fumaça.
É fogo que os olhos ameaça; revolto,um mar de lágrimas de amantes...que mais será? Loucura temperada,fel ingrato, doçura refinada.Romeu:_Adeus! (Ele fez menção de retirar-se)
Criado:_Calma; irei também; se me deixares aqui,não irá bem.
Romeu:_Ora,já me perdi. Não sou Romeu. Esse está longe. Está não sei bem onde.
Criado:_Diga-me seriamente a quem amas.
Romeu:_Como?
Criado:_Dizer em verdade quem seja ela.
Romeu:_Em verdade,adoro uma mulher.
Criado:_Acertado no alvo eu tinha,ao vos imaginar apaixonado.
Romeu:_Ótimo atirador! E ela é formosa!
Romeu:_Oh! É rica em beleza, mais que bela,porque a beleza morrerá com ela.
Romeu:_Fez juramento de não amar jamais,um só momento.
Criado:_Deixes eu te guiar nisso...esquece-a!
Romeu:_Oh! A esquecer-me não me ensina o pensamento!
Criado:_Dá liberdade aos olhos; Examine outras belezas.
Romeu:_Esse é o meio certo de mais convencido me tornar ainda, da formosura dela em tudo rara!
Romeu:_Mostrai-me uma mulher de infinita formosura como ela..
Criado:_Bom..
Romeu:_ Não! Tu nunca hás de ensinar-me o esquecimento.
-(os dois saem)
VOCÊ ESTÁ LENDO
Poliana Jovem
FanfictionContinuação da história (encontrando o primeiro amor 3)! joliana finalmente juntos,depois de tantos obstáculos no caminho! Será? Uma história mais leve, romântica,emocionante,com alguns conflitos,e uma pitada de humor! Espero que gostem! João,polian...