Não sei quanto tempo fico na água.
Mas é tempo suficiente para agradecer aos céus e a natureza todas as coisas boas que estavam acontecendo.
O sol está se ponto e a maré começa a ficar cheia. Pego a última onda e saio renovada.
Até que olho para frente e vejo Jaime, parado, me olhando.
Não entendo nada. Será alguma emergência?
Ajeito meu cabelo e vou até ele com a prancha ao lado do corpo.
Paro rente a ele que me olha calado.
Eu até riria da cena bizarra que é vê-lo de terno e gravata com sapatos fechados na areia, mas ele está sério.
— Jaime... o que aconteceu?
— Será que agora eu posso te levar para casa?
Franzo o cenho sem entender direito a necessidade daquilo.
— Claro. Claro que sim.
Vou até Helinho que está sentado no parapeito da praia. Devolvo sua prancha e recebo um beijo na bochecha prometendo voltar mais vezes. Pego a toalhinha de rosto que trago na bolsa e dou uma secada no cabelo e corpo antes de colocar a roupa.
Jaime já está na orla me esperando, observando tudo que eu faço.
Por um momento fico irritada. Será sempre assim?
Talvez ele queira falar algo sério sobre a minha carreira.
Eu lutei muito para ter ele, agora não iria contrariá-lo.
Eu o acompanho até o seu carro.
Ele me seguiu até aqui?
Ignoro essa possibilidade, mesmo tendo a convicção que ele só pode ter feito isso.
No carro, ao contrário do que pensei, ele fica quieto.
— No que está pensando? — enfim pergunta, depois de chegarmos na metade do caminho.
— Me seguiu?
Ele entorta a boca.
— Não e... sim.
Ainda estou sem entender.
— Por quê? — Agora eu preciso de uma resposta.
— Tive uma ideia. — Ele parece pensar direito no que vai falar. Parece receoso.
— E qual é?
— Você surfa?
Faço que sim.
— Desde que me conheço como gente — falo, não entendendo onde ele quer chegar.
— Prometi a Ana que ensinaria ela a surfar.
Arquejo minha sobrancelha.
— E você surfa também?
Ele me olha como se fosse óbvio.
— Está brincando?
Sua fisionomia muda e ele parece mais calmo.
Sua alteração de humor é algo que me deixa meio perdida. Sinto que piso em ovos o tempo inteiro.
— Você disse que prometeu que iria ensiná-la, então.
— Esse é o problema. Adoro praia, mas não sou muito bom em... em nadar.
Solto uma risadinha.
— Eu posso ensiná-la sem problema nenhum. Trabalhei algum tempo com isso. O professor ali... aliás, Ana vai ali também.
— O namoradinho dela é aluno — afirma com desdém.
— Ah, sim, Marquinhos.
— Conhece ele? Sabe se ele é um garoto confiável?
Acho engraçado o jeito como ele fala.
— Não o conheço direito. Ela me falou sobre ele e... você deve conhecer sua sobrinha. Acha que ela namoraria um otário? O pouco que eu conheço já percebi que não.
Vejo que ele parece ter dificuldades de engolir.
— Tive uma ideia — diz.
— Estou esperando você me contar.
— Amanhã... você fará alguma coisa? — pergunta meio baixinho.
— É o dia de folga conforme a planilha.
— Sim. E por isso estou te perguntando.
— Não tenho nada planejado. Pensei em aceitar o dia de shopping com a Ana e a Catarina — falo. Até tinha pensando em dar uma geral na casa para a mudança.
— Aceita viajar comigo amanhã? — Sua pergunta é feita sem que me olhe. Ele encara o trânsito com atenção. Pelo que reparo, segura o volante com certa força.
Viro um pouco o meu corpo para o seu lado.
— Comigo e com a Ana para a minha casa em Angra dos Reis — explica ele, antes que eu questione algo. — Daria aula para ela? Só se você quiser e... a casa é bacana. Seria legal um dia de descanso e...
Percebo que ele está nervoso.
Amanhã é sábado. Será que a sua noiva iria junto?
— Por mim tudo bem — digo, feliz com o convite. Eu adoro a Ana e ter essa aproximação com ele só iria nos ajudar. Ele confiaria mais em mim e talvez parasse de ficar tão sério.
Ele parece voltar a respirar.
— Ótimo. E obrigado.
— Vai ser legal.
— Ana vai ficar feliz.
— Todos iremos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
AGORA OU NUNCA (Spin-off de Tudo ou nada)
RomansaApós cuidar com afinco da carreira de jogador de futebol do seu irmão Henrique Soares, JAIME queria apenas paz. Prestes a mudar depois de se conformar com a ideia de que seus planejamentos de vida foram por água abaixo, ele tem uma grata surpresa ao...