▲──────◇◆◇──────▲Jovem: Então, no fim das contas, você está falando sobre coragem? Da última vez, você disse que a psicologia adleriana é uma “psicologia da coragem”.
Filósofo: Devo acrescentar que a psicologia adleriana não é uma “psicologia da posse”, mas uma “psicologia do uso”.
Jovem: Aí entra aquela sua afirmação anterior: “Não é aquilo com que nascemos, mas o uso que fazemos desse equipamento.”
Filósofo: Isso. Obrigado por lembrar. A etiologia freudiana é uma psicologia da posse, que acaba chegando ao determinismo. Já a psicologia adleriana é uma psicologia do uso, e é você quem toma as decisões.
Jovem: A psicologia adleriana é uma psicologia da coragem e, ao mesmo tempo, uma psicologia do uso...
Filósofo: Nós, humanos, não somos tão frágeis a ponto de estarmos à mercê dos traumas etiológicos (causa e efeito). Do ponto de vista da teleologia, nós escolhemos nosso caminho e nosso estilo de vida. Temos esse poder.
Jovem: Mas, sendo bastante franco, não tenho autoconfiança para superar meu complexo de inferioridade. E você pode até dizer que se trata de uma mentira da vida, mas provavelmente eu nunca vou conseguir me libertar dele.
Filósofo: Por que pensa assim?
Jovem: Talvez o que você está dizendo esteja correto. Na verdade, tenho certeza de que está, e coragem é de fato o que me falta. Consigo aceitar a mentira da vida. Interagir com pessoas me assusta. Não quero me ferir em relacionamentos interpessoais. Também quero adiar as tarefas da vida. Por isso tenho todas essas desculpas preparadas. Sim, é tal como você diz. Mas o que você está explicando não seria uma espécie de espiritualismo? Tudo que você está dizendo é: “Você perdeu a coragem, você precisa recuperar a coragem.” Não é diferente de alguém que acha que está dando um conselho quando se aproxima, dá um tapinha no seu ombro e diz “Se anima!”, embora eu esteja fracassando exatamente porque não consigo me animar!
Filósofo: Você está dizendo que gostaria que eu indicasse alguns passos específicos?
Jovem: Sim, por favor. Eu sou um ser humano. Não sou uma máquina. Me disseram que me falta coragem, mas não posso simplesmente ganhar uma carga de coragem como se estivesse enchendo um tanque de combustível.
Filósofo: Tudo bem. Mas já está tarde de novo, então vamos continuar outro dia.
Jovem: Você não está fugindo, está?Filósofo: Claro que não. Da próxima vez, provavelmente vamos discutir a liberdade.
Jovem: Não a coragem?
Filósofo: Sim, será uma discussão sobre a liberdade, que é essencial ao falarmos de coragem. Por favor, reflita um pouco sobre o que é liberdade.
Jovem: O que é liberdade... Ótimo. Estou ansioso pela próxima vez.
▲──────◇◆◇──────▲
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Coragem De Não Agradar
Non-FictionIndicação De Leitura Do Min Yoongi-Suga A Coragem de Não Agradar é uma conversa entre um jovem frustrado e um filósofo inspirado nas ideias de Alfred Adler, figura que é um dos pilares da psicologia. Durante o livro, a conversação vai proporcionando...