Na virada da noite decido por fim questionar Dani, a tarde passou ligeira e divertida, porém ele estava, e está, meio absorto, aéreo. Ele não percebe minha aproximação, quando após o banho vou o encontrar na sala, vejo como suspira desolado, uma expressão de fadiga no rosto.
— Dessa vez vai me falar o que aconteceu? — Pergunto me fazendo notar e Daniel larga o celular que, até então, eu não tinha visto em suas mãos, essas se torcem uma contra a outra em gesto titubeante, segundos se passam antes que ele abra a boca novamente.
— É o Allysson. — Confessa como se fosse o pior de seus segredos sujos, de forma culpada e repleta de tristeza.
— Como não seria? — Solto sem querer, recebendo um olhar de "Não comece" e recuo me rendendo. — O que aconteceu com ele?
— Renan aconteceu. — Murmura indignado e raivoso. — Allysson sempre se junta a ele e acaba fazendo merda.
Allysson é responsável pelas próprias merdas. As palavras fluem por minha mente, mas não comento, já que Daniel me estende o celular aberto em seu instagram, a tela projetando o storie de Dominick que, por sua vez, reposta os curtos vídeos da visível noite de bebedeira e drogas que Gonzales e seus amigos compartilham, este último parecendo especialmente "altinho", chapado.
Cigarros e álcool, usando o uniforme da escola e com a maior parte dali sendo menor de idade, para piorar tudo o ambiente em que se encontram é notoriamente perto do instituto, como se propositalmente tentassem denegrir a imagem austera da escola.
Inclino as sobrancelhas a reprovação manifestando em meu rosto, minha língua estala na boca, mas antes que eu possa falar qualquer coisa Dani afasta o aparelho de mim, desligando-o.
— Tá, tá, eu sei, foi por isso que eu não te mostrei antes. Você disse que não quer falar sobre ele e não vamos, ok? Não quero estragar o dia. — Solta os dizeres com os olhos fugindo dos meus, as mãos inquietas remexendo a pipoca e os ombros caídos como se sentisse culpa.
Abafo meu resmungar, os dentes trincados de tão apertados pela frustração, enquanto tento procurar as palavras corretas e menos rudes para falar abertamente que Daniel deve se tocar e parar de se responsabilizar por cada imbecil decisão do (ex) amigo, como não encontro, opto pelo consolo:
— O único que estragou algo aqui foi Gonzales, essa fumaça toda vai destruir os restos dos neurônios que ele tem, se é que ainda sobre algum.
— Hey! — Repreende, mas não consegue ocultar a ponta de divertimento da própria voz, embora esteja bem funda entre as camadas de advertência.
— Parei, mas Dani, se você está mal com isso, pode falar comigo, consigo ver que te atingiu bastante. — Coloco minha mão sobre a sua e ele a aperta por alguns segundos, cabisbaixo, com a franja rosa caindo por sobre os olhos e semblante pensativo.
— Foi por isso que vim pra cá, sabe? Vi ele saindo com os amigos e sabia no que ia dar, quando eu e ele ainda tínhamos um laço pelo menos dava para impedir, mas agora só consigo ver de longe ele se destruindo, colocando essas porcarias no corpo.
Calo-me, sem saber como acalenta-lo em vista da situação. É ostensivo que Daniel segue se importando com Allysson mesmo após a troca de socos, então não posso dizer simplesmente para deixar a situação de lado, deixar seus sentimentos de lado, quando uma das pessoas que ele ama está enchendo a bunda de fumaça e se entupindo de drogas.
— Eu sei o que você vai dizer, mas não posso evitar me preocupar, ok? Principalmente quando se trata dele, parece até que, além de jogar nossa amizade fora, ele resolveu jogar também qualquer consciência que tinha.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Como Odeio Amar Você
Roman d'amourLivro para maiores de 18 anos. Tem ideia do que é odiar alguém? Desprezar tudo o que vem de alguma pessoa, sua fala, seu modo de agir, sua absoluta e completa existência. Para os fins e para os meios, Maksin Petrov odeia completamente Allysson Gonza...