Capítulo 23 - DEPOIMENTO REVELADOR

402 21 0
                                    

 - Chicão, finalizaremos os depoimentos agora. Por favor, chame a Conceição.

Chicão vai até a saleta da piscina, mas não encontra Conceição. Ela e James tinham ido à cozinha preparar um café. Finalmente ele a encontra na copa já se preparando para voltar. Os dois entram na sala de música e James segue para servir o café.

- Agora é a senhora – diz o delegado.

- O que o senhor quer saber?

- Vamos lá, Trabalha aqui há muito tempo?

- Muito. Desde que Dona Laura se casou com o senhor Rogério.

- Como é a sua vida aqui?

- Opa! O senhor está pensando que eu moro aqui?

- Isso.

- Não. Eu não moro aqui. É que a Laura sempre me levava aonde quer que ela fosse.

- Por quê?

- Porque ela me considerava como sua cozinheira de confiança. Modéstia à parte, ela adorava meus pratos.

- Você sempre foi cozinheira?

- Sempre. Desde pequena. É uma verdadeira paixão.

- Como começou essa paixão?

- Quando eu ainda era criança. Eu ficava horas na cozinha vendo como os pratos e as comidas eram preparadas, quais os temperos, quanto tempo de cozimento. Enfim, a culinária em geral.

- Suponho que é de origem pobre.

- Sou.

- Obviamente e desculpe a colocação, mas os pobres quase não comem neste país. Assim não era em sua casa que você via toda essa fartura, não é?

- O senhor tem razão. Era na casa da minha patroa.

- Mas você trabalhava desde criança?

- Não. Como minha mãe morreu muito cedo, eu fui deixada em um orfanato e uma senhora bondosa me adotou.

- Não entendi. Em qual casa que via toda essa fartura? Na casa da sua mãe adotiva ou na casa da sua patroa?

- Era a mesma casa. Como era adotada, era e não era a minha casa.

- Como assim?

- Eu não posso contar, delegado.

- Não pode?

- Não posso.

- Já que não quer dizer, vamos seguir. A senhora se referiu a uma mulher bondosa. Quem ela era?

- Era... Também não posso dizer.

- Também não?? Por quê? O que há por trás disso?

- Um grande segredo de família, senhor delegado.

- De qual família?

- Da família Salles.

- Você foi adotada pela família Salles?

- Fui.

- E como hoje é empregada da casa?

- Eles nunca me trataram como filha. Eu dormia junto com os empregados.

- Foi a mãe de Laura que adotou você.

- Eu não posso dizer.

- Mas já contou que foi a família Salles.

- Meu Deus! É verdade! Nem isso eu poderia ter contado.

- Isso ficará só entre nós. Eu prometo. Mas voltando foi a mãe de Laura que adotou você?

Simplesmente uma morte?Onde histórias criam vida. Descubra agora