Os dias marcados no calendário da cozinha já se aproximavam, duas semanas com tracejados no começo de julho. Dora sorria cada vez que se dava conta do quão próximo estava da nova viagem, entre os sorrisos se angustiava com a perspectiva de que tinha pouco tempo e muitas provas para fazer antes de embarcar.
- Já separou suas roupas para a viagem, Dora? - a mãe perguntava enquanto estendia as roupas recém tiradas da máquina de lavar.
- Não. Tenho uma ideia de quais vou levar.
- Vera me disse que a Liz vai também, achei que ela ia ficar dessa vez.
- Você já viu a Bruna pedir algo e a Liz não fazer, mãe? - gargalhou – Ela encheu o saco da Liz duas semanas inteiras para que ela fosse viajar também.
- E vão as três?
- Sim, mas parece que Liz vai encontrar uma amiga lá, não sei direito – disse procurando a mãe que sumia atrás de uma camisa vinho estendida meticulosamente.
- Vocês já fizeram roteiro? – questionou despretensiosamente.
- Eu? Claro que não! - disse movimentando a mão livre para frente – Certamente a Bruna deve ter três versões de roteiro conforme o humor dela e do clima da cidade, só sei que tem uma ida a Viña Del Mar e Valparaíso.
- Ela vai ver o pai? - a mãe perguntou e a pergunta acertou Dora, que não havia se dado conta até então que existia essa possibilidade.
- Não sei – disse rapidamente lavando o próprio copo recém utilizado – Ela não me falou nada sobre.
E a conversa se silenciou sozinha, Dora se encaminhou rumo à sala, pensativa e completamente absorta em culpa por não ter se dado conta de algo tão importante para Bruna e se questionava os motivos dela não ter comentado nada em todos esses meses de planejamento da viagem.
- Alô? - a voz de Liz respondia ainda sonolenta.
- São 14h da tarde, Liz... - Dora se limitou a falar.
- E?
- Você ainda tá dormindo?
- Treinando a sesta, Dora – gargalhou e fez Dora rir do outro lado da linha.
- A gente vai pro Chile, não para um lar de idosos – implicou – Você lembra que o pai da Bruna tá em Santiago?
- Ah... Sim, lembro sim, achei que você tava sabendo.
- Eu não lembrei disso até agora, minha mãe acabou de perguntar e eu me dei conta de que a Bruna não falou nada sobre isso e...
- Você sabe, Dora, é a Bruna, ela deve tá processando isso lentamente e em breve divide com a gente...
- Será que ela vai querer ir visitá-lo? Acho que sim, né? Será que a gente precisa pensar em alguma coisa para que ela se sinta melhor?
- Dora...
- E se ela não quiser mesmo ir pra Santiago? E se ela tiver aceitado só porque...
- Dora, ela não...
- E ele tem a família nova, ou melhor, a esposa, né?
- DORA!
- Hum...
- O que você tá fazendo?
- Eu não lembrei disso, Liz. E se – antes que pudesse completar mais alguma possibilidade de algo ocorrer foi cortada.
- Não entra nessa! A Bruna e o pai dela tem uma relação estranha mesmo, mas é o que eles conseguiram ter. Ninguém nem lembra que ele existe na maior parte do tempo e ela vai falar com a gente sobre isso quando achar que deve...
VOCÊ ESTÁ LENDO
Caminhos Cruzados
RomanceNarrar uma história é, de certa forma, brincar com a imaginação e organizar o tempo e as palavras. Em Caminhos Cruzados, os tempos se misturam e dançam em sua própria música. Dora, Liz , Carol e Thiago dão o tom dessa jornada e descobriremos junto...