CAPÍTULO 7
Ser um piloto de linha aérea, às vezes, acarreta o esquecimento de diversas datas importantes, especialmente se você for escalado para trabalhar naquele dia específico. Eu sempre ouvia histórias de outros pilotos, maridos desafortunados, que se esqueceram de aniversários de casamento, pais desnaturados que se esqueceram de aniversários dos filhos; corria até mesmo o boato de um comandante, viciado em seu trabalho, que simplesmente se esqueceu completamente de um natal e deixou toda sua família furiosa. Eu não duvidava. Quando se trabalha com escalas, você passa a ver os dias de forma muito mais prática, meramente como "folga" ou "a serviço". Finais de semana e feriados simplesmente não têm o mesmo impacto, não são diferentes de qualquer outro dia na nossa agenda. Eu mesmo já havia me esquecido de algumas datas, vez ou outra. Mas essa foi, sem dúvida, a primeira vez que me esqueci do meu próprio aniversário.
Meu primeiro voo era muito cedo pela manhã, então não tive tempo de conferir minha caixa de mensagens, ou redes sociais. Levantei cedo, me arrumei e fui direto para o trabalho, como em qualquer outro dia. Fiz os procedimentos pré voo, como sempre fazia. Tomei meu lugar na cabine ao lado do comandante, como de costume. E foi somente durante o nosso diálogo que ele me lembrou de algo que eu já deveria saber.
- Você quer fazer a decolagem ou o pouso? - o comandante Evans me perguntou cordialmente.
- O que o senhor quiser que eu faça, capitão - repliquei respeitosamente.
- Sabe de uma coisa, por que você não faz ambos? Que tal?
- O quê? O senhor está falando sério?
- Claro. Soube que é seu aniversário. Considere esse o meu presente: você será nosso comandante hoje. Quer se sentar deste lado? - ofereceu, mas logo depois se retratou: - Na verdade, isso é contra a política da companhia aérea, então você vai ter que se sentar aí mesmo. Mas vou permitir que você seja o piloto em comando. Vai poder escolher qual refeição quer, e eu vou ficar com a outra. Vai fazer toda nossa navegação, e eu vou ficar na comunicação com o controle de tráfego e monitorar os instrumentos. O que acha?
- Eu acho incrível, senhor. Muito obrigado.
Mal podia acreditar. Eu não fazia ideia de como ele sabia que era meu aniversário, principalmente quando eu mesmo havia me esquecido. Mas não me importava. Estava completamente enlevado pela ideia de poder agir como piloto em comando daquela aeronave. Eu poderia abraçá-lo.
Foi uma experiência extasiante. Evans me deixou comandar não só o voo de ida, mas também a volta para nossa base. Aquilo por si só já teria feito meu dia feliz, ranqueando entre os melhores aniversários que já tivera. Contudo, mesmo eu não sabendo até aquele momento, ainda teria mais boas surpresas pela frente.
Pousamos no aeroporto EWR, minha base, alguns minutos antes do horário previsto, o que era excelente. Finalizamos os procedimentos pós pouso e eu estava pronto para voltar para casa, achando que meu dia estaria completo. Mas, para minha surpresa, Jessie estava me esperando na saída. Ela pulou em meus braços e eu tive que soltar minhas malas para segurá-la.
- Feliz aniversário - ela disse quando a agarrei no ar.
- Jessie? Pensei que estava na Flórida. Você não disse que voltaria só em agosto?
- Surpresa!
- Você é cheia de surpresas, não é mesmo?
- Você nem faz ideia - sorriu, misteriosa.
Eu a coloquei no chão e a admirei por alguns segundos, sem poder acreditar que ela realmente estava ali.
- Como sabia que eu estaria aqui agora? - questionei.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sob O Pôr Do Sol
RomanceO terceiro livro da série. A conclusão da história de Sammy e Jessie.