Um mês depois..
Depois que eu aceitei a proposta de Vic minha vida virou uma loucura, tive uma discussão intensa com Luiz quando ele descobriu que eu iria morar em outro país.
- Flashback on -
Quando finalmente consegui contar ao Luiz sobre a proposta de trabalho na Califórnia, o rosto dele imediatamente se fechou.
Eu sabia que não seria uma conversa fácil, mas a reação dele foi ainda mais intensa do que eu esperava.
Luiz: Isso é impossível, Anne - ele disse, quase sem me deixar terminar de falar - Você vai para a Califórnia e a Estela vai ficar como? Sozinha?
Respirei fundo antes de responder, tentando manter a calma.
Anne: Luiz Carlos, ela vai ficar com você até o intercâmbio. É só por um tempo.
Ele balançou a cabeça, frustrado.
Luiz: Não, Anne. Isso não faz sentido. Você está tentando realizar seus sonhos depois de anos, mas agora você é mãe. Não pode simplesmente fazer o que bem entender.
Isso me irritou profundamente. A velha história de que, por ser mãe, meus sonhos tinham que ficar em segundo plano.
Anne: E daí? Só porque eu sou mãe, não posso mais realizar meus sonhos? A Estela tem quase 16 anos. Ela não é mais um bebê!
Ele cruzou os braços, firme.
Luiz: Não estou dizendo que você não pode ter sonhos, mas isso vai mudar a vida dela completamente. E se eu não puder ficar com ela?
Suspirei, cansada.
Anne: Se você não quer ficar com sua própria filha, não tem problema, eu a levo comigo. Não vou desistir disso.
A discussão foi longe demais. Ele insistia em me fazer desistir, e eu insistia que ser mãe não me tirava o direito de viver algo novo. No final, depois de muito vai e vem, chegamos a um acordo difícil: Estela iria morar com ele por dois meses enquanto eu me estabelecia na Califórnia. Depois disso, ela se juntaria a mim até a data de seu intercâmbio para o Canadá.
Não foi a decisão perfeita, mas era o melhor que podíamos fazer naquele momento.
-Flashback of -
Enquanto eu terminava de me arrumar para o jantar de despedida que Monique organizou, meu celular tocou. Era minha mãe. Atendi no segundo toque, me equilibrando entre o secador e a escova.
Anne: Oi, mãe!
Ciça: Oi, minha filha! Como estão as coisas por aí? Ansiosa para a viagem de amanhã? - A voz dela era suave, mas carregava aquela preocupação maternal que eu conhecia tão bem.
Anne: Tá tudo bem, mãe. Um pouco de frio na barriga, sabe? Mas estou feliz. Finalmente vou realizar esse sonho... embora tenha sido difícil deixar a loja e meus clientes depois de tantos anos.
Ciça: É claro que foi difícil, Anne. Mas você merece isso. Eu tenho muito orgulho de você. Vai ser uma nova fase maravilhosa! - Sorri, sentindo um alívio momentâneo com as palavras dela - E o Nick? Como estão as coisas entre vocês? - Fiquei em silêncio por um momento, sem saber como responder. Minha mãe nunca tinha me perguntado sobre Nick desde toda a exposição.
Anne: Não temos mais contato desde que ele foi embora. Acho que é melhor assim, sabe? - Ela apenas assentiu do outro lado.
Ciça: Entendo, filha. Às vezes, é melhor seguir em frente - Então, como se quisesse mudar o clima, ela perguntou - E já tem um lugar para ficar na Califórnia?
Anne: Sim, a Vic cuidou de tudo para mim. Conseguiu alugar um apartamento que parece ótimo pelas fotos. E fica perto da casa dela, o que vai ser ótimo para me ajudar na adaptação - Antes que minha mãe pudesse responder, Estela apareceu na porta do quarto.
Estela: Mãe, o Henrique chegou.
Anne: Já estou indo, querida.
Voltei para o telefone.
Anne: Mãe, preciso ir. Henrique chegou para me buscar.
Ciça: Tudo bem, meu amor. Mande um beijo para Estela e aproveite o jantar. Vai dar tudo certo amanhã.
Anne: Obrigada, mãe!
Com um último sorriso e um beijo enviado pelo telefone, terminei de me arrumar rapidamente e desci para encontrar Henrique.
....
Já no jantar de despedida. Monique, sempre uma ótima anfitriã, cuidou de todos os detalhes. Ao redor da mesa estavam Estela, Henrique, Monique, Enrico e eu. Monique era como uma irmã para mim, e estar ali cercada dessas pessoas queridas aliviava um pouco a ansiedade da viagem.
Estela, sempre curiosa, perguntou:
Estela: Mãe, onde está a Antonella?
Monique sorriu, servindo um pouco mais de vinho para Henrique.
Monique: Ela está na casa da avó hoje. Achamos melhor deixá-la por lá para que eu pudéssemos organizar tudo com calma.
Nesse momento, Enrico com aquele sotaque italiano encantador, olhou para Estela e perguntou:
Enrico: E você, piccola, está preparada para ficar longe da mamma?
Estela deu um sorriso meio tímido.
Estela: Preparada eu não estou, mas vou sentir muita falta. Mesmo assim, estou muito feliz de ver minha mãe realizar o sonho dela. E daqui a dois meses, eu também estarei por lá com ela.
Meu coração apertou um pouco ao ouvir isso. A ideia de ficar longe de Estela por tanto tempo não era fácil, mas sabia que esse era o melhor caminho. Olhei para ela com orgulho.
Anne: Eu também vou sentir sua falta - beijei seu rosto.
A conversa depois disso se tornou mais leve. Falamos de coisas aleatórias — como as aventuras de Monique tentando aprender a cozinhar pratos italianos para agradar Enrico, e o novo cargo que Henrique teria na loja.
No final da noite, senti uma onda de gratidão por ter essas pessoas na minha vida, me apoiando nesse novo passo.E após tanta risada e conversa, chegou o momento de me despedir de verdade. Olhei para Monique, Henrique e Enrico, eu sabia que esse era o começo de algo incrível, mas também significava deixar para trás pessoas muito importantes.
Anne: Eu não tenho palavras pra falar o quanto vocês significam para mim - comecei, sentindo as lágrimas subirem - Foram tantos anos ao lado de vocês, e eu sou tão grata por cada momento. Vou sentir falta das doidices do Henrique, da animação da Monique de manhã, e das nossas conversas profundas... Eu não seria a mesma sem vocês.
Monique sorriu entre as lágrimas.
Monique: E nós vamos sentir sua falta todos os dias, Anne. Mas estamos tão felizes por você!
Henrique, tentando segurar as emoções, brincou:
Henrique: Vou te ligar todos os dias, hein? Não vai se livrar da bixa tão fácil!
Todos rimos.
Monique: Nada vai mudar, mesmo com a distância.
Nos abraçamos com força, todos nós chorando, relembrando os momentos incríveis que tivemos juntos: as viagens, os aniversários, as noites de conversa.
Estar longe deles seria difícil, mas nossas promessas de manter contato me davam um conforto.
Enrico veio em minha direção com aquele sorriso caloroso.
Enrico: Anne, a vida vai te levar para lugares maravilhosos. Nós estaremos aqui, torcendo por você - ele disse, com um leve toque de sotaque italiano em suas palavras.
Finalmente, com o coração apertado, me despedi.
Estela e eu saímos juntas, e enquanto caminhávamos para o carro, senti o peso da despedida, mas eu sabia que coisas maravilhosas estavam por vir, mesmo com a saudade que já começava a surgir.
Vai ter algumas passagens de tempo :)
VOCÊ ESTÁ LENDO
Acordes do Destino
FanfictionA vida nos surpreende com encontros improváveis e que, quando menos esperamos, podemos encontrar a harmonia perfeita entre duas almas apaixonadas. Nick & Anne