Capitulo 56

21 2 0
                                    

Joaquim

Eu deveria estar calmo. Era uma simples reunião de rotina, algo que Melinda fazia com uma habilidade quase natural. Mas nos últimos dias, cada pequeno sinal de cansaço nela parecia ecoar como um alarme na minha cabeça.

Ela estava ali, à ponta da mesa, anotando freneticamente enquanto Santiago apresentava as demandas do contrato . Ele parecia à vontade demais, como se fosse normal despejar aquela carga em cima dela sem pestanejar. Eu tentei me conter, mas ao ver o leve rubor em suas bochechas e os pequenos sinais de exaustão, perdi a paciência.

— Isso não vai acontecer. — Minha voz cortou a sala antes que eu pudesse me controlar.

Os olhares se voltaram para mim, surpresos, e o silêncio que se seguiu foi quase ensurdecedor. Vi Melinda erguer os olhos para mim, confusa. Não era difícil notar que ela estava tentando manter a compostura.

— Como assim, Joaquim? — A pergunta dela veio firme, mas eu reconhecia o tom contido. Ela estava irritada, e com razão.

— Você já tem carga demais de trabalho, Melinda — respondi, ignorando os olhares ao redor. — Não é justo esperar que você absorva tudo isso com tão pouco tempo.

Vi Santiago trocar um olhar com Victoria. Não importava. Não era sobre eles. Era sobre Melinda e como ela insistia em se sobrecarregar.

— Joaquim, isso faz parte do meu trabalho. — A resposta veio rápida, com a voz tão firme quanto a minha. — Eu consigo gerenciar.

Eu ri, sem humor. Era óbvio que ela não via o que estava acontecendo. Ou pior, estava ignorando.

— Não, Melinda, você não consegue. Não agora.

Ela ficou imóvel por um momento, antes de me encarar. Havia algo nos olhos dela que eu conhecia bem: raiva.

— O que você quer dizer com "não agora"? — A pergunta dela veio como uma faísca, prestes a incendiar tudo.

Eu hesitei. O peso da minha preocupação estava claro para mim, mas para ela... e para todos os outros ali, eu parecia um homem que estava simplesmente ultrapassando os limites.

— Você sabe o que eu quero dizer, Melinda — soltei, sem pensar nas consequências.

Foi a deixa. Ela se levantou, com uma calma que só tornava tudo mais intenso.

— Não, Joaquim, talvez você deva explicar. Já que estamos todos aqui.

Ela estava me desafiando, e eu sabia que não era hora nem lugar. Mas eu também sabia que não conseguia mais esconder.

— Porque você está grávida, Melinda! E isso significa que não vou ficar sentado enquanto você se desgasta assim!

O choque na sala foi imediato. Santiago parecia perdido, a assistente de Melinda largou os papéis que segurava, e Melinda... Ah, Melinda. Ela me olhou como se eu tivesse acabado de derrubar um castelo de cartas que ela vinha cuidadosamente construindo.

— Joaquim! — A voz dela soou baixa, mas carregada de emoção.

Eu sabia que tinha errado. Sabia que deveria ter esperado, falado com ela em particular. Mas não consegui me conter. Eu só queria protegê-la, mesmo que isso significasse expor algo que ela ainda não estava pronta para compartilhar.

O silêncio que se seguiu foi insuportável. E eu sabia que, dali em diante, nada seria como antes.

Melinda

Eu queria gritar. Queria encontrar as palavras certas, mas tudo o que senti foi um nó apertando minha garganta. Joaquim tinha acabado de fazer o que eu mais temia: anunciar algo tão íntimo, tão delicado, sem sequer pensar no que isso significava para mim.

Você Nunca Saiu Verdadeiramente Daqui Onde histórias criam vida. Descubra agora