Eu poderia começar aqui contando o quão maravilhoso foi a balada, mas não foi. Fiquei sentada a noite inteira no balcão do bar, vendo Rita dançar até não aguentar mais. Não dancei. É, eu já sei, sou chata. O lugar estava completamente entupido, mais até do que os outros que eu já havia ido na vida, estava escuro e não gosto de não ver o rosto das pessoas.
Vez ou outra alguém pedia para pagar o meu drink e eu recusava, já que teria de dirigir o carro de Rita até meu apartamento, ela dormiria lá àquela noite. As horas se passaram e eu estava tão entediada que estava para entrar na pista, mas não para dançar e sim para arrancar Rita de lá. Já eram quase duas e meia da madrugada e parecia que o lugar só ficava cada vez mais cheio e a música cada vez mais alta. Observei Rita dançar até a hora que ela saiu da pista e sentou-se ao meu lado, suada, falando mais alto do que o normal e com a maquiagem começando a borrar.
- Não acredito que ficou a noite toda aí sentada! – Rita berrou em meu ouvido.
- Estou bem aqui. Tá se divertindo ou já quer ir embora? – perguntei.
- Não sei. Vai ficar aqui ou vai vir dançar? – perguntou.
- Acredite, eu não vou sair daqui. – afirmei.
- Então vamos embora, já são quase três horas e acho que já bebi o suficiente. – afirmou Rita.
E nós saímos do local enquanto outras pessoas nos esbarravam tentando entrar pela mesma porta que estávamos. Peguei o carro de Rita que estava estacionado bem próximo dali e dirigi até o meu apartamento. Rita não parava de cantarolar umas músicas que havia escutado na balada e estava tão irritante que a mandei ficar quieta, e ela ficou.
Dirigi por meia hora e quando chegamos ao prédio precisei ajudá-la a subir cada um dos degraus devagar, apoiando-a em um dos braços e no outro segurando seus sapatos. Não que ela estivesse completamente bêbada, mas dançou tanto que provavelmente estaria destruída. Depois de chegar na porta do apartamento, peguei as chaves na minha bolsa e pedi que Rita se escorasse na parede e ela o fez, mas de repente começou a falar alto, dizendo que eu era chata e que não conseguiria arrumar namorado algum sendo tão sem-sal daquele jeito. Bom, tenho de confessar que talvez ela estivesse certa, mas o que eu posso fazer? Eu sou assim. Sei que sou jovem e só tenho vinte e dois anos, mas gosto de ser na minha, não gosto do fuzuê que a maioria das pessoas da minha idade curtem.
Enquanto eu tentava abrir a porta no corredor pouco iluminado, Rita continuou falando alto e a porta de Oliver se abriu depressa fazendo-o surgir com uma cara de sono terrível e se virando para mim.
- Ella, está tudo bem aí? – perguntou Oliver.
- Sim, Oliver. Desculpa. Essa aqui é a Rita, uma amiga minha, ela tá meio cansada. – expliquei.
- Imagino. Não parece sóbria também. – afirmou.
- Olha aqui seu idiota, fica na sua! E quem diabos é Ella? – gritou Rita.
- Rita, fica quieta! – falei depois de abrir a porta. – Oliver, eu preciso ir... Desculpa aí.
- Tranquilo, Ella. – riu Oliver, sonolento.
- Ei, você tem um nome e nem me falou? Grande amiga você! – gritou Rita, novamente.
- Eu não tenho nome...– falei, entrando no apartamento e deixando Oliver para trás.
Depois que entramos, ajudei Rita a colocar sua roupa de dormir, a se deitar no sofá e depois a cobri. Dali tomei banho, limpei toda a carregada maquiagem dos meus olhos, amarrei o cabelo, vesti a roupa de dormir e fui para meu quarto. Ao me deitar na cama, percebi que mesmo estando tarde, não conseguia dormir, não conseguia pregar os olhos. Eu estava muita pensativa sobre Oliver, sobre o jeito como ele me olhava, sobre o modo como me ouvia... e depois de pensar tanto, acabei por dormir.
Acordei seis horas da manhã e me vesti para o trabalho. Rita já estava de pé. Mesmo sendo uma assídua frequentadora de baladas durante a madrugada, ela tinha o incrível "dom" de não conseguir acordar tarde. Depois de me vestir, fui até a cozinha, dei bom-dia para Rita e tomamos café juntas. Ela já estava arrumada para ir embora e já tinha colocado tudo que usamos de volta na enorme bolsa.
- Obrigada pela festa, Rita. – agradeci, mesmo sem ter gostado muito.
- De nada. Só da próxima vez, dance mais. – brincou.
- Ok, pode deixar. – concordei.
Terminamos de tomar o café e saímos juntas do apartamento. Rita me deu uma carona até a biblioteca e depois foi para casa. Ao chegar no trabalho coloquei o avental e senti o cheiro maravilhoso de café vindo do andar de cima. Sabe quando certas coisas simples depois de um tempo vão tornando-se especiais? O cheiro não me lembrava só o café que faziam na cafeteria. O cheiro de café me lembrava o dia que eu e Oliver estivemos lá e tivemos a chance de conversar pela primeira vez. Foi lá que tudo começou de verdade, foi lá que eu comecei a sentir que gostaria de conhecê-lo mais e mais.
O trabalho na biblioteca não era tão cansativo, mas nem sempre era fácil. Apesar de saber onde cada livro estava, alguns clientes entravam no local e simplesmente folheavam os livros e desfaziam sua ordem, desencadeando em mim um sincero e imenso desgosto, mas nada que não me fizesse querer arrumá-los novamente.
O fato é que naquele dia o meu horário de trabalho pareceu correr bem devagar, me fazendo ficar um pouco impaciente. Provavelmente estive assim por não estar acostumada a trabalhar de manhã, e sim à noite. Mas aguentei as horas se passarem. Atendi todos os clientes muito bem e reorganizei todos os livros fora do lugar.
Após o meu horário, saí da biblioteca e fui andando para casa. Quando cheguei no meu apartamento, encontrei com Oliver. Nossos horários de trabalho começavam e terminavam quase no mesmo período e assim os encontros seriam mais frequentes e talvez eu tenha gostado disso. Talvez.
- Oi Ella! Tudo bem? – perguntou Oliver.
- Sim, está tudo ok. E você? – perguntei.
- Também. Será que dá para você vir aqui rapidinho? Quero te mostrar as pinturas que te prometi. – falou Oliver, sorrindo e apontando para a sua porta entreaberta.
- Claro. – concordei.
E entramos. Sentei-me no sofá e ele pegou na estante de livros uma pasta portfólio e sentou-se ao meu lado. Ele abriu a pasta e me deu. Enquanto eu folheava as divisórias, pude ver que cada um dos seus trabalhos era incrível, caprichado. Alguns eram completamente deprimentes e outros incrivelmente felizes e coloridos, o que é normal, ninguém é feliz o tempo todo. Gostei dos detalhes das suas pinturas, gostei do modo como elas falavam comigo, gostei da sensação que me cobria ao vê-las.
- Já mostrou esse portfólio para muita gente? – perguntei.
- Só para algumas. – respondeu.
E eu me senti especial. Não que isso fosse algo muito importante, mas eu gostei de acreditar que se ele estava me mostrando, era porque queria que eu visse. Ele confiava em mim.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Minha Querida Sem Nome II
Romance"Ela", "Você", "Moça" é uma jovem adulta que mora com sua gata Zoé em um apartamento na cidade grande. Ela trabalha em uma biblioteca e gosta de escrever crônicas em seu tempo livre ou então ir a um bar perto de sua casa para beber seu drink favorit...