PERSÉFONE E PLUTO

4 0 0
                                    

Para os fundadores do Clube, Perséfone e Pluto, respectivamente rainha e rei do mundo subterrâneo (inferno), são os semi-arquétipos* fundadores da dinastia X, a "dinastia excluída"do mundo
superior.

Dentro da teoria dos semi-arquétipos , Perséfone corresponde a anima de Pluto e Pluto
ao animus de Perséfone.

Temos assim um complexo psíquico em ação, formado por dois arquétipos e dois semi-arquetipos : sombra + (Pluto) + sombra +
(Perséfone )

Arquétipo sombra + semi-arquétipo feminino anima integram a personalidade masculina Pluto.

Arquétipo sombra +semi-arquétipo masculino animus integram a personalidade feminina Perséfone .

A partir desses quatro seres arquétipos, os fundadores pretendiam explicar o envolvimento de ocultos fenômenos psicológicos por trás de todos os conflitos acontecidos na história da humanidade , das brigas de rua às guerras mundiais. Para esses pensadores, os quatro seres arquétipos em questão, não nasceram da mesma substância da luz vinda da nebulosa de Laplace , são não "nebulares", a sua origem é desconhecida até hoje. Eles concluíram que a psique não nebular não tem o semi-arquétipo ego e portanto essa psique se serve do ego da psique nebular. Sendo assim, eles estabeleceram duas teorias da psique : 1-uma parte considerável da humanidade não teria mente
nebular.
2-todos nos teríamos as duas psiques, sendo que em uns prevalece a nebular e em outros a para-nebular.

Não vou aqui falar da possível insanidade mental dos fundadores, mesmo porque não sou psiquiatra nem psicanalista. Sou apenas alguém que acompanhou de perto os passos de um de seus seguidores.

Ainda não pesquisei todas as notas deixas pelo poeta, talvez nelas encontre uma teoria completa sobre a psique paranebular. As notas examinadas até agora permitem apenas uma visão fragmentária dessa teoria. Uma das notas explica que metade da massa do universo e cheia de energia escura e a outra metade contém energia clara. Na psique paranebular existe apenas massa e energia escura de onde se origina o arquétipo sombra. A luz entra na psique paranebular por meio de um buraco em forma de cone feito na massa escura pelo atrito com os corpúsculos luminosos da massa clara. Do contato da luz com a energia escura surgiu a imagem. A primeira imagem seria a matriz de todos os arquétipos. Essa primeira imagem seria  apenas uma foco de luz saturada na ponta do cone. Esse ponto luminoso projetaria sua imagem dentro do cone formando uma segunda imagem, uma mancha clara, abstrata, que ao chegar ao fundo do cone adquire a forma de um círculo.

*semi-arquétipo é um conceito clubista que se aplica à todas as imagens complexas em oposição a arquétipo que seriam as imagens simples como o triângulo, o círculo e o quadrado.

Animas em animus foram  considerados semi-arquétipos precisamente por serem representantes de imagens complexas. Já sombra e considerado um arquétipo secundário*quando tem imagem abstrata e semi-arquétipo quando tem imagem complexa.

*arquétipo secundário e toda imagem simples abstrata em oposição a arquétipo primordial que são todas as imagens simples figurativas como o triângulo, o círculo e o quadrado.

História sem Título Where stories live. Discover now