INTERLÚDIO V

409 53 12
                                    


ENGANA-SE QUEM ACHA QUE O NEGRO É O FIM. DESDE A CRIAÇÃO, ELE É UM PONTO ESTENDIDO EM VÁRIAS MATIZES PELA VASTIDÃO, NUMA MISTURA QUE AVANÇA CONSTRUINDO AS OUTRAS CORES, CONTUDO É O BRANCO, QUE CONTÉM INFINITAMENTE TUDO, INCLUSIVE O NEGRO.

OLODUMARÉ, O PRIMEVO, AO "PENSAR", COM A SUA CAPACIDADE IRRESTRITA E DIVINA, "TORNOU VISÍVEL" SEU CONTEÚDO INFINITO, DANDO-LHE FORMA, PLASMANDO-O, DANDO INÍCIO A GRANDE MISSÃO DE CRIAR UM MUNDO MANIFESTO E CONSCIENTE. DESDE O PRINCÍPIO NEM TUDO FOI PERFEITO, POIS A ANCESTRALIDADE DOS RESPONSÁVEIS POR ESSA "MISSÃO" DIVINA FUNDAMENTARAM PONTOS QUE ESTAVAM NOS PLANOS DE OLODUMARÉ: A IDEIA DO LIVRE ARBÍTRIO E OS VÁRIOS ESTÁGIOS ESPIRITUAIS. ESCOLHA E AS SUA CONSEQUÊNCIAS FAZEM PARTE DO CORPO DE DEUS.

AO CRIAR OS SERES SAGRADOS QUE DARIAM PARTIDA A TUDO, OBATALÁ, COM O PRINCÍPIO MASCULINO-CRIADOR, ODUÁ COM O FEMININO-RECEPTIVO, POSSUIÁM TAMBÉM O IWÁ, O PRINCÍPIO DA EXISTÊNCIA GENÉRICA, O AXÉ, FORÇA E PRINCÍPIO DE REALIZAÇÃO E O ABÁ, O PRINCÍPIO QUE INDUZ TUDO A UM SENTIDO, UM OBJETIVO E UMA DIREÇÃO, O TERCEIRO, EXU, POSSUI O CONTEXTO DINÂMICO. ENQUANTO UM IDEALIZA, O OUTRO GERMINA E O OUTRO CRIA.

OS FUNFUNS OU IRUNMOLÉS, SÃO OS DEUSES RESPONSÁVEIS PELA CRIAÇÃO PROPRIAMENTE DITA, SERIAM ELES OS NOSSOS "PAIS CELESTIAIS", POIS NUMA JUSTAPOSIÇÃO REPRESENTAM A TOTALIDADE E A INTEGRALIDADE, SENDO A EXPRESSÃO DE DOIS PRINCÍPIOS PRIMORDIAIS: O MASCULINO E O FEMININO, QUE TORNAM-SE UNOS, QUANDO JUSTAPOSTOS, COMPLEMENTARES E EQUIVALENTES, TANTO NO MUNDO ABSTRATO DAS IDEIAS E SENTIMENTOS, ESPIRITUAL OU ORUN, QUANTO NO FÍSICO E REAL, O AIYÊ.

DEPOIS DELES, VEM OS ÈBORA, QUE ESTÃO EM MAIOR OU MENOR GRAU, PRESENTES EM TODA MANIFESTAÇÃO, ENVOLVENDO ASSIM, A QUALIDADE DE ENERGIA, A PERSONIFICAÇÃO, A PERSONALIDADE E O TIPO FÍSICO, SENDO ASSIM CHAMADOS DE NOSSOS "PAIS TERRENOS", GENITORES MÍTICOS E PORTANTO, TERRENOS, NO CONCEITO DO REAL DO AIYÊ, MUITOS COEXISTIRAM E COABITARAM ENTRE A CRIAÇÃO E A HUMANIDADE.

MESMO DIANTE DE TÃO INFINITA ORDEM, OBATALÁ DEIXA-SE ENGOLIR PELA VAIDADE E TORNA-SE SOBERBO, POIS HAVIA RECEBIDO A INCUMBÊNCIA DA CRIAÇÃO DO AIYÊ, DESCONSIDERANDO SUA CONTRAPARTE FEMININA, SENTIMENTAL E EMOCIONAL, ODUÁ, BEM COMO EXU IANGUI, A PROTOMATÉRIA DO UNIVERSO, A MONTANHA DE LATERITA ARDENTE – O ELEMENTO CATALISADOR, QUE MOBILIZA, DESENVOLVE, TRANSFORMA, COMUNICA, CRESCE E COLOCA TODOS OS OUTROS PRINCÍPIOS MANIFESTOS EM AÇÃO. TODOS ESSES ELEMENTOS E MATERIAIS MÍTICOS E SIMBÓLICOS FORAM-LHE ENTREGUES NO APÔ-IWÁ, O SACO DA EXISTÊNCIA, PARA A CRIAÇÃO DO AIYÊ, A TERRA E DOS ARA-AIYÊ, A HUMANIDADE.

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

As fagulhas dos pensamentos de Oduá queimavam ao relembrarem sua relação imperfeita com seu irmão. Obatalá, devido a seu ego imenso, não conseguiu reconhecer seus sentimentos e o espaço de sua irmã neles, pois gostasse ele ou não, ela era a Grande Mãe, sua polaridade feminina, tão importante para que sua missão desse certo. O pomo da discórdia entre os dois.

Sua incompletude o tornou silencioso, meditativo, voltado para seu mundo e sua sabedoria, seu rico interior e fechado à vida. Ela sempre representou o que ele não admitiria, nunca reconheceria e que sempre se impõe direta ou indiretamente a ele, quer queira ou não. Ser seu oposto incompatível com suas ambições ególatras e não a deixar ser incorporada à sua vida e por extensão a de todo o Universo, negando-a, tornou-a rancorosa, mais escura, pesada e densa.

Sem o receptáculo, não existe desejo de poder, e onde o poder e a força predomina, há a negação do receptáculo. Ambos são sombras indissociáveis do outro.

Agora era tarde para o sistema falido que seu irmão ergueu por cima de sua vontade. Oduá tinha um princípio desde que fora traída por ele e destruiria o que considerava que estava errado e por fim uma nova era seria edificada nos escombros daquele sistema corrompido antes mesmo de nascer. O tempo de seu irmão estava acabando, no final era ela quem retiraria o apô-iwá (saco da existência) e sua primazia, desferindo um golpe que acabaria com o poder dos Irunmolés e do Primevo. No fim, ela e suas filhas reinariam absolutas e o Universo teria a ordem natural restabelecida.

Orun - Aiyé: Guerra Santa #Wattys2016 (EM REVISÃO)Onde histórias criam vida. Descubra agora