TODO REGRESSO É PIOR DO QUE A VOLTA PARA QUALQUER PESSOA, LEMBRANÇAS DE TODA SORTE TE ESPERAM, SEU CORAÇÃO É QUEM VAI LIDAR COM A FALTA OU A DEMASIA DE CADA UMA, E TODO CORAÇÃO É FALHO, ANSEIA DEMAIS E ANSEIOS SÃO ILUSÕES PODEROSAS.
TODA FUGA É UM ATALHO, CADA ATALHO É USADO POR QUALQUER UM QUE SE DEITA COM O DESTINO. A CORDA BAMBA ESTÁ AMARRADA NUMA ESPADA SOBRE UM DESPENHADEIRO, NÃO EXISTE CERTEZA DE NADA ALÉM DA MORTE LÁ EMBAIXO, PORÉM NOSSA ETERNA BATALHA É COM A INCERTEZA DO DIA SEGUINTE. TODA CHUVA MOLHA, TODO VENTO SECA, TODO SER CONSTRÓI SEU PRÓPRIO ATALHO OU NÃO, MAS TEMOS PRAZO DE VALIDADE, DE TODA FORMA ATRAVESSAR O DESPENHADEIRO É NOSSO DEVER OU NÃO.
ASSIM COMO O MUNDO FÍSICO INTERDEPENDE DAS DIMENSÕES ESPIRITUAIS, POIS UM NÃO EXISTE SEM O OUTRO, AMBOS DEPENDEM DO DESENVOLVIMENTO DO ÒRÍ (CABEÇA INTERNA) DE CADA HOMEM VIVO QUE JÁ HABITOU O PLANETA, NUMA TROCA DE ENERGIAS NEM SEMPRE PERCEBIDA, ESSA DEPENDÊNCIA MOLDA O AQUI E O ALÉM ENTRE AS NOSSAS PERCEPÇÕES LIMITADAS.
O ÒRÍ TEM QUE SER CONSTANTEMENTE TRABALHADO E ALIMENTADO PELO SEU PORTADOR, O HOMEM, QUER PELA ESCOLHA DO ÒRÍSÁ CORRETO E A OBSERVÂNCIA DE SEUS PRECEITOS RITUAIS DE COMUNHÃO, TANTO PELA LEITURA DO SEU ODU PESSOAL OBTIDO PELO BABALAWÔ, QUE NORTEARÁ A VIDA DO NASCIMENTO ATÉ A SUA MORTE, COM A PROMESSA DE FORMAR E A MUDAR O SEU DESTINO E TRANSFORMAR A PRÓPRIA NATUREZA AO SEU REDOR, PROMESSA FEITA PERANTE ONIBODÊ, O GUARDIÃO, QUANDO DE SUA VOLTA A VIDA, A QUAL INFELIZMENTE ESQUECEMOS QUANDO NASCEMOS.
PARA OS YORUBÁ, O HOMEM QUE DESENVOLVE EM VIDA O ÒRÍ PELA MAGIA DO AXÉ, IDENTIFICAM NO AMOR HUMANO O MAIOR DOS AXÉS, O GRANDE PRINCÍPIO, O SEU DESPERTAR PERANTE A VIDA, EM SUA CONSTANTE EVOLUÇÃO DIALÉTICA.
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
O dia esperado chegou escondendo o Sol por nuvens cor de chumbo, essa timidez dele encobria até os distantes montes verdes, como se chamas brancas beijassem seus cimos.
Uma garoa rala gotejava, esfriando os ânimos que se enrugavam dentro dos corpos.
Tudo ocorrera dentro do esperado. O fim da colheita era comemorado pelo sucesso de uma safra recorde e após seguiria o jejum e o Dia do Silêncio, proposto pelo oráculo, portanto, não haveria ocasião mais propícia para uma fuga sem deixar resquício. O clima revelava a alma ansiosa de Oyá, que tentava se acautelar, sufocando sua ansiedade monstruosa, por ela, não haveria necessidade de nada disso, mas como prometera a Xangô, fugiria com ele durante a madrugada. Para ela, com escândalo ou não, iria embora de Irê, pois não suportava mais viver junto a Ogum, estando apaixonada por outro homem ou não, ela iria embora de qualquer jeito dali, uma vida enclausurada na submissão não era uma pretensão dela. Nenhum homem, por mais que o amasse jamais seria senhor de sua vontade, era livre de uma forma que ninguém entendia, seu coração lutava contra si e vencera sua resistência.
Xangô por outro lado ansiava que a situação com seu tio Ogum se resolvesse de outro modo, sabia que o homem não deixaria a história barato, quando descobrisse a verdade, mas isso era algo que não queria pensar, deixaria para pensar depois que estivesse longe dali, apenas importava viver com a mulher pela qual respirava, nunca imaginara amar de tal forma completada, sempre fora um galanteador e amante das mulheres, nunca esperava que a mulher de sua vida fosse a esposa de seu tio, mas, quando a imagem de Oyá entrava em seu pensamento, o dia ficava mais feliz, se dependesse dele, já estariam longe faz tempo, vivendo seu amor de forma plena, mas tinham que seguir com o plano, pensado nos mínimos detalhes.
Fez suas oferendas para seu Irunmolé e para Exu, pois o passo que estava dando seria o mais importante de sua vida, depois disso sua família seria dividida para sempre, não sabia que reação seu pai teria quando soubesse, mas nada do que ele dissesse mudaria alguma coisa do que faria, Oranmyan o afastou de sua vida a muito tempo, portanto a decisão final sobre sua vida era exclusivamente sua. Nada importava mais, contanto que Oyá ficasse ao seu lado, nem o escândalo que isso geraria e nem o ódio de seu tio o fariam desistir. Seus sonhos estavam caminhando rápido como uma tempestade, logo ele seria rei e tudo fluía para que suplantasse a todos os outros reis que vieram antes dele. Tinha muito poder e sua esposa também, juntos seriam imbatíveis.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Orun - Aiyé: Guerra Santa #Wattys2016 (EM REVISÃO)
Fantasi#Trailblazers #Wattys2016 Na África Mítica, uma conspiração ancestral, faz com que uma guerra fratricida sem precedentes irrompa entre os Brancos, os criadores do Universo e os Eborá, seus descendentes mantenedores e continuadores da cria...