XXVI. Se tivesse a decência de contar...

782 30 1
                                    

Joana

Acordo com o despertador do telemóvel. Levanto-me, sonolenta. Dirijo-me à casa de banho, a fim de tomar um duche. Depois de estar vestida abro as cortinas da minha janela. Neve!

Apresso-me a fazer a cama. Pego na minha mochila e desço a escada.

-Neve!- grito eufórica.

O meu pai e Marlene, que estavam a tomar o pequeno-almoço, não se moveram. Eu, pelo contrário, fui à janela da sala. As ruas estavam cobertas de um branco límpido. Já havia alguma movimentação, principalmente crianças a brincar e as mães a tentar controlá-las. Sorri.

Sento-me na mesa para tomar o pequeno-almoço. Liliana ainda não tinha descido, provavelmente ainda estaria a dormir. Ela entra sempre mais tarde que eu na escola. Horário mais flexível.

-Hoje vou a pé.- sorrio para o meu pai.

-Calculei que me dissesses isso. Então é melhor apressares-te.

Acabo de comer e vou lavar os dentes. Enrolo um cachecol no meu pescoço e pego num blusão.

Mando uma mensagem a Louis a dizer que vou a pé para a escola. Corro para a porta de entrada com a mochila e despeço-me do meu pai e Marlene.

Toco na neve como se fosse um grande fenómeno que nunca tinha visto na minha vida. Na realidade, poucas vezes vi.

-Bom dia.- cumprimenta Louis com um sorriso.

-Esteve a nevar durante a noite. Neve!

-Também pensei que fosse por isso que quisesses ir a pé.- sorriu.

-Sim. Em Portugal não neva. Quer dizer… Há neve, mas em poucos sítios.

Durante a pequena viagem de casa até à escola, não pude deixar de apreciar e absorver tudo o que via. Pensando bem, tenho muito tempo para ver isto tudo.

Entramos na escola. Estavam vários cartazes pendurados em placares e até mesmo nas paredes. Aproximamo-nos para ver o que era.

-Ah, finalmente meteram os cartazes- exclama Louis.

O cartaz estava provido de um verde e vermelho natalício. É a anunciação de uma festa de natal na escola, mas não estava só isso, também dizia que haveria uma atuação de cinco rapazes. Zayn, Liam, Louis, Harry e Niall.

-Louis, quem é a Laurel?- pergunto a sorrir.

-É a rapariga que costuma organizar os eventos de alunos.

Então era por isso que ela queria falar com Harry, por causa da festa de natal. Nada mais. O evento iria realizar-se um dia depois de terminarem as aulas.

Uma rapariga sorridente vinha na nossa direcção. Trish. Sorriso falso. Como é capaz de ser tão mesquinha…?

Eles não se beijaram. Apenas sorriam um para o outro sem sequer falarem. Aquela rapariga deixa-me furiosa.

-Olá, Trish.- Louis parece ter acordado transe e decidido falar.

-Olá…

-Hum… Esta é a Joana- apresenta-me atrapalhado.

Primeiro sorrio para mim, mas depois começou a demonstrar uma cara séria e austera. Provavelmente lembrou-se que fui eu quem abraçou Louis no final do jogo. Não a cumprimentei, não depois daquilo que sei.

-Vemo-nos mais logo.- digo com um tom mais natural possível.

-Está bem…- responde Louis.

Afasto-me dos dois. Não me interessa se fui arrogante, ela merece. Avisto Liam com Alysa.

-Bom dia- cumprimento-os.

-Joana! Já viste os cartazes?- perguntou Alysa muito animada.

-Sim.- sorrio.

Conversamos durante uns minutos, até que toca e cada um foi para a sala.

A aula de matemática passou a correr. Passa sempre. Enquanto andava pelos corredores reparei que alguns alunos acenavam a Niall, provavelmente por causa do cartaz. Também cumprimentavam Harry, mas isso já era habitual.

Conversávamos os quatro animadamente quando vimos Louis e Trish bastante próximos. Niall e Vanessa admiraram-se, mas Harry não. Ele era o melhor amigo de Louis por isso é natural que já saiba.

De repente, lembro-me do que Trish disse acerca de Louis e Harry. Ele não se apaixona por ninguém, é um alvo difícil de se atingir…

-Bonita no exterior- comenta Harry.

-Cobra no interior- completo. Harry arqueia uma sobrancelha. Só ele parece ter ouvido.

Aproximamo-nos dos dois. Louis apresenta Niall e Vanessa a Trish. Após algum tempo, os três conversavam animadamente. Eu e Harry permanecíamos calados.

Observei Brandom a olhar para Trish, e quando isso acontecia ela esforçava-se para sorrir ainda mais e aproximar-se de Louis. Por momentos comparei Trish a um cão rafeiro, mas nem isso ela merece ser comparada, estaria a insultar o pobre do cão. Reviro os olhos.

-Uma vez perguntei-te se gostavas do Louis. Ainda manténs a tua resposta?- Harry sussurra-me ao meu ouvido. O som da sua voz ainda parecia mais rouco sendo ouvida mais de perto. Isso fez-me estremecer.

Lembro-me de ele ter perguntado isso quando nos perdemos na floresta. Eu apenas respondi “Sim e não”, ele pensou que eu estava indecisa em relação ao que sentia por Louis. Mas eu não estava, não estou e talvez nunca estarei indecisa. Louis é um amigo que eu estimo.

-Quando eu te respondi “sim e não” estava apenas a querer dizer que gostava de Louis como amigo, nada mais para além disso. Nunca estive indecisa de nada.- respondo num tom baixo, olhando para Harry.

-Então, quando a Trish abraça o Louis, porque reviras os olhos?- pergunta-me.

-Acho que, para já, não te devo contar. Talvez se tudo perder o controlo…

-Perder o controlo? Joana, tu fazes com que eu me sinta burro, às vezes.

Simplesmente me rio com o que ele disse.

E as semanas passaram. Trish e Louis cada vez mais próximos, inseparáveis. Eu não poderia fazer nada.

Niall e Vanessa insistiam em esconder a sua relação, mas eu sabia de tudo. Ninguém notou na sua pequena proximidade, nem mesmo Zayn que gostava de ter uma boa conversa com Vanessa para não se afastarem demasiado.

Finalmente, houve o derradeiro dia em que o meu pai me contou acerca da gravidez de Marlene. Eu disse-lhe que já desconfiava mas queria ouvir da sua boca. Tudo foi falado com total naturalidade e eu acabei por aceitar o ser que daqui a alguns meses iria nascer.

Para me afastar de pensamentos alheios focava-me mais nos estudos e em tirar boas notas nos testes. Até que a penúltima semana de aulas chegou. 

-----------------------------------------------------------------

Obrigada a todas as novas leitoras que têm votado e lido a Fic, espero que estejam a gostar do que escrevo até agora :)

E quero dar um especial agradecimento à leitora e escritora que divulgou a minha Fic, pois muito provavelmente sem a sua ação eu não teria chegado às três mil leituras tão depressa :D

Confias em Mim para Amar?Onde histórias criam vida. Descubra agora