Capítulo 23 - Fontana Di Trevi

50 9 2
                                    

― Você é realmente brilhante, Enzo! ― ironizou Doralice enquanto nos aproximávamos da delegacia.

Eu tentara explicar o motivo da reação que eu tive pouco antes do inspetor Carboni me telefonar. No entanto, eu me perdi em meus próprios rodeios e não consegui ser objetivo. Para que Doralice não se sentisse ainda mais desapontada, contemporizei:

― Talvez a pessoa mais adequada para satisfazer a sua curiosidade esteja nos aguardando atrás de uma mesa dentro de um gabinete.

O inspetor Carboni avançou na minha direção quando me viu entrando na antessala da delegacia. Notando que Doralice me acompanhava, ele me lançou um olhar hesitante. Doralice antecipou-se.

― Prazer em conhecê-lo, inspetor Carboni. Sou a esposa de Lorenzo. Não temos segredos. Meu nome é Doralice Rodanelli ― Ela disse antes de esticar as mãos para cumprimentá-lo. ― Aposto que é algo relacionado aos casos do xadrez, não é?

Um leve sorriso se abriu na boca do inspetor.

― Palpite certeiro, Sra. Rodanelli. Venham até meu gabinete. Presumo que a notícia circulará em breve nos telejornais noturnos.

Eu e Doralice nos entreolhamos enquanto entrávamos no gabinete do inspetor Carboni.

― Aconteceu mais uma vez, Sr. Lorenzo ― disse o inspetor em tom severo. ― Outra morte. Outro ponto turístico. E outra peça de xadrez.

― E a vítima? Também foi outro jovem? ― perguntei, curioso em confirmar minhas recentes expectativas.

― Esse é o problema ― respondeu o inspetor com ligeiro desapontamento na voz. ― Desta vez, a vítima foi uma mulher. E ainda não confirmamos oficialmente a sua identidade.

Ele fez uma breve pausa e acrescentou:

― E há fortes indícios de que não foi um homicídio.

Meu queixo caiu ao ouvir a última frase.

Honestamente, eu não ficara admirado com o fato de a vítima ter sido uma mulher. Eu até esperava por isso. Contudo, eu não esperava que não fosse um homicídio.

Doralice rompeu o silêncio que se fizera:

― Ela se suicidou, inspetor? Onde foi que ela morreu?

― Fontana Di Trevi. Vários turistas se espantaram quando a vítima tombou de bruços dentro da fonte. O tenente Desinone fazia uma ronda próximo dali quando o tumulto se formou. Quando a mulher foi retirada da fonte, já havia engolido bastante água. Foi fatal para ela. O tenente Desinone assumiu o controle da situação e pediu que entrassem em contato comigo tão logo fosse possível.

― E qual foi a peça de xadrez encontrada? ― Doralice perguntou, curiosa.

― Um bispo branco ― disse o inspetor. ― E do mesmo modelo das peças achadas nos outros dois crimes.

― Vescovo? ― murmurei involuntariamente.

O inspetor enrugou a testa.

― O que foi que disse, Sr. Lorenzo?

― Vescovo ― respondi. ― Em italiano, "Vescovo" significa bispo. No sentido eclesiástico, é claro. Bispos, arcebispos, etc.

― Compreendo ― concordou o inspetor. ― Eu estranhei o seu comentário porque, quando se trata do bispo, a peça do xadrez, costumamos chama-lo de "alfiere". Tem algo em mente, Sr. Lorenzo?

― Ih, inspetor! ― Doralice antecipou-se à minha resposta. ― O Enzo sempre está pensando em alguma coisa. Mas eu tenho certeza de que perderemos muito tempo se ele tentar explicar seus pensamentos agora...

Movimentos perigosos (COMPLETA)Onde histórias criam vida. Descubra agora