Capítulo: 44

1.6K 83 1
                                    

O Tempo passa, o estado de Ana continua o mesmo. Os médicos tentam fazer com que a sua
leucemia seja controlada através da quimioterapia, e entre em estágio de remissão outra vez para que Ana possa fazer o transplante.

Priscila e Natalie entram em um programa para “pais” de primeira viagem. Priscila não gosta muito da idéia, a acha desnecessária já que elas terão Bertha e uma babá para cuidar do bebê, depois de muita briga Natalie acaba convencendo que elas são as mães e têm que cuidado da filhinha delas, pelo menos saber dar banho, trocar fralda e ninar. Priscila acaba indo as aulas com Natalie, como a gravidez de Natalie já estava avançada e elas tinham pressa. A professora faz um intensivo para as duas. Natalie aprende tudo muito rápido, até porque já tinha cuidado de Ana Paula quando era bebê, agora Priscila era um desastre completo, o que garantia boas gargalhadas de Natalie e da professora. Isso a deixava furiosa, mas com muito carinho Natalie a amansava e fazia com que ela se concentrasse nas aulas.

Entendo um pouco das fases do tratamento da leucemia:

Fase I (chamada indução): Usa-se a quimioterapia, com o paciente internado. Na terapia de indução o propósito é de destruir a maior quantidade possível de células leucêmicas e fazer com que o paciente passe à remissão.

Fase II (chamada consolidação): Continua o uso da quimioterapia, na qual se destroem as células leucêmicas restantes. O paciente pode ser acompanhado em casa (retornando ao Hospital para o tratamento, mas sem passar a noite) para manter o paciente em remissão (sem sintomas).

Fase III (chamada profilaxia): Usa diferentes drogas de quimioterapia, algumas vezes combinadas com radioterapia para prevenir que a leucemia não atinja o cérebro e o sistema nervoso central durante a fase de indução e consolidação. A radioterapia consiste no uso de raios X ou outros raios de alta energia para eliminar células cancerosas e reduzir o tamanho de tumores. 

Fase IV (chamada manutenção): Envolve o acompanhamento médico regular com exames físicos e laboratoriais após a leucemia haver sido tratada, para ter certeza que ela não retornará.

Fase V (chamada re-indução):
Nos casos recorrentes, faz-se a repetição dos medicamentos usados na fase de indução da remissão. São usados vários tipos de drogas de quimioterapia em diferentes doses para tratar a doença que voltou. O paciente
pode precisar de vários anos de quimioterapia para manter a leucemia em remissão.

 “Quem quiser saber um pouco mais sobre o transplante, é só acessar esse link, pois não entrarei em muitos detalhes a respeito disso porque não sou médica e posso falar uma besteira”

Natalie já está com 37 semanas.

**Casa de Natalie e Priscila**

4 Horas da manhã

Natalie levanta-se e vai ao banheiro, faz suas necessidades fisiológicas e volta para quarto, quando está  há alguns passos da cama sente algo escorrendo pela sua perna. Ela vai ate a luz e a acende e nota que é algo parecido com urina.

- Ué! Mais eu acabei de ir ao banheiro – diz para sim mesmo até que se dá conta de que aquilo não era urina e sim que sua bolsa havia rompido. 

Ela fica desesperada e grita Priscila, esta acorda assustada dando um pulo na cama.

-O que foi amor? – pergunta assustada.

-Aconteceu uma coisa - olha para sua camisola molhada, Priscila segue seus olhos e ri:

-Fez xixi na calça? – pergunta e começa a rir desesperadamente.
-CLARO QUE NÃO – responde Natalie gritando brava – A MINHA BOLSA ESTOUROU.

☆Nᴀᴛɪᴇsᴇ☆ ✓ ⱧɆ . ₳Ⱡ . ł₦₲Onde histórias criam vida. Descubra agora