GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA
SECRETARIA DE CULTURA
FUNDAÇÃO PEDRO CALMON - CENTRO DE MEMÓRIA E ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA
PROJETO: AS NORNAS E O CANDELABRO VARA SETE
CATEGORIA: LIVRO E LEITURA CLASSIFICAÇÃO Nº 43
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Lau Capenga retirou-se desapercebidamente de dentro da igreja, logo após a saída de Andur. Ele se dirigiu para a entrada de Vassbothdalen.
– Aqui, Lau! – Era a voz de Losekung jogando–lhe uma pedra. O deficiente reconheceu a voz, ele viu um vulto no meio da nevasca e foi ao seu encontro.
– Estou assustado, Losekung!
– Eu te disse que o teu plano não daria certo, que era loucura. Eles me viram e vão achar que fui eu o mentor do roubo deste maldito Candelabro. Eu te disse para não prosseguir-mos com este plano estapafúrdio, mas você, com esta história de que iríamos nos curar se tivéssemos o objeto sagrado em nossas mãos, repare agora no que deu! Eles já sabem que estive por lá e estou encrencado.
Adentraram Vassbothdalen.
– Mas nós sabemos que foi um Kobold que roubou o Candelabro, nós vimos!
– Vai lá e conta então! Veja se eles vão acreditar em você, um aleijado que só vive reclamando!
– Não há necessidade disto meu amigo. Fique tranquilo. Eles julgam ter sido a Erle que mandou o ladrão.
– Então eles já sabem que o ladrão é um Kobold?
– Não, não sabem. Mas não é só você que está encrencado. Gudmund também me viu, e acho que tinha mais gente atrás da última sepultura. Por acaso era você?
– Sim, eu estava por lá!
– Ufa, ainda bem. Imaginei tratar–se de outra pessoa. Mas por acaso você me viu?
– Sim, não só você, mas como um monte de pessoas andando por lá. Você por acaso não saberia me dizer quem eram aquelas pessoas que andavam pelas laterais da igreja?
– Não, até gostaria de saber quem eram elas. Mas fiquei agora mais tranquilo que somente Gudmund me viu. Deste ai eu tomo conta. Se ele me perguntar algo, direi a ele que havia ido rezar na sepultura de Borghild antes da cerimônia. E foi quando escutei os gritos deles de "pega– ladrão", correndo atrás do Kobold!
– Quanto a mim, eu só queria ver o início dos festejos à minha Santa. Faço isto todos os anos. Maldita hora que te dei ouvidos, Lau. Tudo isto que aconteceu só pode ter sido um castigo de Deus. Até o céu pretejou de um jeito nunca visto!
– Também fiquei apavorado na hora que eu vi o céu daquele jeito. Agora meu amigo, o leite está derramado. Mas ainda tenho uma dúvida.
– Qual?
– Quem eram as outras pessoas que você disse ter visto?
– Com esta nevasca não dava para ver nada, Lau Capenga!
– Mas algo me diz que o bispo, Agot e Andur estão metidos nesta confusão!
– Mas porque o bispo e Agot? Desconfiar de Andur, ainda faz algum sentido, mas do bispo? Não vejo esta possibilidade.
– Você se recorda do que te disse sobre o Candelabro!?
– Sim, mas o que tem isto agora?
– Antes de sair, esperei um pouco na rua, quando vi Alfhild dizendo ter visto a Erle em cima da torre.
VOCÊ ESTÁ LENDO
As Nornas - O Candelabro Vara Sete
FantasíaISBN - 978-65-81777-00-5 Série composta por 5 volumes. Uma fascinante história de Gnomos, Elfos, Anões, Bruxas e deuses nórdicos. Ficção Imaginário Popular ( Fantasia). No ano de 1864, na cidade de Talvik, norte da Noruega, três bruxas estão em bus...