7 - Os Segredos do Cristianismo

77 40 1
                                    

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA

SECRETARIA DE CULTURA

FUNDAÇÃO PEDRO CALMON - CENTRO DE MEMÓRIA E ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA

PROJETO: AS NORNAS E O CANDELABRO VARA SETE

CATEGORIA: LIVRO E LEITURA CLASSIFICAÇÃO Nº 43

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Os segredos do Cristianismo

     (la Sekretoj de kristanismo)

– No início deste livreto Losekung, existia muitas coisas escritas a respeito do líder religioso Martinho Lutero. Eles tem um fascínio enorme por Lutero, mas as anotações de Kraemer me chamaram atenção. Eu fiz a cópia de tudo que achei interessante, mas três fatos descritos por Agot me intrigou.

– Quais meu amigo!

– Vou ler o primeiro você. – Lau ajeitou-se, olhou para a fogueira percebendo que o fogo que os aqueciam, já estava alto. – A primeira diz respeito a uma suposta falha que ele disse ter encontrado na bíblia sobre o nascimento de Jesus Cristo, fazendo comparações.

– Jesus Cristo?

– Sim... eu vou ler pra você: "E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Heródes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém. Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos Judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos adorá–la. Daí Losekung eu te pergunto, em que período estamos?

– Em dezembro... mas o que tem isto? Você apenas leu uma passagem bíblica. Não estou vendo nada demais.

– Mas a Ordo sim, Losekung. Fique então sabendo que eles batizaram este mês como O nascimento do deus solar, em função do solstício de inverno, que ocorre todos os anos, no dia 21 de dezembro.

– O nosso Solstício de Inverno?!

– Sim. E pode notar que tudo esta ligado, Losekung!

A fala de Launeste instante passou a fazer algum sentido para Losekung. Ele que sempre havia lia os livros da biblioteca da igreja e que conversava de conversar com o falecido Bispo Borghild sobre diversos temas, passou a dar mais atenção ao que Lau estava dizendo.

– Interessante, continue amigo!

– Pois então! Embora a igreja não aceitasse oficialmente os conteúdos descritos nos chamados Evangelhos Apócritos, por não serem frutos de uma revelação divina, Kraemer queria divulgá–los para a população. Ele relatou uma coisa muito séria... – Parou de falar o deficiente, olhando as labaredas do fogo onde os pombos estavam sendo assados.

– Mas continue!

– Você tem certeza que vai comê–los!

– Sim... só se você não quiser! Mas continue a ler está ficando muito interessante.

– Dizia ele que Jesus não tinha nascido no dia 25 de dezembro!

– Ele quem? – Assustou–se Losekung com a revelação de Lau.

– Kraemer.

– Mas o que levou a ele ter tanta certeza assim? A data estava escrita lá?

– Sim. Nos apontamentos de Agot, ele dizia que a data foi escolhida previamente pela igreja, para o nascimento de Jesus. Isso se deu para substituir nossos deuses daquela época.

– Nossos deuses?!

– Sim, os representantes da igreja queriam substituir um deus pelo outro. Os deuses nórdicos, assim como Mitra, Osíris, Apolo, Dionísio e outros tantos que nasceram neste período. A intenção da igreja era a de jogar todos eles para o segundo plano e manter somente Jesus Cristo neste dia. Então, eles fixaram a data de 25 de dezembro. A ideia era simples e podia render um notável poder religioso e eles estavam certos: O nascimento de Jesus ocuparia o lugar da festa romana do sol invictos. Este era o objetivo do Cristianismo, Losekung. – Parou por um instante organizando as ideias. - Você deve lembrar das passagens da lança dos longinos e o dorso perfurado de Odin por uma lança quando ele passou nove noites enforcado em Yggdrasil?

As Nornas  - O Candelabro Vara SeteOnde histórias criam vida. Descubra agora