19 - A salvação do mundo

36 21 0
                                    

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA

SECRETARIA DE CULTURA

FUNDAÇÃO PEDRO CALMON - CENTRO DE MEMÓRIA E ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA

PROJETO: AS NORNAS E O CANDELABRO VARA SETE

CATEGORIA: LIVRO E LEITURA CLASSIFICAÇÃO Nº 43

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

A salvação do mundo

(la savo de la mondo)

Thym após os festejos do Lussikatt solicitou a Baerherl que fizesse uma inspeção em Vassbothdalen, ele queria mais informações sobre o aparecimento repentino do Kobold, que era preocupante.

Baerherl era um dos mais astutos e observadores gnomos, tinha uma grande habilidade em seguir pegadas e identificá-las como nenhum outro do seu reino. Fatos como o aparecimento do Kobold, a perseguição feita pelos dois Goblins, além da presença do Troll eram questões preocupantes para a segurança dos gnomos. Foram estas as recomendações repassadas para Baerherl.

Enquanto instruía Baerherl percebeu que Tomte Haroldson caminhava apressadamente, carregando uma lamparina para a Biblioteca Lidskjalf. Era tarde para alguém ir até a biblioteca. Thym notou o estado de apreensão na caminhada de Tomte Haroldson, estranhou porque o gnomo não havia lhe procurado para contar o que tinha acontecido em Talvik. Os festejos ao Lussinatt foi o impercílio em ter a conversa com Tomte sobre Talvik.

Na biblioteca, Tomte foi direto para o corredor dos temas místicos. Thym não queria ser percebido, sentou-se em outra mesa, bem atrás de Tomte, fingindo ler alguma coisa para não chamar a atenção do gnomo.

- Não faz sentido! Não faz sentido! - Reclamava Tomte consigo mesmo, repetindo várias vezes a mesma frase.

O gnomo levantou-se e começou a dar sucessivas voltas em torno da mesa. Depois se encaminhou novamente para o corredor místico, apanhou outro livro e, assim, a cena se repetiu e ele continuava falando: Não faz sentido! Não faz sentido!

Thym ficou intrigado. A mesa de Tomte estava abarrotada de livros. Percebeu que Tomte não se contentava com as respostas buscadas neles e somente resmungava: "Não faz sentido"!

Tomte Haroldson notou a presença de Thym, parou, olhou para o mestre e ficou sem emitir nenhuma palavra. Constrangido, coçou o nariz e folheou outro livro, como se estivesse buscando respostas. A cada folhear, ele repetia: "Não faz sentido". Inconformado, o gnomo levantou-se e foi para o setor de religiões, neste setor, ele demorou um pouco mais.

Lidskjalf estava vazia nesta final de noite, já era quase início da manhã. Tomte retornou com o livro principal das religiões, uma obra organizada por Tikleskor. Thym reconheceria o livro mesmo de longe, apesar da pouca luminosidade que o ambiente detinha naquele momento. Thym conhecia aquele livro, era a obra do grande líder religioso, Martinho Lutero em mãos de Tomte.

Tomte postou-se na cadeira, afastou os outros livros para dar mais espaço na mesa e abriu cuidadosamente a obra organizada por Tikleskor sobre Lutero.

- Lutero! Espero encontrar algo aqui!

Tomte levantou a cabeça e olhou para o teto de Lidskjalf. A conversa que ele teve com Erica não saia da sua cabeça. O líder religioso de Hakon, apesar de falecido há anos, poderia revelar alguma pista sobre o desaparecimento do Candelabro. Imaginouditava que a luz para aquele mistério poderia estar nos apontamentos de Tikleskor. Intuiu...algo o levava a este caminho.

As Nornas  - O Candelabro Vara SeteOnde histórias criam vida. Descubra agora