Um título aleatório? Talvez. Mas a frase me fez reflexir a tarde toda, na verdade tudo que foi dito no ultimo tempo de aula hoje me fez refletir muito.
Começando, a tarde já deu merda na entrada da escola. Alguns alunos estavam com a camisa do projeto da feira de ciências. Foi dito que essa camisa seria aceita como fardamento, porém não é bem assim que funcionou. A diretora disse que não pode mais ser usada.
No primeiro tempo todos achavam que seria vácuo, pois já estava uns 10 minutos e a professora nada de chegar.
Nayme estava muito afastada, parecia está triste ou algo assim. Então eu fui lá encher o saco dela, nada melhor que isso, certo? O.k. depende da situação. E eu sou péssima em ajudar alguém, nunca sei direito o que fazer. Então eu a escutei. E também ouvimos música, e a professora chegou. Ela fez umas perguntas que valeria notas como ponto de participação. No meio das perguntas, a diretora entrou na sala e foi explicar que não poderíamos usar a camisa do projeto, a camisa do projeto deveria ser usada apenas no dia do projeto, e ficou falando sobre como o fardamento é importante e etc.....
No segundo tempo, fomos à sala de mídia. Todo mundo achando que era geografia, chegando lá era ciências. Ela nos passou um vídeo sobre o sistema muscular, e disse que era para anotar algo para nosso conhecimento. Não consegui concentrar nem por um minuto no vídeo, porquê do nada veio uma preocupação, mas não com algo, ou com alguém. Só uma sensação muito estranha, e meu coração estava parecendo sufocado, literalmente. Sobre o vídeo a úncia coisa que consegui anotar foi que o corpo humano tem 206 ossos, e quando recém nascidos são mais de 370, e que conforme vamos crescendo eles vão se fundindo, e nos fortalecendo; que os ossos do dedo foram projetados para trabalhos delicados, e que o joelho é a articulação mais complexa; e que perdemos altura durante o dia, mas recuperamos durante o sono. O vídeo era uma enciclopédia, e como cobaia eles mostraram um cara que queria bater dois mil quilômetros de corrida na água, algo assim. Ele fez na água e no laboratório. Só de ver o vídeo já fiquei cansada. No fim, a professora iria nos mostrar um slide, sobre tal assunto. E foi no laboratório pegar o seu Chico, o esqueleto. E foi explicando o nome e localização de ossos, que segundo ela, é nossa obrigação saber.
- Crânio e suas divisões (osso frontal, parenal, temporal......) E sua função principal, proteger o cérebro.
- Mandíbula
- Vértebras semeais
- Vértebras tóraxas
- Vertebras Combais
- Vértebras "Sacro"
- Cóccix
- Clavícula, um osso frágil e que se regenera.
Então ela citou algo parecido com o que foi dito no vídeo, que sempre nossos ossos estão se regenerando e em três anos todo nosso esqueleto é formado por outros ossos. E deu como exemplo uma musiquinha, não lembro a letra, mas era tipo nada do que foi será de novo do mesmo jeito um dia....Nayme disse que Lulu Santos fez um cover. De qualquer forma, acho que nunca ouvi essa música.
- Escápulo.
- Costelas
- Pelve
Daí ela explicou que, a pelve, ou osso da bacia, como muitos chamam (porém é errado, o certo é pelve) da mulher é mais larga que a do homem, e que sempre que ver um esqueleto, e quiser saber se é feminino ou masculino, tem que ver a largura da pelve. Então membros superiores e, em seguida, inferiores.Na aula de artes tivemos que fazer a bendita máscara com gesso. A combaia do nosso grupo foi Arthur. Começamos cortando, depois mergulhando na água e colocando em seu rosto. No fim deu tudo certo, mas na hora foi uma merda/bacana.
Leandra e Nayme colocaram gesso na boca de Arthur, o que o impediu de falar. Acho que não teria cobaia melhor que ele, eu por exemplo estaria rindo o tempo todo. Como Arthur não conseguia falar, Marcos e Robertinhos tiraram proveito da situação.
- Arthur, se tu já me deu a bunda diz alguma coisa aí
Arthur não disse nada, até porquê não podia. Mas quis rir.
Caiu gesso no olho dele, a máscara começo a infiltrar, e ele não podia falar. Pegou o celular de Marcos e então se comunicou conosco. Quando já estava tudo certo, Nayme e eu fomos lavar as mãos. No caso ela, eu apenas a acompanhei. Era final do terceiro tempo, algumas turmas já estavam lá fora, pois já era quase início de intervalo.
Retornamos à sala, então Guilherme me chamou para encher a garrafa dele, aproveite que eu iria ate o bebedouro, então levei Scott também. Na cantina, vi Alessandro e alguns amigos deles, acenei para ele que devolveu mas não disse nada; quando íamos voltando para sala encontramos Josiscleiton, então ficamos patetando por aí.
Voltei para sala junto com João Guilherme. Arthur juntos com as meninas ainda esperava a máscara secar.
- Arthur tu quer melitos? - Perguntou Josiscleiton, como Arthur não podia falar, tanto ele, quanto Marcos ficaram zuando Arthur.
- Arhtur tu quer brigadeiros? -Perguntou Marcos, assim que Josiscleiton saiu da sala. - Se quiser eu compro todos esse aqui da Alimak, mas tem que falar agora.
Arthur saiu correndo atrás de Marcos, com uma tesoura na mão. Nayme pegou a tesoura, e Arthur parou.
Logo depois a máscara fora tirada do rosto de Arthur. Olha, sinceramente, saiu melhor do que eu esperava.
Aproveitamos o restinho de fim de intervalo, e então, Elvison aparece. Vimos eles no fim do segundo tempo, quando saímos da sala de mídia para voltar para nossa. Ele passou o corredor, e foi para nossa sala. Claro, meus amigos não perderam a oportunidade de me zuar. Elvison, foi meu crush. Sabe quando você tem um professor, e tem um crush dele? Foi tipo isso que aconteceu com Elvison, Nayme sabe bem como é isso. A maior diferença entre meu crush no Elvison, e o de Nayme no "professor F" é que, ah tem muitas. Por exemplo, Elvison tem 21 anos, o Prof° F deve ter uns 28 anos, se bem que ele parece ser mais novo, talvez até mais novo que Elvison. E Elvison, não é tecnicamente professor. Olha outras coisa que diferencia eles, é que Elvison é muito mais engraçado.
Enquanto seguimos Elvison para nossa sala, e Leandra e Josiscleiton ficavam rindo da minha cara, eu lembrei da decepção que eu tive, quando descobri que ele é ariano, e que na época, tinha 20 anos. Sim, eu achava que era bem menos. Olhando agora ele mudou muito, e ficou mais estranho. O cabelo dele já foi mais bonito. O cabelo dele é muito cacheado. Mas hoje, parecia, como as pessoas chamam, um bombril.
Porem não posso falar nada, também tenho cabelo cachedo, e as veze da preguiça arruma-lo. Por isso ele é a bosta que é.
Ele chegou e escreveu no quadro uns cálculos, elétrons e falou sobre átomos. Ninguém entendeu nada.
- Então gente, para quem não me conhece, meu nome é Robernilson, mas também me conhecem por Elvison Aireviol. E eu vou falar sobre Átomos para vocês.... Mentira, eu sou muito legal, coloquei isso no quadro apenas para zuar vocês. Hoje eu vim falar sobre meu projeto, que a maioria já conhece, e também dizer que fiquei muito feliz pois ele teve resultado. O projeto impacto, meu e de outras pessoas................Ele teve apoio da prefeitura, e claro, é óbvio, que eles queria ter influência política, mas não vamos relevar esse fato. Estou aqui graças à diretora que se preocupa com vocês, e alguns alunos que pediram. Quero dizer que o motivo da minha voz estar rouca, é por culpa do fim de semana vitorioso para o Flamengo e que estou aqui, digo novamente, a convite da diretora Maria, que se preocupa com vocês. Eu sei que ela tem cara de chata, parece um general, mas ela se preocupa com vocês. Ela me chamou hoje para debater com vocês um assunto muito sério, e que está acontecendo aqui nesta escola......A automutilação.
- Cara, eu jurava que era o Fardamento -Sussurrou Nayme, o que me fez rir - Mas o que ele iria falar sobre o fardamento.
Ele continuou, contou como ele era, que ele gostava de sinceridade, contou um diálogo que teve com a gestora, e fez tudo mundo rir, disse que éramos para se sentir livres, se quisemos rir, para rirmos, caso fosse para refletir, era para pararmos para pensar, caso quisemos bater palmas, e no caso de querer chorar, era para fazer isso apenas em casa, pois ele seria o primeiro a rir. Então foi aos poucos foi entrando no tema.
- Eu lembro de quando estudava aqui. Ensino médio, treze anos, o aluno mais novo. Sempre gostei muito de aprender novas palavras, e procurar o significado. Certa vez, eu ouvi uma palavra, que nunca tinha ouvido antes, e queria muito saber o significado. Fiquei uma Semana todinha tentando descobrir o significado. Então perguntei de um amigo. "Tem uma palavra que eu quero muito saber o significado", "Diga, qual a palavra" "vocês estavam falando ela outro dia", "então, qual era a palavra" -a cada fala, Elvison trocava de lugar. Para ser ele e o amigo dele -"O que é Suruba?'
A sala toda começou a rir. Até mesmo Ycelk, a mais inocente, ou pelo menos, parece ser a mais inocente de toda a turma.
- Ele me perguntou se ainda era "cabaço" e eu respondi que sim, então ele contou que teria uma festa na quinta, e que acabaria às duas da manhã, e que eu descobriria o que era. Eu por conhecer minha mãe, fui logo lavando a louça, varrendo a casa....No dia que eu pedi ela deixou, às oito eu iria. Mas às dez deveria estar em casa. "mas mãe, as dez as pessoas estão chegando" "E daí, Elvison? As dez você estará voltando" "Mas mãe, serão só duas horas" "você pode ficar em casa, se não quiser voltar as dez" "Não, mãe. Sou um filho responsa, vou estar aqui as dez. Que horas tenho que estar aqui, mãe?" "às dez" "Seu filho responsa estará aqui as dez." " Que horas mãe?"
Ele contiunou a história, que ele chegou em casa às 22:08 e apanhou. Ele fez um teatro, que eu provavelmente acreditaria caso fosse a mãe dele. "mãe seu filho estar aqui, às dez, saudável, lindo, sem nenhum arranhão, sério que vai me bater?"
- Outra vez, eu liguei para meu pai, que teria uma reunião até mais tarde, e pedi para ele ir me buscar na festa, para assim, podermos chegar juntos em casa e eu não apanhar. O plano era perfeito, e tudo saiu como planejado, ate chegarmos casa. Quando chegamos minha mãe nos aguardava com o cinturão. "olha mãe, seu filho responsa chegou junto com o pai responsa" Nesse dia apanhamos eu e meu pai. Ja perceberam como é bom dormir com o coro quente? Nesse dia eu apanhei, não eu levei uma surra da minha mãe. E enquanto eu tomava banho, ela bateu na porta do banheiro e disse "Elvison, tem um prato de comida no fogão. Come e vai dormir que amanhã você tem aula". Veja só, por mais que ela esteja com raiva, que tenha ficado esperando altas horas da noite, ela ainda assim se preocupava comigo.......
Nessa hora lutei contra as lágrimas. Foi emocionante. Então ele continou falando sobre, como ele foi otário, pois confiava nas pessoas erradas. E que nem todos merecem nossas lágrimas, tristezas, alegrias, preocupações..... Que devemos agradecer à por temos pessoas que se preocupam conosco, que são importantes para nós.
- Nayme, obrigada -digo sussurrando para ela que faz o mesmo.
Depois ele disse que durante toda aquela nossa conversa, varias pessoas tiraram a própria vida. E disse que a vida uma hora chega ao fim, que todos morreremos um dia, e que não devíamos tentar adiantar isso, que era para ser de forma natural. Outra vez deu vontade de chorar. Então ele falou sobre a automutilação. Ele disse que não queria insultar ninguém, mas que a achava a pessoa que fazia isso consigo mesma uma pessoa idiota. Disse que procurou na internet, buscou na ciência, pesquisou nos livros, e que não encontrou nenhuma explicação lógica para tal assunto. Que nenhum deles associavam depressão e automutilação. Então a frase mais foda do dia: Não se cura uma dor, causando outra. "Não é você se cortando que vai amenizar a outra dor, até os animais mais irracionais sabem disso. Quando eles se ferem, eles procuram cicatrizar aquela ferida não procurarar ter outra" Continou com outras histórias, e de vez ou outra ele colocava uma reflexão que me deixava me perguntando, qual o real sentido da vida? Ele tem uma página de memes, e contou que em uma das publicações uma pessoa comentou "queria ter depressão" Masoque?. Ele contou que chamou a pessoa no chat e que ela disse que queria ter depressão pois pessoas com depressão tem mais atenção, escutam músicas sad, e fica isolado de todo mundo.......
amadoh? Amadah?.
Olhei para Luíza que demostrava uma expressão bem louca. Olhei para Leandra, ela estava rabiscando, melhor, desenhando no caderno dela. Olhei para os meninos, e eles olhavam atentos para Elvison. Olhei para trás, e Nayme mexia no celular.
No fim ele continuou uma história, sobre uma visita em uma aldeia indígena. A história foi muito legal, ri pencas, por um momento esqueci de tudo, só ria da história.
Quando saímos toda aquela preocupação do nada retornou. Leandra e Luíza ficaram na frente da escola conversando com os meninos. Nayme e eu fomos para praça.
- Será que elas sentem falta da gente? -Eu pergunto, olhando para elas
- Provavelmente não. -Responde Nayme.
Ficamos conversando sobre os últimos acontecimentos, e sobre a viagem de Nayme.Três longos dias sem Nayme Define. Três dias sem um dos meus rabos.
Três dias.Esqueci de dá um abraço nela depois que saímos da sala. Então anonimmax desejo uma boa viagem e volta logo.:)
Quero férias.