Capítulo 26 - Novos planos

78 17 9
                                    

Não dava mais para disfarçar. Eu parei de comer na mesma hora. A comida feita pela tia Paty podia ser a mais caprichada possível para aquela ocasião, mas naquele minuto eu tinha a sensação de está mastigando areia.

- É muito ruim? - perguntei já querendo antecipar aquela conversa.

- Júlia... - Danilo chamou minha atenção. Todos na mesa estavam com o olhar voltado para nós. Até aquele momento estávamos conversando baixo e alheios a tudo ao nosso redor. E eu, devido ao nervosismo,  elevei um pouco a voz ao fazer aquela pergunta. Fiquei constrangida pelo meu comportamento e fixei os olhos no meu prato. Depois de alguns segundos, eles voltaram a conversar entre si.

- Depois que terminarmos aqui a gente conversa, está bem? - ele falou tocando no meu braço no intuito de me tranquilizar. Mas como eu ficaria tranquila quando suspeitava que algo parecia ameaçar meu futuro com o Danilo?

Não fiquei em paz enquanto não pude conversar a sós com ele, o que só aconteceu meia hora mais tarde. Nem mesmo a sobremesa conseguiu me animar.

Quando, finalmente, todos se levantaram e se ocupavam em conversar animadamente  na sala , nós demos um jeito de sair de fininho.

Procuramos um lugar mais reservado para conversar. Ele estava tenso, eu podia sentir. Minhas mãos começaram a suar de tão nervosa que eu me encontrava,  e eu soltei a dele antes que ele percebesse. Fosse o que fosse, eu esperava que Danilo dissesse que lutaria por nós.

Nos sentamos o mais longe possível  do pessoal, na área que ficava em  frente da casa, mas em um local onde os olhos vigilantes do meu pai pudessem nos enxergar.

- Bom...  - a hora da verdade havia chegado! - Eu nem sei como te falar isso...

Eu poderia infartar a qualquer momento de tanta aflição que estava sentindo! Mas Danilo resolveu fazer um pouco mais de suspense: ele parou de falar e ficou encarando um ponto qualquer na parede que estava à sua frente. Nessa hora entendi que eu não era a única a temer a notícia. Ele parecia analisar a forma como eu a receberia. Eu enlacei meu braço no dele e encostei minha cabeça em seu ombro. Seja lá o que fosse, não poderia ser maior que o amor que tínhamos um pelo outro. Ele havia prometido nunca mais me deixar novamente e eu também não o deixaria partir sem mim. Não mesmo!

- Eu tive uma  conversa com meu chefe hoje. - ele falou ainda sem olhar para mim, mas colocou a mão que estava livre em meus cabelos.

- Você trabalhou hoje? Mas é véspera de Natal! - perguntei ainda sem saber onde ele queria chegar.

- Bem-vinda ao meu mundo!  - ele brincou já mais relaxado.

Eu deixei ele continuar.

- Bom... - ele hesitou - Ele chamou a mim e a Calebe. E... e disse que houve uma troca de planos. Eu e Calebe não teremos mais dois anos de estágio como havia sido combinado no início. Na verdade...  só teremos um ano.

Lesada como sou, eu ainda não estava entendendo como aquilo poderia nos afetar.

- Não é mais dois anos?

- Não.

- E...

- Júlia, depois que eu terminar o estágio, terei que voltar para completar o meu curso.

Agora sim a ficha tinha caído. Dali a um ano Danilo estaria retornando!  Eu sabia que ele não ficaria em nossa cidade para sempre, mas não estava preparada para que aquilo acontecesse tão rapidamente. Ele mal havia acabado de chegar! Senti o mundo desabar em baixo dos meus pés.

- Quanto tempo você ficará lá?  - perguntei já temendo a reposta.

- Esse é o problema: eu não faço ideia. E também não faço ideia de onde irão me colocar depois que eu terminar o curso. - havia um pouco de frustração em sua voz.

Porque as coisas não poderiam ser mais simples? Eu sei que Danilo amava o que estava fazendo, mas aquilo complicava nossas vidas. Tentei não verbalizar meus pensamentos,  pois aquilo só pioraria a situação.

- O que iremos fazer? - perguntei por fim.

Danilo demorou um pouco para responder.

- Bom... eu pensei, repensei...  e vi que só há uma opção.

Agora ele olhava diretamente para mim. Tentei decifrar a resposta por meio de seus olhos mas não consegui.

- Qual? - ousei perguntar.

- Nos casarmos daqui a um ano.

(Des)complicado Amor (LIVRO 2)Onde histórias criam vida. Descubra agora