37 - Dúvidas

6.5K 510 433
                                    

O ensaio foi na sexta e no domingo era o dia em que o obituário de Mary seria publicado. Anne, Ruby, Diana, Tillie, Jane e Josie estavam encarregadas de distribuir o jornal na porta da igreja quando acabasse a missa.

Quando eu saí encontrei todas na porta. Não me pareceu que estivessem distribuindo jornal, já que vi um senhor passar sem receber nenhum enquanto as meninas empurravam uma Anne hesitante na minha direção.

- Não, não, não! - Anne dizia enquanto era empurrada.

Parou ao pé da escada e ficou olhando para mim com os olhos arregalados. Suas amigas a olhavam, como se esperassem algo dela. Algo que ela parecia estar sendo obrigada a fazer.

- Ah!... oi? - eu disse sem entender.

- A Anne tem uma pergunta. - disse Josie.

Uma pergunta? Bem, uma pergunta eu poderia responder sem problemas. Mas pela expressão de Anne aquilo não seria tão simples.

- É verdade... - ela começou - Que mulheres emotivas, inteligentes e apaixonadas... estão condenadas a serem inférteis? É assim que a reprodução funciona?

Que tipo de pergunta era aquela? Agora eu entendia sua hesitação em me perguntar. Claramente foi obrigada pelas amigas. Mas o que eu iria responder? De onde, afinal aquelas meninas haviam tirado aquela conversa?

- Não há nada que eu tenha visto na minha experiência médica que me faria acreditar nisso. Então... não. - Anne respirou aliviada - Só isso?

Tillie cochichou algo em seu ouvido, parecia que tinham outras perguntas. Fiquei apreensivo. Se fosse algo na direção da primeira, eu preferia não responder.

Para meu alívio dessa vez Anne não cedeu. Ela balançou a cabeça negando que havia mais alguma coisa e me fez sinal para eu ir embora. Era a minha chance de fugir.

- Bom dia então. - eu disse saindo.

-------

Na segunda-feira Bash e eu recebemos um convite para um jantar com o Sr Barry. Ele queria nos oferecer uma sociedade em suas exportações para a Inglaterra. Soube que teríamos uma boa colheita de maçãs e propôs que incluíssemos parte disso em seu negócio de exportação de batatas.

Era um bom negócio. Se ao chegar lá, a mercadoria encontrasse um bom mercado poderíamos firmar uma sociedade permanente. Bash e eu aceitamos a proposta esperançosos. Começamos até a planejar aumentar nosso pomar e nossa produção para os próximos anos.

No dia seguinte recebi uma carta. Era de Nigel Rose. Levei um tempo para entender que se tratava do pai de Winifred.

Caro Sr Blythe,

Fui informado por minha filha, Winifred. Que o senhor a convidou, para acompanhá-lo durante a Feira Regional. E diante da necessidade de ela viajar acompanhada, o convite foi estendido para minha esposa e eu.

Falo em nome de minha família quando digo que ficamos felizes pelo convite e que será um prazer visitar a Feira, bem como conhecê-lo finalmente.

Diante disto, lhe escrevo informando que chegaremos à estação de Bright River na manhã da próxima sexta-feira no trem das 9 horas. Espero que possa nos encontrar lá e nos acompanhar ao local da Feira.

Atenciosamente.

Nigel Rose

Quando convidei Winifred para vir à feira não combinei com ela a forma como nos encontraríamos. Imaginei que simplesmente a encontraria por lá. Mas seu pai tinha razão, precisávamos nos organizar. Porém, aquela carta me fez pensar.

My Anne with an EOnde histórias criam vida. Descubra agora