21. A Sky Full of Stars, Coldplay

376 26 21
                                    

Manoela Gavassi

2021

Luiz era um garoto quieto, foram poucas as vezes que seu olhar desviou do bonequinho do Homem-Aranha para me olhar. Porém seu silêncio não era nem um pouco incômodo, sabia que eu não era o problema, toda a situação que ele estava envolvido o tornava um pouco difícil de lidar, como o próprio pai havia dito. Mas o que se esperar de uma criança que perdeu a mãe tão cedo e tem que enfrentar uma guerra ao lado do pai que pouco parece se importar com seus sentimentos?

Aos poucos tomei coragem para dedilhar algumas notas no violão, testando a afinação e tentando encontrar alguma música boa o suficiente para tocar, foi ali que percebi os olhos azuis de Luiz em mim pela primeira vez. Durou poucos segundos, arrisco dizer que milésimos, mas foi o suficiente para me arrancar o fôlego e fazer meus batimentos acelerarem, respirei fundo antes de voltar a dedilhar, passei por algumas músicas atuais e outras dos anos 80 e 90, porém não obtive mais olhares e comecei a cogitar a ideia de estar fazendo algo errado.

Não podia negar que estava um pouco mexida com toda aquela situação, quando aceitei fazer as visitas não imaginei que ficaria sozinha no quarto com uma criança, não me achava capaz de ajuda-lo porém quando Babu me contou sua história, não pensei duas vezes antes de aceitar. 

E o nome dele é José Luiz, o mesmo nome do meu pai. Quais as chances disso acontecer? Se existe realmente uma força superior que rege nosso destino, talvez ela estivesse tirando uma com minha cara. Estava de fato abalada, provavelmente Babu percebeu o tom vacilante de minha voz quando Eduardo, o pai do garoto, disse o nome completo do filho, o pediatra com certeza estava confuso com minha reação mas mal tive tempo de tentar explicar antes que Rafa surgisse novamente no corredor com o violão em mãos.

Tentei jogar o choque para longe, mas Rafa sempre foi muito observadora e percebeu em dois segundos que algo estava errado, e que meu comportamento tinha voltado para o recluso de antes. E ela demonstrou preocupação, tanta que deixou escapar uma apelido carinhoso na maior inocência.

Apelido esse que fez meu coração pular e minha boca ficar seca. Uma pequena palavra de tom carinhoso que não me trazia boas lembranças, mas que ao ser dito por ela pareceu ganhar um significado totalmente novo, excluindo todas as sensações ruins que antes me trazia e trocando-as por um sentimento extremamente gostoso e desconhecido.

Porém acabei reagindo de uma maneira péssima, fazendo-a se afastar envergonhada de mim e deixando um clima estranho no ar. Me xinguei mentalmente de todos os palavrões conhecidos enquanto entrava no quarto onde estava agora, dedilhando no violão inúmeras músicas enquanto buscava a atenção de um garotinho que mais parecia interessado no bonequinho do Homem-Aranha do que em mim.

Deixando meus problemas de lado, lembrei de Babu dizendo que Luiz não tinha uma banda favorita, mas que Beatles tinha uma importância para ele já que o lembrava da mãe, e que uma das músicas o pequeno garoto fazia questão de ouvir todos os dias. A minha sorte era que a coleção de cd's do meu pai era enorme, e havia ficado para mim, alguns tinham sido perdidos no desabamento mas outros tantos ficaram salvos.

Entre os salvos estavam quase todos dos Beatles, e depois de uma pequena caça ao tesouro deixei novamente a coleção de meu pai completa, os ouvia sempre que possível, principalmente quando lembranças daquelas músicas invadindo nossos domingos me tomava. Foram as primeiras que aprendi a tocar no violão, e as mesma que me ajudaram em um curso de inglês improvisado.

Bem, eles e Taylor Swift.

Passei primeiro por dois grandes sucessos, apostando que as mais conhecidas poderiam me dar mais chances de acertar, porém Luiz sequer esboçou qualquer reação quando comecei as notas de Hey Jude e pareceu ainda mais indiferente quando troquei para Let It Be. Apostei minhas fichas em Yesterday, porém nada mudou e só ali notei um detalhe importante, havia pequenos desenhos de sol em um caderno na mesinha ao lado da cama e uma música importante me veio a mente de imediato.

Second Chance [Ranu]Onde histórias criam vida. Descubra agora