Como a rotina ordenava, Lorena acordou oito horas da manhã e desceu para o primeiro andar da casa logo após a sua higiene matinal. Domingo era dia de reunir com a família, que vinha almoçar e passar a tarde.
Durante a semana, não costumava cozinhar, tarefa que correspondia à Gilda, mas, aos domingos, já era tradição: Lorena largava tudo e ia colocar a mão na massa. Depois da odontologia, a gastronomia era, definitivamente, a sua maior paixão.
Mas aquele domingo se apresentou ligeiramente diferente à princípio, pois, assim que Lorena alcançou a cozinha, a voz de Ícaro soou atrás dela, que, ao se virar, deparou-se com o pequeno trajado com uma sunga azul e com uma máscara de mergulho pendurada no pescoço.
— Que isso, Ícaro?
— Posso nadar?
— Filho, são oito horas da manhã - respondeu Lorena enquanto ligava a cafeteira.
— Só um pouquinho antes do café.
— Tem que esperar seu tio chegar para que ele limpe a piscina, Ícaro. Você já sabe.
— Mas eu quero, mãe!
Lorena respirou fundo, buscando paciência. Ela conhecia Ícaro muito bem e sabia que, quando ele começava, não terminava tão cedo. E a verdade é que tinha dias que o garotinho a tirava do sério.
— Tem que esperar o seu tio. Já falei!
— Mas por que você não pode limpar?
— Porque eu não posso, Ícaro. E chega de insistir!
Intimamente, Lorena pensou que seria em vão tentar explicar para o filho que a sua obstetra havia aconselhado a evitar esforços durante a gravidez. Achou que ele não entenderia.
— Ah nem, mãe! Eu quero nadar agora.
Ícaro, parado no meio da cozinha, balançou o corpo, fazendo o máximo de pirraça que conseguia, e, não medindo esforços, agarrou a blusa do pijama que Lorena usava, insistindo:
— Limpa a piscina, mãe.
— Ícaro, solta a minha blusa.
— Mas você vai limpar?
— Eu não vou limpar nada, Ícaro. Se o senhor quer nadar, vai ter que esperar o seu tio chegar. Mas, se continuar me torrando a paciência desse jeito, eu vou falar para o Nando não limpar coisa nenhuma.
Ícaro soltou a blusa da loira com brusquidão e se distanciou, gritando:
— CHATA!
— Sou mesmo.
— EU TE ODEIO!
— É mesmo, é?
Lorena, que já estava acostumada com aquelas injúrias, não deu muita bola para o que o filho estava dizendo, apesar de machucar no fundo. Então ouviu um assobio conhecido e sorriu, era Luís Fernando chegando.
Ao ouvir o assobio, Ícaro abandonou a cozinha no mesmo instante e foi correndo até a sala, atravessando-a rapidamente, a fim de abrir a porta e se jogar nos braços do tio, que o recebeu com a mesma empolgação.
— Tio! Tio! Tio!
Ícaro exclamou múltiplas vezes quando Luís Fernando o colocou no chão.
— Limpa a piscina?
Luís sorriu e bagunçou levemente os cabelos de Ícaro, dizendo:
— Já, já, eu limpo. Viu? Só vou colocar essas carnes na geladeira.
Ícaro se conformou com aquela resposta e seguiu Luís Fernando até a cozinha.
— Bom dia, maninha! Onde eu coloco essas carnes? — Luís ergueu as sacolas no ar.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Malabarista - Concluída
SpiritualRaul é um morador de rua que perdeu sua mãe e, desde então, vive debaixo de um viaduto com o seu irmão mais novo chamado Kevin, de apenas 7 anos. Ele vive sem muita esperança de ter a sua sorte mudada, embora esteja sempre consolando o seu irmão, di...