O caos comedido, porém, genuíno, era ocultado pelos semblantes dos agentes presentes na adidância carioca da Abin. Alguns superiores dialogavam com a voz mais elevada, direcionando perguntas aos responsáveis pelo reator de fusão da rede que foi invadido.
Assim que Teresa adentrou ao escritório, que era repleto de computadores separados por divisórias de meia altura, todos se sentaram e se mantiveram em silêncio.
— Quem vai se pronunciar? — ela perguntou séria, com um tom de deboche na voz, ainda andando.
— Teresa, um reator da rede foi acessado. Analisamos o relatório enviado pela equipe de agentes que foi até a faculdade para conversar com Lino. Percebemos através dele que provavelmente a pessoa acessou esse reator e implantou as memórias sobre o projeto do teleporte na mente dele, usando conhecimentos que Drak Nazar possuía em sua outra vida. — o oficial Fagundes informou.
— A pessoa já sofreu uma retaliação? — Teresa perguntou.
— Não pudemos aplicar qualquer retaliação porque o responsável pelo cartão de acesso ao reator é um mentor da AEB.
— Nome? — ela falou com desdém.
— Widsom.
— Ah, Widsom... Esse deu trabalho com um ex-colega de vocês. Mas foi sábio ao instruí-lo a infiltrar agentes no projeto ITER, na França. Eles estavam prestes a consolidar uma fusão estável e duradoura. — Teresa bem se recordou. — Isso é uma velha história que qualquer dia conto a vocês. Provavelmente ele quis continuar o plano fracassado de Bernardo, de tentar tirar Lino das minhas mãos.
— Devemos intimidá-lo e mostrar que estamos cientes do que ele fez, ou permitir que ele continue agindo e ver o que ele pode nos ensinar? — disse Fagundes.
— Nos ensinar? — Teresa questionou de forma incisiva. — Desligue-o da AEB. Confisque o cartão dele antes disso. Não quero que quebrem o cartão, mas me entreguem para que eu mesma tenha certeza que algum inútil não deixará o chip intacto.
— E o que faremos agora que Lino tem posse da tecnologia do teleporte?
— Vamos aguardar as movimentações dos outros países. Assim que ele estiver envolto por ofertas tentadoras em troca da patente, eu me revelarei como a pessoa que gentilmente concedeu esse conhecimento a ele, e finalmente o trarei para o meu lado.
Diego soube que Widsom foi desligado, viu uma van estacionada na entrada do alojamento. Homens retiravam os pertences dele e os colocavam na van. A diretoria o informou que ele seria redesignado para outro mentor a quem ele iria assessorar.
Parecia irônico que logo Widsom, a pessoa que se interessara e disputara com Bernardo Théslert a posse do então estagiário, fosse punida por um ato do próprio Diego.
Teresa chamou o oficial Fagundes e outros dois agentes presentes na reunião em que trataram o vazamento de dados.
— A pergunta que ainda não foi respondida é: como Widsom tem consciência de Lino? — Teresa questionou aos três.
— Se me permite, Teresa. Parece evidente que Bernardo revelou a ele os fatos ocorridos na maternidade no ano de 2070.
— Vocês dois concordam com essa suposição? — ela indagou aos dois agentes.
— Acredito que seria improvável que os reatores vigilantes teriam permitido que eles tratassem desse assunto sem deixar registrado. Então, podemos recorrer a eles para saber se isso de fato aconteceu.
— Fiquem aqui. Fagundes, me acompanhe.
Teresa seguiu com Fagundes para uma sala reservada na sede brasiliense da Abin. Haviam eletrodutos e tubulações pretas, algumas prateadas, de onde era exalada uma neblina gélida que descia pelas paredes e se espalhava pelo chão de tábuas escuras envernizadas. Ela sentou-se em uma cadeira de metal e convidou Fagundes a sentar-se na frente dela.
Sua mente foi transportada para outro universo, um lugar onde a energia se misturava com o calor das partículas que colidiam e se fundiam. Ela não sentia o calor, ela era o calor; sua mente fazia parte da reação. Ela flutuou em meio ao turbilhão, até que encontrou o ponto no qual desejava penetrar. Nadou até a onda de calor desejada, um ponto ínfimo em meio aos tantos flashes que formavam um filme com todas as memórias de todos os humanos próximos de um reator.
Teresa estava na França. Ela via de cima como um modo de visão deus, podia ascender a qualquer altura e aproximar-se até adentrar em quem desejava vigiar, ver o que ele via.
Percebeu no diálogo que se sucedera entre Widsom e Bernardo, em uma rua na cidade de Marselha, que se tratava do diálogo em que Widsom informara Bernardo sobre os avanços nos experimentos com o Reator Termonuclear Experimental Internacional (ITER). Teresa percebeu que Widsom havia realmente sido a pessoa que orientara Bernardo sobre esse risco. Sentiu-se culpada em tê-lo despedido, já que percebeu nele um posicionamento benéfico para com a Ordem.
No mesmo diálogo, os dois falavam sobre um estagiário recém-admitido na AEB, sobre suas potencialidades. Teresa decidiu saber quem era aquela pessoa, e se ele ainda estava na AEB, ou se estava entre um deles, na Abin.
Assim que Teresa deixou a sala junto de Fagundes, foi informada pelos dois agentes de que uma organização brasileira extraoficial enviara um memorando em que conspirava sobre o retorno dela ao poder.
A Cia. Covert Operation — Companhia de Operações Secretas, gostaria por meio deste memorando, ignorando a última recusa da Abin de realizar um trabalho de cooperação, alertar para uma subida no RISCO de VULNERABILIDADE mediante o vazamento de informações da Agência.
Em janeiro de 2030 a Cia. ofertou seus serviços e teve a proposta de ação NEGADA, permanecendo em atuação clandestina até agora. Tendo em vista o escalonamento de medidas ofensivas tanto internacionalmente, como no âmbito nacional, nós, amigavelmente, solicitamos que seja revista a última sucessão quanto a lisura dos procedimentos éticos e administrativos.
Sendo a proposta acima negada, solicitamos encarecidamente autorização de que, utilizando seus PRÓPRIOS RECURSOS, a Cia. consiga autonomia para, transparente e declaradamente, realizar a construção em um lote a ser transferido com a dimensão de especificamente 1.260 metros de comprimento por 30 metros de largura, servindo como área de desenvolvimento tecnológico restrito da Cia. de Operações Secretas.
A solicitação contida no parágrafo acima realizar-se-á independentemente de ser consentida ou não pela Agência. Contudo, fica explicitado aqui o interesse de uma das partes em possibilitar uma SAÍDA da situação que se encontra instaurada atualmente.
Visando a continuidade da raça humana.
Encarecidamente,
Alto Escalão da
Companhia de Operações Secretas©( Cia. Covert Operation© )
VOCÊ ESTÁ LENDO
COMANDO SUPERIOR: A Ascensão de Drak Nazar
Science FictionO desaparecimento de agentes da Abin no ano de 2070 levanta suspeitas e conspirações envolvendo segredos guardados pelo governo brasileiro. Um líder da inteligência internacional começa a investigar, enquanto todo o mundo se vê diante de uma ameaça...