Harry tinha planejado perguntar a Ron sobre a pintura, mas quando foi até a mesa de Ron no dia seguinte, Ron não estava lá. Harry tinha toda a intenção de sentar e esperar, mas em vez disso, ele se viu vasculhando a mesa de Ron. Ele sabia que não deveria fazer isso. Ele precisava perguntar, mas perguntou a Hermione por que ela lhe contou sobre o caso Ludville, e ela agiu de maneira estranha. Harry tinha noventa por cento de certeza de que ela estava sob o domínio do Imperius. Ela precisava encontrar os outros dez por cento de certeza antes de tentar provar que sua melhor amiga estava mentindo.
Harry não tinha certeza do que estava procurando, talvez mais tinta azul-celeste. Talvez tinta cerúleo disfarçada para parecer uma solução indicadora. Talvez a solução reveladora de que não estava disfarçado de nada, para que Harry pudesse se convencer de que Ron não estava envolvido no que quer que Savage estivesse fazendo, porque Ron simplesmente não estava. Ele não poderia estar. Em vez disso, Harry encontrou um par de brincos de diamante. Dois segundos depois, Ron encontrou Harry.
— O que você está fazendo, amigo? — Rony perguntou.
Harry queria muito guardar os brincos numa gaveta e fingir que não os tinha visto.
— Oh, — Ron disse, antes que Harry pudesse tentar algo do tipo. — Não conte para Hermione, ok?
— Sobre?
— Estes brincos, — Ron disse, pegando os brincos de Harry. — Eles serão uma surpresa.
— Uma surpresa? — Harry perguntou surpreso.
— Para o nosso aniversário, — disse Ron. — Eles não são ótimos? — Ron sorriu para eles e os colocou de volta na gaveta.
— Rony, — Harry disse. — Como você poderia pagá-los?
O rosto de Ron caiu um pouco.
— Eu tenho economizado.
— Mas, — disse Harry, — diamantes?
Ron estava começando a parecer desconfortável.
— Eu tenho economizado. Ainda mais do que eu pensava,
— Mais do que você pensava, — Harry disse lentamente.
— O dinheiro estava apenas na minha conta. Achei melhor usá-lo. — Ron encolheu os ombros. — Ei, o que você estava procurando?
— Pintura, — disse Harry. — Estive na sua casa ontem à noite. Hermione disse que você tinha alguns.
— Que engraçado! — disse Rony. — Achei que tinha algumas poções naquela gaveta, sobras de alguma maleta. Mas há um tempo, quando estava limpando, descobri que era só tinta. Não me lembro de ter colocado isso aí!
— Sim. Engraçado. Ei, — Harry continuou, — estive investigando o caso Ludville.
— Ah, o caso Ludville, — disse Ron. — Não se preocupe com isso. O Departamento de Mistérios tem tudo sob controle. Tenho certeza que tudo ficará claro no final.
Harry apontou sua varinha para ele.
— Finite Incantatem, — disse ele, colocando força suficiente no contrafeitiço para parar o Imperius.
— Ei, cara. — Rony olhou para Harry como se Harry tivesse enlouquecido, então seu ombro relaxou. Ele revirou os olhos. — George fez alguma coisa comigo?
— Seus dentes estavam brilhando em cores diferentes, — disse Harry, porque isso havia acontecido no ano passado.
— De novo? Aquele idiota.
— Então, nada sobre Ludville? — Harry perguntou, verificando se o contrafeitiço havia funcionado.
— Ah, o caso Ludville, — disse Ron. — Não se preocupe com isso. O Departamento de Mistérios tem tudo sob controle. Tenho certeza que tudo ficará claro no final.
Algum bastardo deve ter pensado que Ron era um verdadeiro idiota.
A questão era que Ron talvez não percebesse as coisas. Poderia ser absolutamente bobo. Ele poderia ser descuidado, até mesmo descuidado o suficiente para pegar a tinta azul-celeste de Savage, encantado para parecer uma solução indicadora, e não ter consciência de que era uma ilusão. Você pode ser descuidado o suficiente para deixá-lo em sua mesa e não perceber que a ilusão havia desaparecido, o suficiente para concluir que você inadvertidamente colocou tinta ali.
Mas Ron nunca seria tão descuidado a ponto de ver o dinheiro aparecer em sua conta e não pensar nisso. Qualquer um que pensasse isso não conhecia Ron, não sabia o que ele teve que fazer para economizar o suficiente para a universidade e para a Academia de Aurores, para economizar o suficiente para seus filhos, Hermione e a linda casa que eles tinham. Que eles pensassem que Ron pegaria aquele dinheiro e compraria brincos de diamante com ele era estúpido pra caralho.
Alguém, no entanto, deve ter pensado que isso era credível, porque alguém plantou provas na mesa de Ron e depois colocou dinheiro na conta de Ron, de modo que, se alguma parte de toda essa trama fosse descoberta, pareceria que Ron havia sido subornado para participar. Ron estava destinado a assumir a culpa e, para que isso funcionasse, algo havia sido feito com ele. Não era um Imperius, porque o Finite Incantatem teria funcionado.
Seja o que for, eles fizeram isso com Hermione também. Suas palavras sobre Ludville foram exatamente as mesmas de Ron; ela nem teria mencionado o caso sozinha.
Se Hermione e Ron estivessem sendo controlados mentalmente com algo diferente do Imperius, isso era muito maior do que Harry havia pensado inicialmente. Tinha potencial para envolver mais do que apenas os Aurores, e Harry já suspeitava que Robards estava envolvido. Harry precisava falar com um superior.