A prisão na década de 30

27 5 6
                                    

"As prisões estavam cheias, o que significava que as condições de vida não eram sempre as melhores, mas também sigificava que era mais fácil conseguir um perdão ou regime aberto, especialmente em épocas próximas as eleições. Eu ia todos os dias falar com o prefeito para conseguir perdão para o meu filho. Gosto de pensar que eventualmente teria dado certo, mas obviamente não sei." - Pearl Miller sobre a prisão do filho.

É importante lembrar que naquela época, quando você era preso, você se tornava propriedade do Estado, em muitas prisões isso era o mesmo que ser um escravo para o Estado. As condições nem sempre eram adequadas para vida, especialmente em meio a uma crise financeira como a Grande Depressão. Os castigos físicos ainda eram permitidos, e ainda que houvessem restrições específicas para eles, haviam muitas formas de driblar essas restrições.

Miller foi setenciado inicialmente a quatro anos em Glendale, então mais quatro em uma cidade vizinha, ele foi considerado suspeito de alguns crimes em estados próximos e levado para interrogatório e investigação. Os Miller não tinham dinheiro para um bom advogado, verdade seja dita, eles não tinham dinheiro nem mesmo para um mau advogado. Ao fim dos julgamentos, Elvis havia sido condenado em quatro locais diferentes com duas penas de quatro anos e duas de cinco anos, somando dezoito anos de prisão. Inicialmente, foi colocado numa prisão de baixa segurança e poderia cumprir simultaneamente todas as penas, de maneira que só precisaria ficar cinco anos privado de liberdade. Porém, três de seus colegas de cela tentaram fugir e Elvis foi junto. Eles foram pegos pelos cachorros. Dois dos colegas morreram. Elvis foi levado a julgamento novamente.

"O juiz falou com cada um deles antes de dar a pena sobre a vergonha que era que tivessem sido pegos tentando fugir e agora nem pudessem olhá-lo nos olhos, a vergonha de roubarem de pessoas que estavam passando fome quando deviamos nos unir, sobre trabalhar honestamente e morrer honestamente. Ele olhou para o Elvis e o Elvis olhou de volta, eu podia ver que ele estava mordendo a língua e que queria falar, mas minha mãe estava chorando no tribunal e Elvis podia ver isso, então ele continuou a olhar com olhos semicerrados e rosto vermelho, mas ficou quieto." - Albert Miller

Elvis então foi movido para uma prisão-fazenda e teria que enfrentar a pena consecutivamente, passar todos os dezoito anos lá. Ele recebia muitas cartas dos pais, dos primos e, surpreendentemente,  da babá de sua prima mais nova, Opal Osorio, que era casada com um dos melhores amigos de Elvis.

Na prisão-fazenda você não podia receber cartas que não fossem de parentes ou conjuge, mas os arquivos indicam que Elvis teria informado que Opal Osorio era Opal Miller e que era sua esposa, de forma que ele continuou a receber e responder as cartas mais que emocionadas da mulher.

"Por favor, prometa que sua vida será outra quando sair. Que não fará nada para voltar para aí. Sinto sua falta tanto que dói, bebezinho. Não aguento te ver tão machucado toda vez que te visito. Quero nossos momentos roubados, seus toques e os toques dos seus lábios e sua voz próximos a mim onde não precisamos fingir. Eu sinto tanta sua falta, meu amor.

Eu morreria sem você, Elvis

Opal  Miller" 

- Fragmento de carta de Opal Osorio para Elvis Miller enquanto ele estava na prisão-fazenda

Agora, independente de qualquer coisa, essas prisões eram diferente de tudo que Elvis já tinha experenciado. As punições incluíam ter as nadegas chicoteadas enquanto quatro guardas te seguravam no chão; ter os pulsos presos a uma viga no teto e ser obrigado a ficar em pé sobre um barril sob o sol quente sem conseguir se sentar, sem comer e sem beber; ficar preso num quarto escuro com vários outros presos, dentre outros.

Tais punições poderiam ser dadas quando acreditavam que o preso não estava cumprindo suas funções rápido suficiente ou que não tinha entregue sufciente, caso os guardas ou encarregados considerassem que estavam sendo desrepeitosos de alguma forma. Mas, não era raro encontrar presos que não recebiam uma justificava para sua punição atual e arquivos a respeito de certas punições nunca foram encontrados, deixando claro que haviam punições não informadas e não aprovadas ocorrendo.

"Elvis e Danny nunca falaram sobre, mas eu podia perceber que algo horrível havia acontecido com Elvis na cadeia." - William "Billy" Carter

"A primeira pessoa que o Danny matou foi o encarregado que estava na ala do Elvis quando o ajudou a fugir. Outros presos falaram... Falaram que ele entrava na cela do Elvis e fazia... Coisas horríveis com ele." - Sam Grace Miller

Os encarregados eram outros presos, responsáveis por ajudar os guardas a manter os prisioneiros sob controle e evitar uma revolta. Eles não eram escolhidos por serem os mais confiaveis ou mais obedientes, eram escolhidos simplesmente por serem capazes de colocar seus colegas no lugar.

Os encarregados portavam pequenas facas e decidiam tudo. Se um preso acordasse no meio da noite e precisasse usar o banheiro, ele não podiam simplesmente se levantar, ao invés disso, precisavam pedir permissão aos seus encarregados. Se levantassem sem permissão, seriam castigados ou mortos. Os encarregados decidiam quando você se levantava e quando se deitava. Se eles te forçassem a algo, você não podia resistir ou negar, pois eles poderiam te matar muito facilmente e escaparem de uma investigação ainda mais facilmente.

"Aquele buraco do inferno." - Clyde Barrow sobre a Eastham Prison Farm, uma prisão-fazenda do Texas.

- As Mortes da Gangue Osorio, por S.L (pág 80 a 86)

_______________________________________________________

Descrição baseada na descrição da Eastham Prison Farm, onde Clyde Barrow ficou preso por dois anos. A Eastham ficava no Texas, bem longe do Arizona e era uma fazenda de algodão. Não encontrei nada muito especifico sobre como eram as prisões do Arizona nessa época, então me dei a liberdade de usar as descrições fsobre Eastham Farm, de acordo com descrito por Paul Schneider em "Bonnie and Clyde: The Lives Behind the Legend" uma biografia não-ficcional e novelistica, escrita usando arquivos de entrevistas, jornais e do FBI. 

O sistema prisional obviamente tem suas falhas em todos os locais e em todos os períodos, mas numa época de uma crise tão grande quanto a Grande Depressão, quando a perseguição policial não era tão mal vista e os castigos físicos eram permitidos, dificilmente reinseria alguém em sociedade e de fato, podia transformar um ladrão de lojas em um assassino que odiava toda lei facilmente, como ocorreu com Barrow. Obviamente isso não justifica os atos que Barrow e Parker cometeram na vida real e tampouco os atos ficcionais que Elvis e Danny estão para cometer. Mas, explicam o ódio que eles desenvolvem pela polícia e eu justo explicar o básico sistema prisional em que o Elvis foi inserido como parte de uma narração biografica direta e curta invés de em um capítulo extenso e detalhado m primeira pessoa, já que a historia estabeleceu um ritmo de capítulos curtos.

Enfim, espero que tenham gostado <3

Salário do PecadoOnde histórias criam vida. Descubra agora