Coronel 🍾
O doutor liberou nós pra ficar no quarto com a Danda era umas três da matina. Valéria e o R10 vieram buscar o brutus, pra que eu ficasse com as duas lá, até a Danda acordar. Sentei no chão memo, tentando fazer a Thais dormir no sofá lá e ela até cochilou, mas nem foi muito.
Danda:Thais? –Chamou com a voz fraca e a garota levantou indo até a mãe. –O que aconteceu, filha? Porque estamos aqui?
Thais:A senhora tá com câncer no estômago, mãe. Estágio quatro... –Falou e as duas choraram juntas. –Tem o tratamento, mãe... mas o médico disse que pode não adiantar. A escolha é da senhora!
Danda:Não quero fazer, meu amor. O tratamento ajuda, mas vai acabando comigo à cada dia mais e eu quero terminar tudo ao seu lado, bem! –Falou segurando a mão da filha e a Thais chorou ainda mais. –A mamãe te ama muito e eu tô fazendo isso por você.
Thais:Mãe...
Foi a única coisa que ela conseguiu falar antes de cair no choro de novo. Peguei ela e a coloquei no sofá, deixando ela deitada ali. Parei do lado da Danda e ela sorriu pra mim.
Danda:Meu tempo acaba em breve, tenho muito pouco pra aproveitar ela e então quando eu não tiver aqui, me promete uma coisa? –Po aí até eu chorei. –Não chora.
Coronel:Pode falar, po. –Falei limpando o rosto.
Danda:Cuida bem da minha filha e não larga a mão dela por nada, ok? Ela vai precisar muito de alguém pra apoiar ela, ela vai precisar de uma base e eu confio em você. Me promete?
Coronel:Prometo! –Falei e senti ela apertar minha mão com força. Lágrimas rolaram pelo teu rosto e ela sorriu em meio a elas. –Tu já sabia né?
Danda:Já sim, mas não queria que ela soubesse, entende? É dor demais pra mim passar por isso e ainda ver a minha filha sofrer junto comigo! Sempre quis a minha doutora firme e feliz!
Ela secou o rosto e fechou os olhos falando que ia dar uma descansada, porque ela se sentia bastante cansada. Quando ela falou de não fazer o tratamento, achei que ela não queria lutar por ela mesma, mas depois percebi que ela já tava lutando e que só cansou.
Thais levantou a cabeça e eu sentei, fazendo ele deitar a cabeça no meu colo. Ela ainda chorava muito, não parava um minuto, só parava quando cochilava. Tava foda ver isso de perto de novo, uma filha perdendo sua mãe. A pessoa que ela mais ama no mundo. Bagulho que dói.
•••
Thais 🎀
Era uma dor inexplicável a que estava dentro do meu peito. Não queria comer. Não queria água. Não queria tomar banho. Não queria dormir. Tenho medo de dormir por cinco minutos, acordar e não ver ela ali mais.
Vou aproveitar com ela o máximo que puder. Vou querer ouvir ela me chamar de minha Doutora o máximo que eu puder. Vou querer ouvir ela dizer que me ama o máximo que nós duas pudermos.
Dr. Ricardo:Com licença. –Entrou na sala e eu me levantei do sofá, sendo seguida do Rodrigo. Ele tá sendo um cara incrível comigo e com a minha mãe, eu fiz uma ótima escolha. –Como a dona Danda Maria não quer receber o tratamento, darei alta para ela e já deixo avisado, aproveita bastante, o tempo está curto!
Danda:Obrigada doutor.
Dr. Ricardo:A senhora fez a melhor escolha! Levem esse papel para a recepção e lá ela dará baixa no seu convênio. –Falou e minha mãe se ergueu meio fraca, com a ajuda do Rodrigo. –Aproveita sua mãe, ok? Ela é guerreira.
Thais:Obrigada! –Me despedi e sai da sala vendo a minha mãe e o Rodrigo me esperarem. Pegamos o elevador lá pra baixo e o Rodrigo foi dar baixa na alta, enquanto eu e a minha mãe fomos pro carro.
Sentei com ela na parte de trás e deitei em seu colo, sentindo sua mão fazendo carinho em mim. Rodrigo entrou no carro e acelerou. Ele deixou a gente em casa e disse que ia no Alemão, buscar o brutus.
Fiz um bolo e café, pra aproveitar mais com a minha mãe. Me sentei com ela na cozinha e servi nós duas.
Danda:Eu quero que você me prometa que vai seguir em frente. Terminar a faculdade, fazer tudo certinho e se formar, ok? Seu sonho era me dar orgulho e eu sou a mãe mais orgulhosa do mundo! Não desiste, não para sua vida! Vou estar sempre guiando seu caminho. –Falou me fazendo chorar e ela sorriu. –Não para de verdade, sou eu a sua mãe, pedindo isso pra você! Uma coisa que você pode fazer por mim é não parar e realizar seu sonho!
Thais:Não fala assim, mãe.
Danda:Eu já sei o final, filha. Você também sabe! Eu só quero que você me prometa isso e não pare de viver, vai doer muito, tá? É uma dor imensurável e você sabe disso! Mas a vida segue e eu vou estar sempre do seu lado. Pra sempre! Eu amo você minha Doutora!
Thais:Eu te amo mãe! –Abracei ela chorando e ela não me soltou. Já tá doendo antes de acontecer. Que merda!