A estadia do rei em Winterfell começou com um tom agourento. Ao chegar, Sua Graça foi conduzida por Alaric Stark às criptas sob o castelo para ver o túmulo do irmão dele.“Walton repousa aqui embaixo na escuridão em grande parte graças a você. Estrelas e Espadas, o refugo de seus sete deuses, o que são eles para nós? No entanto, você os enviou para a Muralha, às centenas, aos milhares, tantos que a Patrulha da Noite teve dificuldade de alimentá-los… e, quando os piores deles se rebelaram, os perjuros que você nos enviou, meu irmão pagou com a vida para derrubá-los.
" Um preço terrível " concordou o rei ", mas nunca foi nossa intenção. Eu lhe ofereço meu pesar, senhor, e minha gratidão.”
" Eu preferiria ter meu irmão " respondeu o lorde Alaric, com um tom grave.
O lorde Stark e o rei Jaehaerys jamais seriam bons amigos; a sombra de Walton Stark para sempre pairaria entre eles. Foi somente graças aos ofícios da rainha Alysanne que eles encontraram algum entendimento. A rainha tinha visitado a Dádiva de Brandon, as terras ao sul da Muralha que Brandon, o Construtor, concedera à Patrulha da Noite para prover apoio e subsistência.
" Não é suficiente " disse ela ao rei. " O solo é raso e pedregoso, e as colinas, desabitadas. A Patrulha carece de dinheiro, e, quando o inverno chegar, também vai carecer de comida.”
A resposta que ela propunha era uma Nova Dádiva, mais uma porção de terra ao sul da Dádiva de Brandon.
A ideia não agradou o lorde Alaric; embora tivesse forte amizade com a Patrulha da Noite, ele sabia que os senhores que no momento detinham as terras em questão não aceitariam que elas fossem cedidas sem sua permissão.
" Não tenho dúvida de que o senhor conseguirá convencê-los, lorde Alaric " disse a rainha. E por fim, encantado como nunca por ela, Alaric Stark respondeu que sim, ele conseguiria. E foi assim que a Dádiva dobrou de tamanho de repente.
Pouco mais resta a dizer do período que a rainha Alysanne e o rei Jaehaerys passaram no Norte. Após mais uma quinzena em Winterfell, eles seguiram para Praça de Torrhen e, dali, para Vila Acidentada, onde o lorde Dustin lhes mostrou o monte dos Primeiros Homens e organizou um pequeno torneio em homenagem a eles, embora fosse um evento pobre em comparação com os torneios do sul. Dali, Vermithor e Asaprata levaram Jaehaerys e Alysanne de volta a Porto Real. Os homens e as mulheres de sua comitiva tiveram uma viagem mais árdua, seguindo por terra de Vila Acidentada até Porto Branco e lá embarcando para a capital.
Antes mesmo de os outros chegarem a Porto Branco, o rei Jaehaerys convocara seu conselho na Fortaleza Vermelha para tratar de uma petição da rainha. Quando o septão Barth, o grande meistre Benifer e os demais estavam reunidos, Alysanne lhes contou de sua visita à Muralha e do dia que ela passara com prostitutas e mulheres da vida em Vila Toupeira.
" Havia uma menina ali " disse a rainha ", não mais velha do que e agora. Uma menina bonita, mas não creio que tão bonita quanto já havia sido. Seu pai era ferreiro e, quando ela era uma donzela de catorze anos, deu sua mão em casamento para seu aprendiz. Ela gostava do rapaz, e ele dela, então os dois se casaram propriamente… mas, mal os votos foram ditos, o senhor das terras deles chegou à cerimônia com seus homens de armas para exigir seu direito à primeira noite. Ele a levou para sua torre e a desfrutou, e na manhã seguinte seus homens a devolveram ao marido. Mas sua donzelice se perdera, assim como qualquer amor que o aprendiz nutrira por ela. Ele não podia erguer a mão contra o senhor sem arriscar a própria vida, então a ergueu contra a esposa. Quando ficou evidente que ela estava esperando um filho do senhor, ele a espancou até ela o perder. Desde então, ele nunca mais a chamou de nada além de “puta”, até que por fim a menina decidiu que, se era para ser chamada de puta, que vivesse como uma, e então ela foi para Vila Toupeira. E ali mora até hoje, uma jovem triste, arruinada… mas, ao mesmo tempo, em outros vilarejos, outras donzelas estão se casando, e outros senhores estão exigindo sua primeira noite.”
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sangue do Conquistador
FantasyE se Rhaenys não morresse na batalha? E se Maegor não fosse tão cruel? E se Visenya Targaryen visse a destruição de sua casa? E se outra dinastia fosse levantada? "A Grandeza vem da Força." 🥇#rhaenystargaryen (Outubro-Abril/2023-24) 🥇#visenyatarga...