O corpo físico, nas bênçãos da reencarnação, compete-nos zelar por ele qual sagrado depósito, recebido do Tesouro Divino, e do qual daremos contas, em momento oportuno.
A doença não é um flagelo, mas, sim, uma resposta, à nossa própria ação, ou à ação estranha que aceitamos sem resistência. Vê-se, portanto, que, em certo sentido, ela é um sinal, para que raciocinemos em busca do equilíbrio da preservação do nosso patrimônio de natureza divina. Livrar os homens de suas enfermidades,de modo generalizado, tão logo apareçam,seria prestar -lhes um desserviço,porquanto,abrir-lhes-ia as portas da indisciplina e do desregramento, em detrimento da sua educação e da sua marcha evolutiva.
A nossa intervenção se soma aos seus esforços,ao seu desejo de curar-se e, as'sim mesmo, quando apresente merecimento para receber o benefício, ou alguém, com méritos também, interceda por ele. No terreno em que devem prevalecer o esforço e a responsabilidade pessoais, a Vida não dá nada de graça.Osmar deveria atender a operação de Manoela, prestes a se iniciar, e, por isso,polidamente, despediu-se de nós. Dirigimo-nos ao quarto número dezoito, onde já se encontravam Ruth e seu pai, à espera do resultado da operação.A filha pediu a Antonio que lhe desse um espaço de alguns minutos, para que pudesse orar, e que, ele mesmo, procurasse se concentrar orando, por sua vez.
A jovem concentrou-se, recolheu-se interiormente, e sua mente começou a iluminar-se ao impulso da oração, muda para o plano físico, mas que ouvíamos plenamente articulada,erguendo-se-lhe do coração fraterno por canto de esperança e de fé.
"Jesus amado!Médico das almas decaídas que sofrem e que choram as amargas conseqüências de seus atos, de ignorância e rebeldia, ante a Lei que manda amarmo-nos, uns aos outros e, juntos progredirmos nesta Escola do Infinito; tolera-nos, ainda, senhor, os passos vacilantes, as fraquezas que ainda ostentamos, o orgulho que envenena, o egoísmo que empobrece, longe que estamos das leis justas da Vida, e abençoa-nos, senhor,hoje e sempre"!
Nesse momento, Ruth fez uma ligeira pausa; era um pequeno sol a irradiar-se em raios maravilhosos. Atraídos pela luz da oração, numerosos Espíritos,trabalhadores da casa, compareceram com os enfermos desligados do corpo físico e, à medida que chegavam, postavam-se em posição de recolhimento, para acompanharem a rogativa.Ruth, com os olhos voltados para o Alto, continuou:
"Senhor! Eis-nos, aqui, pedindo à Tua misericórdia de Pastor compassivo, que nos sustente neste trecho difícil da vida, nesta hora de desequilíbrio em reajuste,para que possamos atravessá-lo, aproveitando-lhe as lições benditas, para que não venhamos mais a cair nos erros e nos desregramentos, que nos aniquilam a saúde,física e mental, impondo-nos a doença e a suposição da morte, suposição, Senhor,porque a morte não existe.Derrama sobre todos nós, os que nos acolhemos sob este teto de carinho, que lutamos para preservar a saúde e a vida, e que não estamos alheios à Tua indulgência,às Tuas bênçãos de trabalho e de paz, para que nos fortaleçamos e nos reergamos para as refregas de cada dia, com novas chances de renovação e de progresso.Assim seja".
Ruth recebia, do Alto, profusa chuva de fluidos luminosos, multicoloridos, que desciam até seu coração e se expandiam no ambiente, derramando-se sobre todos nós.Todos se emocionaram, e, talvez porque os corações, ali presentes, se mostras sem agradecidos, antes que se extinguisse a luz que se derramava sobre a jovem, nova chuva de flocos brilhantes se abateu sobre todos, principalmente sobre os enfermos semi liberados, que os absorviam, alojando-os nas regiões afetadas,dissipando os fluidos pesados do desequilíbrio orgânico.
- São fluidos curativos - elucidou orlando -, Dia virá em que os homens compreenderão o valor da prece e, em cada hospital, haverá um recinto especial para que os doentes, guiados por um coração generoso, semelhante ao desta jovem, possam usufruir os benefícios do socorro espiritual, que tem recursos infinitos para restaurar os mais combalidos organismos físicos.
- Na assistência que prestamos, no plano espiritual, não se incluem as orações coletivas?
- Claro que sim. Ocorre, porém, que, tendo em vista a natureza do corpo humano,seria preferível, e mais eficiente, se essas reuniões se fizessem no plano dos encarnados,fluindo o benefício não apenas sobre o perispírito do enfermo, mas, também,sobre as próprias células físicas afetadas. Demais disso, se organizadas com o concurso de pessoas sadias, para servirem de suporte, as suas energias irradiadas poderão ser transferidas para os enfermos, proporcionando curas admiráveis, na medida em que essas energias sejam mais abundantes e mais especializadas.Desfez-se a reunião e os enfermos voltaram para os corredores, nas suas cadeiras rodantes, apropriadas a cada caso.
Antonio e Ruth passaram a conversar, analisando todos os acontecimentos daquele dia agitadíssimo, mas que lhes foi de uma utilidade incrível, conquanto tivessem que internar duas pessoas, naquele hospital.Falaram de Neide, da providencial interferência que tiveram, e prometiam visitá-la no outro dia, dividindo o tempo entre as duas.Mas tinham uma nuvem de tristeza relacionada ao estado de Manoela, que desconheciam, e, no entanto podiam avaliar pelas informações.
Assim, passaram horas, ansiosos, na expectativa de que a jovem saísse bem na operação, com o menor prejuízo possível ao seu veículo físico.Eram quase duas horas da madrugada quando trouxeram Manoela. Tinha as duas pernas engessadas e o rosto coberto com gaze, enrolada em forma de máscara. Estava inconsciente,sob os efeitos da anestesia.Acomodaram-na na cama, presa de tal forma que não pudesse, de nenhum modo, moveras pernas. Os enfermeiros ajeitaram os petrechos para a injeção contínua de soro e plasma, e deram precisas instruções a Ruth, quanto aos cuidados que lhe cabiam.
Quando ficaram sozinhos, aproximaram-se do leito para analisarem melhor o quadro, aos seus olhos.Aquelas impressões nos interessavam muito. A reação dos dois, diante daquela mulher que se lhes declarou inimiga, e marchou para a guerra destrutiva, eram importantes para a solução do problema que nos dispúnhamos a resolver.Depois de alguns minutos de muda observação, avaliando o estado deplorável da jovem vencida, aquelas duas almas nobres, ao invés de um sorriso de vitória,deixaram que lágrimas ardentes lhes escorressem pelas faces, como se se tratasse de alma querida, passando por dura prova. Aliás, essa era a nossa expectativa.
Manoela dormia profundamente.Antonio mandou que Ruth descansasse, e se dispôs a permanecer acordado, ao lado da cama da enferma.Deixou o quarto em penumbra, clareado apenas por pequena lâmpada azul.Observando a jovem, que tinha quase a mesma idade da filha, sentia-se um monstro desapiedado, que não hesitou em se aproveitar da solidão e do desamparo da menina.É verdade que a moça tinha maus instintos, mas, não competia a ele, que tinha idade para lhe ser pai, reagir às suas investidas e reconduzi-la ao caminho do respeito e do bem?
- Ah! Deus há de me dar forças para me converter num segundo pai desta menina,ajudando-a em tudo o que for possível - pensava, arrependido, agora, das suas aventuras amorosas.Estava certo de que já não conseguiria ser, novamente, seu amante. Laços de ternura lhe brotavam do coração, envolvendo a jovem enferma.
Orlando olhava, enternecido, as emoções de Antonio, os seus propósitos de renovação e, voltando-se para mim, disse:- Não acredito que o ódio de Manoela resista ao amor de Antonio e Ruth. Nosso caso caminha para um desfecho feliz, apesar da situação difícil desta jovem que, no entanto,é momentânea. Vamos ver, enquanto esperamos, se podemos ser úteis aos trabalhadores da casa.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Liberdade espiritual(espírita)
SpiritualContarei a historia de espíritos encarnado(vivos) e desencarnados(Mortos). Uma família que sofre vendo o chefe da família sendo alvo de espíritos que vivem na mundo espiritual, cometendo crimes. Como a falta de oração nos leva a ser alvo de es...