Tipos de Obsessão
A obsessão pode adquirir inúmeras formas de manifestação e vários graus de gravidade. Os principais tipos são a obsessão simples, a fascinação e a subjugação.
– A Obsessão Simples ocorre quando um Espírito ou vários influenciam a mente de um médium com suas ideias e vontade. Muitas vezes a pessoa percebe essa influência. A obsessão simples pode ser mais ou menos perturbadora, podendo causar constrangimento quando por exemplo, o médium inexperiente exprime de forma desavisada pensamentos que não são seus e somente se dá conta disso depois. No entanto, o médium permanece senhor de si mesmo e caso tenha algum conhecimento espiritual, reconhece quando fala ou age sob influência, sendo a ele possível, com estudo, aprender a controlar-se e a evitar essas influências.
O número de pessoas sujeitas a esta influência é muito maior do que se poderia supor à partida. De facto, quase todos os Seres Humanos estão sujeitos a esta influência e já o foram ou serão influenciados de forma flagrante algumas vezes. Como são situações praticamente imperceptíveis à maioria das pessoas, estas influências são tidas como normais, fruto da sua personalidade ou de um acaso, não desencadeando nenhum tipo de temor ou sensação de anomalia.
– A Fascinação é uma acção directa e constante do pensamento de um Espírito sobre a mente do médium paralisando-lhe o raciocínio e o sentido crítico, de tal modo que este aceita muito do que lhe é passado pelo Espírito como a mais pura verdade ou tendência pessoal, reproduzindo desde informações simples até a completos disparates ou más acções em casos mais graves. É um fenómeno de sintonia entre o médium e a entidade espiritual, que em certos casos é um Espírito inteligente e ardiloso pois consegue estabelecer uma sintonia com o médium de forma subtil, sem sobressaltos que poderiam alarmar o médium e este descobrir a armadilha que lhe está a ser criada. Com o tempo e devido a essa sintonia, caso a pessoa não recorra a ajuda nem faça algo para ultrapassar essa influência, vai aos poucos dominando a mente e o raciocínio do médium.
– A Subjugação ou Possessão é uma influência grave sobre a mente do médium. O obsessor dominou a mente do médium e faz sobressair a sua vontade. O médium transformou-se uma espécie de marioneta do Espírito ou dos Espíritos que o influenciam. Nalguns casos, o(s) obsessor(es) procura(m) levar a pessoa por caminhos de vícios, como álcool, drogas, jogo, crime, prostituição, traição do cônjuge, jogo ou consumismo exagerado que leva à ruína financeira e consequentemente ao desespero, algum tipo de obsessão exagerada como pela magreza, etc., que o degradam e enfraquecem com o tempo. Quanto mais fraca estiver a pessoa mais facilmente o Espírito ou Espíritos conseguem dominar a sua mente.
É também o caso de muitos mendigos e doentes psiquiátricos crónicos, que fazem "caretas", dizem coisas absurdas, assumem posturas bizarras, etc.
Muitas vezes, exceptuando os casos em que existe algum compromisso neurológico ou psíquico, trata-se de pessoas que não foram ou não quiseram ser devidamente orientadas espiritual e psicologicamente.
Algumas pessoas confiaram "demasiado" nos tratamentos médicos e não era aí que estava a solução para o seu caso. Muitas deixaram-se arrastar por demasiado tempo apesar de todos os avisos que algumas pessoas mais próximas lhe endereçaram.
São geralmente casos muito graves e difíceis de serem solucionados, a não ser que atempadamente orientados. E isto claro, contando com a boa vontade do interessado em tratar-se. Muitas vezes, conseguir captar a motivação da pessoa para o tratamento é o maior obstáculo.
Acontece que absurdamente muitas pessoas "optam" por uma vida de doença e sofrimento (é isso mesmo que leu), pois não são capazes, por alguma razão, de "humildarem-se" o suficiente para estudar por exemplo a doutrina espírita que em alguns casos era a única garantia e passaporte para uma vida mentalmente saudável!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Liberdade espiritual(espírita)
SpiritualContarei a historia de espíritos encarnado(vivos) e desencarnados(Mortos). Uma família que sofre vendo o chefe da família sendo alvo de espíritos que vivem na mundo espiritual, cometendo crimes. Como a falta de oração nos leva a ser alvo de es...