Iremos abordar agora o infeliz tema da obsessão, que muito sofrimento causa a milhares de pessoas e médiuns despertos por esse mundo fora.
É um assunto para algumas pessoas difícil de encarar e do qual muitas se desviam.
Muitos autores espirituais procuram evitá-lo, escondendo uma parte importante da verdade sobre os fenómenos espirituais. E também sobre muitas perturbações mentais.
O resultado disso é uma imensidão de sofrimento que poderia ser evitado. Existe um número crescente de Espíritos desencarnados que por má ou ausente educação espiritual salutar andam errantes à procura de ajuda e por vezes tardam em alcançá-la, pois cada vez menos pessoas se dedicam a ajudar esses irmãos espirituais, filhos do mesmo Deus e também eles com direito à paz e felicidade.
Há mesmo centros de espiritualidade que deixaram de fazer doutrinação espiritual a esses Espíritos, o que constitui lamentável erro, a não ser que isso seja o resultado da ausência de médiuns capazes.
É sem dúvida o perigo da obsessão uma das razões para que tantos conhecimentos espirituais tenham permanecido secretos até quase aos nossos dias. A divulgação pública de exercícios espirituais como algumas formas de meditação, rituais, práticas de yoga como o despertar da energia kundalini que pode levar a pessoa ao desenvolvimento de dons mediúnicos, podem ser encarados como uma bênção para praticantes mais avançados, com orientação ou que tenham dons mediúnicos já desenvolvidos, como a vidência a audição espiritual, o que lhes permite serem orientados por Guias Espirituais. De contrário, não é geralmente recomendável praticar esses exercícios sem orientação. Pode ser uma má experiência saber como se abrir uma porta para o invisível e depois não saber como fechá-la.
É o espiritismo kardecista a corrente espiritual que mais profundamente estudou e sabe lidar com os fenómenos obsessivos.
De facto, para muitas pessoas que sofrem de obsessão, o estudo da espiritualidade e o aprender a lidar com a obsessão pode ser a única escapatória possível para uma existência mais preenchida e feliz dentro do possível.
A obsessão em muitos casos arrasa literalmente com o amor-próprio e com qualquer sentimento de vaidade e orgulho.
É muitas vezes o próprio a encarar os seus erros do passado.
O que é a obsessão
Obsessão é aquilo que o Espiritismo designa como toda uma gama de interferências que um Espírito (encarnado ou desencarnado) exerce sobre outro, de forma negativa e em graus variados. Consiste na interferência negativa de uma vontade dominante sobre uma vontade subjugada.
A obsessão é muito comum entre pessoas encarnadas, como no caso de alguns casais em que um membro domina abusivamente o outro, anulando a sua vontade. Um faz tudo o que o outro quer, abdicando muitas vezes sem se aperceber da anulação da sua liberdade interior, do seu livre arbítrio. É como uma marioneta nas mãos da vontade dominadora.
Pois na verdade, é também possível a interferência de um Espírito desencarnado sobre um encarnado. É a chamada "obsessão espiritual".
A obsessão espiritual de um Espírito desencarnado sobre uma pessoa visa quase sempre o prejuízo do Espírito encarnado.
Noutros casos, as intenções não são meramente malévolas. Tratam-se de um ou mais Espíritos desencarnados, apegados à matéria e aos vícios. Procuram usar a pessoa para alimentar os seus próprios vícios: comida, sexo, álcool, drogas, crime, consumismo (excesso de compras ou compras irracionais).
Noutros casos, por tendência para o Mal, por desespero e ignorância acerca da bondade do Criador, o Espírito obsessor procura por sugestão mental acentuar tendências negativas da pessoa encarnada, como a tendência para o crime, a vaidade, orgulho, presunção, sentimentos de superioridade ou inferioridade, depressão, medos, hipocrisia, tirania, etc., pois sabe que isso afasta o Ser Humano de Deus, deixando-o mais enfraquecido e vulnerável, além de poder vir a constituir causa de futuro sofrimento.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Liberdade espiritual(espírita)
SpiritualContarei a historia de espíritos encarnado(vivos) e desencarnados(Mortos). Uma família que sofre vendo o chefe da família sendo alvo de espíritos que vivem na mundo espiritual, cometendo crimes. Como a falta de oração nos leva a ser alvo de es...