Capítulo 29-Compreendendo a obsessão

300 13 1
                                    

Um caso de Obsessão grave

era uma jovem estudante com rendimento escolar considerado normal. Quando tinha 17 anos morre-lhe a avó materna à qual era muito chegada. M. sente muito a morte da avó. Começa a isolar-se no quarto. Passado algum tempo recusa-se a ir à escola permanecendo durante o dia deitada. Após esgotada a tolerância inicial da família, M. é obrigada a ser consultada por um psiquiatra que lhe receita alguns medicamentos. No entanto, M. não melhora. Recusa alimentar-se, só toma medicação quando vigiada, e a partir de determinada altura começa e ter comportamentos agressivos para com os familiares. Esta situação dura há seis meses e M. parece perder a pouco e pouco o contacto com a realidade. Permanece durante horas com o olhar fixo no vazio, como se não estivesse neste mundo. Estes períodos de "ausência" são por vezes interrompidos com choros e gritos de ódio e palavrões. Quando isso acontece M. atira ao chão tudo o que está ao seu alcance. Várias vezes atirou objectos a familiares pondo em perigo a sua integridade física.

Foi internada compulsivamente várias vezes e o seu caso parece não ter retorno.

Este é um caso de obsessão muito grave a que se dá o nome de subjugação ou possessão, e que deu origem a vários filmes de cinema como "O Exorcista" e outros do género.

A subjugação, como já vimos, é um estado grave de obsessão em que o Espírito obsessor e a pessoa obsediada tornam-se como se fossem um só em termos psíquicos, por um fenómeno de sintonia mental e sugestão hipnótica do Espírito obsessor que se identifica com a vítima, geralmente devido a laços criados no passado. Este facto faz com que a pessoa não se dê conta que esteja a ser influenciada, muitas vezes a caminho da sua autodestruição.

É felizmente um caso raro actualmente mas existente. A subjugação espiritual é o fenómeno que está por detrás da desgraça de pessoas como alguns mendigos, prostitutas e criminosos assumidamente no crime. De salientar que não são raros os casos de pessoas muito inteligentes e até mesmo com estudos universitários que caíram nestas situações de vida. O desconhecimento ou mesmo a negação das questões espirituais ditou a sua desgraça. Em muitos casos poderia ser evitado o agravar da situação com o acompanhamento espiritual atempado.

O facto da pessoa deixar de se alimentar e de se isolar é uma estratégia muito utilizada por obsessores para enfraquecer a pessoa e mais facilmente a dominar. No caso de M. a tristeza causada pela morte da avó foi aproveitada pelo obsessor como uma boa desculpa, tendo com isso conseguido induzir M. a entregar-se a uma tristeza e depressão irracionais. Foi uma cilada bem montada. A tristeza, os sentimentos e pensamentos negativos destroem a vitalidade e enfraquecem.

Quando as coisas chegam a este ponto, é geralmente aconselhável os tratamentos médicos complementarem os tratamentos espirituais.

Como Compreender a Obsessão

No mundo espiritual não se encontram apenas Espíritos prontos a ajudar os Seres Humanos como Anjos, Espíritos Protectores, Guias Espirituais ou antepassados. Também existem aqueles que procuram prejudicar os que se encontram encarnados.

É falsa a ideia de que existem demónios eternamente devotados ao Mal, que procuram influenciar o Homem para o Mal e assim assegurar a sua "condenação eterna". Não existe nem o "Diabo", nem "demónios" eternamente devotados ao Mal, pois isso seria negar a Lei obrigatória do progresso e a bondade de Deus que quer os seus filhos felizes.

Ninguém está eternamente no Mal. Mais tarde ou mais cedo, por esclarecimento, cansaço ou por já não aguentarem o sofrimento, todos retornam ao caminho do Bem.

Os obsessores são Espíritos que se encontram no Mal. Foram homens e mulheres que por algum motivo ou motivos enveredaram pela prática do Mal. Tal como entre seres encarnados existem pessoas que se preocupam em praticar o Bem e outros o Mal, também entre os Espíritos desencarnados se encontra os que apresentam tendência para o Bem ou para o Mal.

Liberdade espiritual(espírita)Onde histórias criam vida. Descubra agora