Não consigo acreditar... Sem me aperceber já as lagrimas me caem pela cara. O senhor Lehto oferece-me um lenço e eu agradeço. Realmente não estava à espera de algo assim na minha vida.
Quando me acalmei o Senhor Lehto começou a falar comigo.
- Precisa de alguma coisa? Posso ajudar?
- Obrigado Senhor, é só que tudo isto me apanhou de surpresa. Eu não estava à espera, eu vim para aqui apenas para ser a representante da empresa, não esperava nada disto, menos ainda saber que a vida do Sr. Fonseca está prestes a terminar.
-Ele nunca comentou nada consigo? Nunca deu a entender nada?
- Não. Pouco mais falámos do que a evolução do trabalho, de algumas obras que eu traduzia e enviava para edição. Sempre foi uma pessoa muito reservada, e agora isto. De repente manda-me para aqui e ainda põe a empresa nas minhas mãos... Eu não sei o que fazer, o que pensar...
- Bem, por agora pode apenas pensar em almoçar pois já são 12:00. De tarde, as 14:00, voltamos a reunir pois temos muitas coisas para decidir em relação á filial Portuguesa e é nossa sociedade.
-Sim senhor, então às 14:00? Aqui estarei. Necessita que eu traga alguma documentação da que o Sr. Fonseca me enviou?
- Sim, traga o que tiver... Na reunião da tarde temos de deixar tudo em ordem para podermos avançar.
E assim sai do gabinete. Dirigi-me ao 7º piso e procurei o refeitorio. Após o almoço liguei á D. Rita para contar as ultimas e fui para o meu gabinete. Lá pus toda a documentação em ordem para levar á reunião e segui novamente para o 20ª andar para a segunda parte da reunião com o meu chefe/sócio. Voltamos a mesma sala e tomamos o nosso lugar novamente. Passámos a tarde toda a ver relatórios, folhas de cálculo, folhas de produtividade, enfim, passei a tarde a conhecer uma parte da empresa e toda a sua produtividade.
Após várias horas chegamos os 2 á mesma conclusão, apesar de extremamente bem gerida, a filial vai precisar de alguém lá que fique em frente á edição, precisamos de mais tradutores e melhorar em alguns sectores. A tarde voou, o Sr. Lehto ja contratou uma empresa de consultadoria para ficar em frente á filial, faltando apenas a minha assinatura para fechar o contracto, bem como tenho mais uma montanha de papéis para analisar.
O dia parece nunca mais chegar ao fim, e ao fim de tantas horas acabo por concordar com a minha secretária. O homem é arrogante mas muito profissional. A minha cabeça parece querer rebentar.
Ás 17:00 damos o dia por encerrado, pego no meu notebook, nos papéis e sigo para casa. Antes passo pelo Café Lisboa para beber um expresso. Preciso mesmo de algo forte.
Quando chego junto ao porteiro lembro-me da carta do Sr. Fonseca e peço a ele a chave e que ele me indique o carro. Quando chego à garagem vejo um jipe Range Rover branco, ultimo modelo. Bem, bom olho para carros...
Entro em casa e a primeira coisa que faço é relaxar na minha banheira. Aqui são 18:00, 16:00 em Lisboa, tenho tempo de relaxar antes de ligar ao Sr. Fonseca. Será que ele está na LisEdict?
Liguei para a linha direta do gabinete dele e a secretária atende
- Boa tarde D. Marilia, é a Ana Valente, o Sr. Fonseca está?
-Olá Dra. Ana, o Sr. Fonseca está, quer que eu passe?
-Sim, por favor...
- Estou Ana, estava só à espera da sua ligação para sair.
- Sabia que eu ligaria hoje?
- Sim Ana. Peço desculpa pelo que aconteceu mas eu sabia que nao permitiria se eu a consultasse antes. Já instrui a Marilia acerca da nova situação editora e ainda hoje vou sair daqui em definitivo. A partir de hoje quero descansar e preparar-me para descansar estes meses que me restam.
- Mas Sr. Fonseca...
- Sem mas srta. Não aceito mais discussões, viva a vida, lute pelos seus objetivos, seja feliz e principalmente, leia muito. Foi um prazer trabalhar consigo, sei que onde estiver estarei descansado pois o meu legado está bem entregue... Até um dia...
E com isto desliga-me o telefone na cara.
Preparo algo leve para o jantar e dirijo-me ao escritório para ver alguns destes papéis, não sem antes ligar o sistema de som.
Quando vejo já são quase 23:00, vou-me deitar e tentar descansar pois amanhã será outro dia.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Paixão em Helsinquia
RomansAVISO: Devido ás novas normas da app, apenas os meus seguidores terão acesso a todos os capitulos. Para ler a história na integra deve seguir o meu perfil Capa por @SuzanaFrey7... Obrigado pela sua disponibilidade e interesse... Beijinhos A sua emp...