O Último Debate - pt. 2

369 45 105
                                    

- Olá, boa noite, bem vindo aos estúdios Globo no Rio de Janeiro, pro último debate entre os candidatos à presidência neste primeiro turno da eleição.

A transmissão começa sem nenhum aviso sonoro, e eu tenho a impressão de que ninguém estava preparado. Não há considerações iniciais para ganhar tempo, e logo a rodada de perguntas começa.

Logo percebo que a mecânica realmente é muito distinta dos outros debates. Há uma câmera apontada pra mim a todo momento; me sinto um pouco preso. Ciro chama minha atenção do outro lado do palco e levanta um polegar para mim, indicando que está tudo bem. Me sinto um pouquinho melhor.

Como ainda vou demorar um pouco pra ter que levantar, tento focar nos meus concorrentes, mas sem muito sucesso. Ciro é o primeiro a perguntar e se junta com Marina pra criticar a "polarização". Reviro os olhos. O centrão é realmente irritante às vezes.

Reafirmo isso quando Alckmin é convocado pra perguntar e imediatamente começa a atacar Fernando, que não sai de sua pose séria. Ao menos nos minutos em que eles estão no centro do palco, consigo respirar melhor; percebo que a presença do chamado 'governador' ao meu lado contribui bastante para meu desconforto.

Entre Álvaro Dias deixando todo mundo desconfortável e uma dobradinha bizarra entre Ciro e Meirelles que me reforça minha teoria de que o centrão está perdendo o juízo, tenho a impressão de que ninguém aqui entende o problema real que estamos tendo que enfrentar. Toda essa tendência da luta entre petismo e antipetismo no teor das conversas é de dar arrepios e realmente tenho vontade de intervir.

Quando sou chamado pra fazer uma pergunta, Alckmin é a única opção viável.

Olho para Juliano na frente da plateia, em uma esperança de obter alguma referência, mas ele está mexendo no celular.

Pergunto ao ex governador de São Paulo sobre o plano de governo dele, já que é ridículo do começo ao fim. Ele é mais incisivo do que eu imaginava que seria, e isso acaba com a tentativa dele de ser amistoso comigo. Quando voltamos ao lugar, ele fica imóvel ao meu lado com um semblante bravo.

Logo, é a vez de Haddad perguntar algo. Olho para o palco, procurando quem ainda não foi chamado pra receber uma pergunta. Percebo tarde demais que ele me escolherá.

Quando o intervalo é anunciado, dou o maior suspiro possível. Por algum motivo, o clima está muito pesado. Ninguém se move do lugar pra conversar entre si, diferentemente dos outros debates. Por um segundo, não se ouve nenhum som, e depois os assessores saem de seus lugares no extremo do palco para guiarem seus candidatos.

A maioria dos presidenciáveis recebe a 'visita' de apenas um. Juliano se aproxima de mim com o celular na mão e ainda aperta a mão de Haddad antes de vir falar comigo.

- Amigo, o que foi essa fala sobre a ditadura? Eu arrepiei!

- Só algo que eu já estava querendo falar faz tempo. Você não acha que esse pessoal não entende o tamanho do adversário que nós temos?

- É difícil dizer. Todo mundo aqui quer ganhar a eleição.

- Essa estratégia que eles estão usando... Não é certa.

- É a mais eficiente. Bem vindo à política.

- Eu não vou me sujeitar a esses argumentos.

- E eu jamais pediria isso. Faça o que você faz, irmão. Eles não são importantes; o importante é se manter verdadeiro. Segue sua corrente e vai dar certo.

Sorrio um pouco pela primeira vez desde que o debate começou. Saber que eu tenho liberdade pra falar o que quiser me deixa mais aliviado.

Ciro se aproxima de nós, sozinho. Dá um tapinha nas costas do Juliano e recebe um sorrisinho como resposta, como se não estivéssemos criticando ele um segundo atrás.

- E aí, como estamos?

- Tudo certo até agora. - Respondo, inegavelmente feliz com a presença dele. - O próximo bloco deve ser menos tenso que esse. O que você acha, Juliano?

- Sem dúvidas. - Ele olha para a plateia rapidamente. - Eu provavelmente não deveria estar falando isso pra vocês dois, mas eu acho que o melhor a se fazer é evitar conflitos e perguntar entre vocês.

- Mas somos três. - Ciro olha de relance para Fernando, que nem se moveu do lugar ou recebeu visita de assessores.

- Sim, e por isso alguém vai ter que entrar em conflito com alguém. Guilherme, você vai abrir o bloco. Pergunta pro Alckmin pra cortar as críticas vazias dele. O Haddad provavelmente vai escolher o Ciro, já que escolheu o Guilherme no bloco passado.

- E aí sobra eu e Guilherme. - O mais velho assente com a cabeça, com uma mão no queixo. - É uma boa, mas eu vou fechar o bloco.

- Eles têm medo do que o Guilherme fala, querem alguém que fale mal do PT na televisão. Ele vai ficar por último.

- Você já pensou em ser um espião da Polícia Federal? - Indago, genuinamente surpreso.

Juliano ri, envergonhado.

- Eu só estudei bastante política. Não é tão difícil de entender como funciona.

- É admirável. - Ciro dá outro tapinha em suas costas. - Um pouco mais de experiência pra aperfeiçoar e temos um campeão. Quase o mesmo que o Guilherme aqui.

Ele coloca um braço no meu ombro, e sorrio.

Apenas dois dos cinco minutos de intervalo são destinados a conversar com alguém da equipe. No resto do tempo, Ciro é o único que fica fora do lugar, agachado ao meu lado puxando assunto.

Alckmin, ao nosso lado, não demora a mostrar as asas:

- Indo tão longe por uma aliança, Ciro?

Ciro nem chega a olhar para ele.

- Eu sei que é difícil pra um tucano entender, mas existe uma coisa chamada 'afeto sincero'.

Basta para calá-lo. Tenho vontade de rir, mas isso seria demais.

No último minuto, porém, Bonner (que passou o intervalo inteiro tendo o cabelo penteado por uma equipe inteira) anuncia que todos devem voltar aos seus lugares.

Enquanto Ciro está de costas para mim, andando para seu lugar, Fernando chama minha atenção com a mão. Quando olho, ele pisca para mim. Um pouco atordoado, não sei direito como responder. Logo, o homem retoma à postura séria.

-----------------------

Boa tarde gente rs então, tenho mts explicações pra dar
Como vcs sabem, eu acabei de me mudar de cidade e então tô numa correria doida, daí com mais um monte de coisa em cima disso acabou que eu entrei num bloqueio criativo horroroso e chegou a um ponto que eu realmente nem consigo criar mais
Mesmo tendo todo o enredo anotado, escrever os capítulos em si tem sido uma dificuldade enorme e eu fiquei toda doida com isso
Então, fica o aviso: eu tenho certeza q n vai dar pra manter o ritmo diário de postagens por enquanto, mas eu n vou abandonar vcs jamaisss
As att só serão um pouco mais espaçadas entre si temporariamente

Garoto Promissor (Ciro x Boulos)Onde histórias criam vida. Descubra agora