30/09/2018
Pós-debate na Record
POV HaddadSentado sozinho na cadeira giratória em frente ao espelho do camarim, espero Ciro chegar. Eu vi ele me seguindo quando saí do palco antes de todo mundo. Minhas intenções ao fazer isso eram procurar um pouco de solidão, mas pelo visto não é agora que terei. Será que é tão difícil assim ter um momentinho de quietude?
No espelho, vejo um cara cansado. Só lembro de me sentir tão exausto assim há 13 anos, quando assumi o posto de Ministro da Educação. Mesmo assim, acho que o trabalho de lá não era tão puxado assim; não psicologicamente, pelo menos. O dano feito na minha mente àquela época tem nome e sobrenome.
É no mesmo espelho que vejo a exata figura que estava em minha mente abrindo a porta. Ciro parece bravo, mas não me intimido. Sei que é isso que ele quer.
- Qual é seu jogo, Fernando? - Ele rosna, assim que fecha a porta.
- Então já começamos assim? Eu esperava pelo menos um pedido de desculpas depois dos ataques infundados de hoje.
- Nada foi infundado e você bem sabe disso.
Giro minha cadeira para ficar de frente para ele, querendo analisá-lo melhor.
- Quem colocou essas ideias na sua cabeça, Ciro? Foi o Lupi? Ou o Jereissati?
- Ninguém coloca ideias em mim a não ser eu mesmo. Eu vejo o que vocês estão fazendo.
- E o que é?
- Movendo as pecinhas, como sempre fizeram. Eu já fui uma pecinha dessa, homem. Se você não está me enganando, então está sendo enganado.
- Isso é mania de perseguição, Ciro. Do que é que você está falando?
Ele se aproxima um pouco a passos fundos, e não me abalo. Não tenho um pingo de medo dele.
- Do Guilherme.
Sinto um pequeno calafrio, que me esforço pra não deixar transparecer.
- O que tem ele?
- Eu sei muito bem que a administração do PT tem planos pra usar ele como uma ferramenta de campanha.
Vacilo por um momento. Gleisi já mencionou mais de uma vez sobre a importância da voz dele dentro dos movimentos sociais, mas sempre rechacei a ideia de influenciá-lo a algo. Se o presidente Lula já tentou agir sobre ele e falhou, não sou eu que vou tentar.
- Eu não faço ideia do que você está falando.
- Quer mesmo mentir pra mim, Haddad? Eu conheço a estratégia da cúpula, já fiz parte dela. Um jovem militante que tem exatamente o que vocês precisam é a melhor coisa que vocês poderiam ter.
- Eu não vou discutir com você o que falta ou não no meu partido. Por que você não vai atrás dos interesses do PDT?
Ele chega perigosamente perto de mim.
- Isso não é um interesse de partido.
Não consigo segurar o sorriso de puro desgosto que se forma em meu rosto. É inacreditável.
- É um interesse seu, como sempre, não é? É por isso que você se preocupa. Ele é seu, e não pode ser de mais ninguém.
- E por acaso você também quer um pedaço dele?
Recuo. Já estou começando a ficar bravo, então recosto pra trás e respiro fundo. Não vou dar a ele o gostinho de me tirar do sério.
- O que é que você está falando, Ciro? Você é mesmo um especialista em tirar conclusões absurdas.
- Você se tornou um político realmente excepcional, Fernando. Quem diria... É uma pena que tenha doado seu talento pra essa organização.
- De novo com essa perseguição ao meu partido?
- Eu vou fingir que vocês não enfiaram uma faca nas minhas costas assim que tiveram a chance, porque não foi por isso que vim até aqui. Quero apenas te dar um aviso: Eu não vou deixar você jogar esse seu joguinho com ele, Fernando. Não enquanto eu estiver aqui.
Me mexo um pouco, desconfortável. Conheço bem essa atitude, mas insinuar coisas assim é algo novo.
- Eu não entendo o que você quer de mim, Ciro. Nem tudo segue os interesses políticos e você bem sabe disso.
Aí está, aquele sorriso que me causava arrepios há 13 anos. Hoje, só me causa estranheza.
- Você pensa que eu sou burro?
Quase consigo ver o ministro Ciro Gomes na minha frente. A única coisa que falta é o cigarro entre os dedos da mão esquerda. Meneio a cabeça com um pequeno sorriso. Já não tenho mais problemas pra lidar com isso.
- Não, jamais.
- Então como espera que eu acredite em uma baboseira dessa?
Fica em mim uma mistura de descrença com uma fria nostalgia. Ele não mudou nada.
- Meu Deus, Ciro. Lá no fundo, você ainda é o mesmo. Insiste em pensar que é dono dele.
Ciro recua, como um animal ferido. Me sinto aliviado por ter um pouco de espaço pra respirar.
- Que tipo de insinuação é essa?! Eu não sou dono de ninguém!
- Então porque é tão difícil aceitar que ele simplesmente está se aproximando de mim por vontade própria? Eu estou te falando, Ciro. Não tem nada por trás.
Não é totalmente verdade, mas é o mais próximo dela que eu posso chegar assim no improviso.
- Isso é mentira. Você e a cúpula do PT tem feito coisas indizíveis por alianças desde a pré-campanha.
Eu sabia que ele tinha ficado ressabiado pela questão do PSB. Fui contra esse movimento por parte do PT, mas resolvo não mencionar isso agora, já que não vai adiantar nada. Além disso, eu vejo a outra insinuação que ele faz. Fico um pouco ofendido por sua sugestão de que eu esteja querendo atrair o Guilherme pra uma espécie de rede petista.
- Você me conhece, Ciro, sabe quem eu sou! Nunca faria algo assim por pura aliança política. Eu não sou nenhum tipo de robô do meu partido.
Ele não responde nada por um momento, e eu penso que ele finalmente desistiu. Nós olhamos por quase um minuto, até que ele desvia o olhar primeiro.
- Eu não sei quem você é, Fernando. Você mudou demais.
Antes que eu possa falar alguma coisa, ele marcha para fora da sala com passos tão fundos quanto os que usou para entrar.
Sozinho novamente, viro de volta para o espelho. Com um suspiro, adiciono Ciro à minha lista mental de pessoas que não sabem quem eu sou. A solidão que eu tanto almejava não é o suficiente pra fornecer alguma quietude à minha mente depois dessa conversa perturbadora.
----------------------------
Boa tarde de novo rs
O próximo cap bônus estaria marcado apenas pra daqui a alguns dias, mas como eu recebi uma sugestão bem bacana resolvi escrever essa cena e postar logo, pra ajudar a compensar o tempo perdido kkkkkk o próximo capítulo bônus ainda vai sair no mesmo dia que sairia normalmente (acho que sexta ou sábado, não sei bem como tá a contagem dos caps) e uma dica: ele também será pov haddad e vai narrar uma cena que vocês pediram muitooooo nas duas fics (não é hot kkkkk)
VOCÊ ESTÁ LENDO
Garoto Promissor (Ciro x Boulos)
Fanfic*Repostando aqui porque o site ao lado me expulsou* Guilherme Boulos e Ciro Gomes são candidatos à presidência do Brasil. Seria um escândalo e tanto se eles tivessem um relacionamento, não é? TW: Abuso psicológico, tabagismo