Cena 1
Portugal - 2018
Aeroporto de BejaCena 1
Cai à tarde.
O avião, o qual está sendo pilotado por Lucas acabara de aterrisar. Logo, os passageiros começam a descer, e posteriormente Lucas desce entretido com o celular.
LUCAS(mandando áudio via whatsaap)- Oi. Acabei de desembarcar. Estou indo direto para o hotel. (pausa) Estou louco para te encontrar. Tô morrendo de saudade.
Cena 2
Rio de Janeiro (Batalhão das forças armadas do RJ)
Estão em cena Rafael e muitos outros policiais arquitetando um plano para evadir o Morro do Macaco.
RAFAEL- Temos que sermos precavidos. Estamos lhe dando com gente muito perigosa. Essa operação não pode falhar.
Os policiais trocam olhares com muita firmeza.
Nesse momento, o celular de Rafael toca e ele se afasta e atende.
RAFAEL- Alô.
ALZIRA(sua mãe por telefone)- Finalmente atendeu meu filho. Eu estava morta de preocupação...
RAFAEL( interrompe-a)- Eu estava em reunião mãe.
ALZIRA- Você ainda vai acabar me matando.
RAFAEL- Se for pra começar com esse drama, eu vou desligar.
ALZIRA(emocionada)- Esse drama é porque eu te amo. Eu tenho medo que possa acontecer algo de ruim com você.
RAFAEL- São Jorge me defende mãe. Ele sempre me defendeu. (pausa) Eu vou desligar agora. Mas tarde eu passo aí pra jantar com a senhora. (pausa) Fica tranquila. Eu te amo!
Rafael desliga.
Cena 3
Portugal. (Hotel palace)
Em êxtase, Lucas sobe até o último andar e bate na porta do quarto de número 221.
De imediato, Diogo abre à porta com um grande sorriso no rosto.
LUCAS- Cheguei.
Sem pensar duas vezes, ele parte para os seus braços, feixa a porta e o beija.
DIEGO- Que saudade...
Cena 4
Anoitece
Rio de Janeiro.
Estão em cena Neide e sua mãe deficiente física Zenaide.
Condenada a uma cadeira de rodas há um ano, Neide está colocando-lhe na cama impaciente.
ZENAIDE- Aí. Você tá me machucando Neide.
NEIDE- A senhora é insuperável mesmo, né? Só reclama, reclama, reclama e não ajuda.
ZENAIDE- Eu não consigo...
NEIDE- Eu deveria deixar a senhora nessa cama até morrer. Eu não aguento mais carregar esse fardo nas costas.
ZENAIDE(resmunga chorando)- Eu só falei que você estava me machucando.
NEIDE- Pois pra aprender ficar calada, eu vou deixar a senhora assim. Jogada na cama de qualquer jeito.
Nesse momento, o celular de Neide toca e ela atende-o imediatamente.
NEIDE- Alô.
FÁBIO(da cadeia)- Sou eu nega.
NEIDE(contente)- Fábio. Como você está meu amor?
FÁBIO- Eu estou bem. Tô morrendo de saudade de você.
NEIDE- Eu também meu amor. Amanhã eu vou aí te visitar e levar aquela torta de frango que você tanto gosta. (pausa) Eu não vejo a hora de te ter aqui comigo de novo.
FÁBIO- Falta pouco meu amor. O advogado falou que é questão de dias pra mim sair daqui.
Cena 5
Portugal.
Após matarem a saudade, Lucas e Diogo estão deitados na cama pensando no futuro.
LUCAS- Eu te amo tanto meu amor. (pausa) Você me completa por inteiro.
DIEGO- Você é o meu tudo. Já estou imaginando a gente bem velhinhos em nossa casinha arrodeados dos nossos filhos...
LUCAS- Eu vou te fazer o homem mais feliz do mundo.
Lucas dá-lhe um selinho.
DIEGO- Eu não tenho dúvidas disso.
LUCAS- Mas e aí! Como está esse coraçãozinho pra conhecer a minha mãe?
DIEGO- Estou muito tenso. Tenho medo que ela não goste de mim.
LUCAS- A minha mãe vai ter amar. A dona Cremilda é uma pessoa incrível! Você vai amar ela.
Cena 6
Rio de Janeiro.
Na cozinha, Alzira está terminado de preparar a janta, quando então, Rafael acabara de chegar.
ALZIRA(vai ao seu encontro e abraça-o)- Graças a Deus você chegou meu filho. Como você está?
RAFAEL- Estou ótimo mãe. Tô inteiro como a senhora está vendo.
ALZIRA- Eu me preocupo com você porque eu te amo meu filho. Você é a coisa mais importante desse mundo pra mim.
RAFAEL- Eu sei mãe. Eu também te amo muito. (pausa) A senhora é o meu porto seguro. A pessoa que eu sei que vai estar comigo sempre que eu precisar.
Alzira abraça-o e ambos trocam carinho.
RAFAEL- Eu te amo!
Cena 7
Amanhece o dia.
Na igreja de São Jorge, Rafael está ajoelhado aos pés da imagem do seu santo protetor.
RAFAEL(consigo mesmo )- Vim aqui te pedir proteção meu santo. (pausa) Não permita que nada de ruim me aconteça. Peço a tua bênção. Que a operação de hoje seja bem sucedida. (pausa) Protejas todas aquelas famílias. Não permitas que nada de ruim as aconteçam. Protege os meus colegas. Entrego todos em tuas mãos.
Cena 8
Presídio do RJ
Neide e mais várias mulheres estão na fila do presídio para visitarem seus familiares que ali encontram-se detidos.
NEIDE(para uma colega que está do seu lado)- O meu marido daqui a pouco vai estar livre. O advogado garantiu que é apenas questões de dias...
NINA- Por que que ele foi preso?
NEIDE(tensa)- A polícia pegou ele com umas armas aí...
NINA- Ele é traficante?
NEIDE(tensa)- Ele é apenas mais um sobrevivente que quer sobreviver nesse país que não oferece nada de bom pra gente.
Nesse momento, o policial abre a porta e elas seguem até uma sala, onde são revistadas e muitas vezes abusadas.
Cena 9
Portugal.
(Despacito de Luis Fonsi começa tocar ao fundo)
Em uma manhã fria com os raios do sol tímidos atravessando a copa das árvores, Lucas e Diego estão andando de bicicleta pelo parque.
Após alguns minutos pedalando, os dois param em um quiosque.
LUCAS(para a proprietária)- Dois sucos de melancia.
Cena 10
Após ser revistada, Neide é conduzida por um policial até a sala de visita, onde Fábio a espera ansioso por trás de uma parede de vidro.
NEIDE(resmunga emocionada assim que o vê)- Meu amor.
Logo, ela senta-se na cadeira, pega o telefone e com a outra mão acaricia o vidro almejando tocar seu rosto.
NEIDE(continua)- Fábio.
FÁBIO(retruca também passando a mão sobre a parede de vidro)- Que saudade de você minha nega. (pausa) Como eu queria poder te tocar. Te beijar.
Cena 11
Sob o comando do Major Rafael, dez viaturas das forças armadas começam a subir o Morro do Macaco, e um clima de agitação se espalha pelo ar. Criminosos começam correr de um lado para outro armados de fuzis.
De imediato, um helicóptero começa sobrevoar o local.
A comunidade que reside próximo ao morro entra em pânico, e começam fechar as casas, os centros de comércio para tentarem se protegerem das balas.
CREMILDA(resmunga fechando seu bar)- Tem de misericórdia de nós meu Deus!
Num ponto específico, os policiais descem das viaturas e começam subir o morro a pé se espalhando por pontos estratégicos.
Da parte mais alta do morro, alguns criminosos se preparam para o confronto.
RATO(para seus comparsas)- Eles estão subindo o morro!
DADO- A ordem é meter fogo, e acabar com aquele Major miserável, cumpade.
Ainda em baixo, Rafael tira seu cachorro de dentro da viatura e começa subir o morro cuidadosamente. De repente, começa uma troca de tiros entre polícias e criminosos, e ele se protege por uns segundos por trás de uma parede.
POLICIAL(grita após atingir um traficante)- Perdeu! Perdeu! Perdeu! Solta a arma no chão se não eu atiro.
RAFAEL(resmunga soltando seu companheiro de trabalho)- Vai lá guerreiro!
Rafael segue subindo o morro, até que então acaba ficando na mira de Rato, que infelizmente passa despercebido por ele.
RATO(fazendo pontaria em sua cabeça)- Vai pro inferno policial maldito.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Todas as Formas de Amor
RomanceRafael Alencar Gurgel, um Major linha dura que trabalha empenhado para combater o crime organizado no Morro do Macaco. Filho único, ele perdeu seu pai, também policial, muito cedo vítima de um confronto entre criminosos. Criado apenas por sua mãe Al...