Um amigo

91 15 1
                                    

Cena 1
Lucas está chegando em casa acompanhado de Rafael, ambos molhados.
LUCAS(ao abrir a porta)- Chegamos.
RAFAEL(sem jeito)- Eu não quero incomodar...
LUCAS- Já te falei pra parar de falar isso. Você não incomoda.
Nesse momento, Cremilda vem vindo da cozinha e se surpreende ao vê Rafael.
CREMILDA- Oi.
RAFAEL(sem jeito)- Olá.
LUCAS- Esse é o Rafael mãe, o meu amigo. Ele vai dormir aqui hoje que o carro dele quebrou.
CREMILDA(encarando-o pensativa) - Prazer Rafael, Cremilda. Eu tenho a leve impressão que a gente já se viu antes.
RAFAEL- Eu também estou com essa mesma impressão.
LUCAS- Deixando as impressões de lado, por favor mãe, pegue uma toalha pra gente se enxugar.
CREMILDA- Claro. Só um minuto.
Cremilda segue até o quarto pegar as toalhas, enquanto Rafael e Lucas trocam olhares tímidos.
Não demora muito, Cremilda regressa com as toalhas.
RAFAEL(para Lucas)- Tá fazendo frio agora.
CREMILDA- Aqui as toalhas.
RAFAEL(pega - a)- Obrigado.
Logo, os dois se enxugam.
LUCAS(para Rafael)- Eu vou te levar até o quarto onde você vai ficar, vamos!
RAFAEL(para Cremilda)- Com licença!
Rafael acompanha Lucas, deixando Cremilda para trás pensativa.
CREMILDA(solta uma breve risada e resmunga)- Esses dois...
Assim que chegam ao quarto, Lucas ascende à luz e diz:
LUCAS- Esse é o quarto. É tudo muito simples, mas espero que goste.
RAFAEL- Eu já gostei. (pausa) Eu sou bem simples.
LUCAS- O banheiro é logo ali no final do corredor. Eu vou te emprestar uma roupa minha.
Cena 2
Os minutos se passam, e já de banho tomado e deitado, Rafael está pensando em Lucas.
RAFAEL(resmunga)- Que sentimento bom...
Em seu quarto, Lucas também está pensando em Rafael.
LUCAS(consigo mesmo)- Está cada dia mais difícil esconder o que sinto...
Cena 3
Amanhece o dia.
Já de pé, Cremilda está terminando de preparar o café da manhã, quando então Rafael vem se aproximando sem jeito.
RAFAEL- Bom dia!
CREMILDA- Bom dia Rafael! Já de pé a essa hora?
RAFAEL- Eu tenho que sair correndo pro trabalho...
CREMILDA- Mas vai tomar café com a gente antes, né?
RAFAEL- Não. Eu realmente estou muito atrasado...
Nesse momento, Lucas vem se aproximando.
LUCAS- Eu não acredito que você vai fazer essa desfeita?
RAFAEL- Eu realmente estou muito atrasado Lucas. Fica pra uma próxima.
CREMILDA- Mas o café já está na mesa. Eu fiz um bolo de fubá divino...
LUCAS- Para de ser teimoso Rafael. Senta aí, come que rapidinho eu te deixo em casa. A minha mãe fez tudo isso aqui com tanto capricho pra você.
CREMILDA- Não faça essa desfeita comigo Rafael. Prove apenas do meu bolo.
RAFAEL- Tá. Vocês me convenceram, mas tenho que ser rápido.
LUCAS- Fica tranquilo.
Cena 4
Os minutos se passam, e Lucas já está deixando Rafael em seu apartamento.
RAFAEL- Obrigado por tudo Lucas. Você tem se demonstrado um grande amigo.
LUCAS- Eu gosto muito de você Rafael. És um amigo muito especial.
Nesse momento, Alzira vem chegando muito tensa.
ALZIRA(chama-o)- Rafael.
De imediato, Rafael volta seu olhar para ela.
RAFAEL(sem jeito)- Mãe!
ALZIRA- A gente precisa conversar.
RAFAEL(apresenta- o nervoso)- Este é o meu amigo Lucas.
ALZIRA(olha para ele de cima abaixo muito séria)- Como vai? (volta seu olhar para Rafael) Eu preciso falar com você as sois.
LUCAS(intimidado)- Eu vou indo. Até Rafael.
Lucas adentra no carro e se retira.
Cena 5
No parque, Zenaide está com o olhar fixo no chão, enquanto Neide está admirando as crianças que estão a brincar mais a frente.
NEIDE(passa a mão na barriga e resmunga)- Muito em breve será você meu amor.
Nesse momento, Lucas vem chegando ao parque entretido com sua câmera fotográfica, quando então vê Zenaide e se aproxima.
LUCAS(agacha-se ao seu lado)- Lembra de mim?
Zenaide ignora-o.
LUCAS(continua)- Me chamo Lucas, e a senhora?
Nesse momento, Neide o vê com sua mãe e se aproxima furiosa.
NEIDE- Você de novo aqui? O que você quer com a minha mãe?
LUCAS(levanta-se tenso)- Calma. Por que ficar irritada? Eu só estou falando com a sua mãe, só isso.
NEIDE- Mas eu não quero que você fale com ela.
LUCAS- Por que?
NEIDE- Porque eu não gosto de estranhos!
Neide se retira com sua mãe.
Cena 6
Já em seu apartamento, Rafael está a conversar com sua mãe.
ALZIRA- Eu não gostei desse seu amigo, Rafael. Eu não fui com a cara dele...
RAFAEL- Por que a senhora não foi com a cara dele?
ALZIRA- Porque não fui. É ele que está te fazendo mudar tanto?
RAFAEL- Não mãe. O Lucas não tem nada haver com a minha mudança.
ALZIRA- Eu não quero que você mantenha essa amizade com esse rapaz. Ele não é uma boa companhia pra você...
RAFAEL- Por que a senhora acha isso?
ALZIRA- Eu conheço de longe um mal caráter.
RAFAEL- Eu sinto muito mãe, mas eu não vou me afastar do Lucas por sua causa. Quer saber? Eu tô atrasado, eu acho melhor a senhora ir embora.
ALZIRA- Você ainda vai se arrepender de está me tratando assim. Um dia eu vou morrer, e você vai chorar arrependido em cima do meu caixão.
Alzira se retira nervosa.
Cena 7
Cai à tarde.
Em seu consultório, Sheila está terminando de atender um paciente.
SHEILA- Volte sempre querida.
Nesse momento, Alzira vem chegando tensa.
ALZIRA- Sheila.
SHEILA(séria)- Dona Alzira! Eu já falei pra senhora que não temos mais nada pra conversarmos...
ALZIRA- Só me ouve Sheila. Eu tenho uma proposta pra te fazer. Eu prometo ser breve. Só me ouve. Eu juro não te atormentar mais.
SHEILA(tensa)- Lhe dou um minuto. Daqui a pouco eu tenho paciente.
Sheila entra em sua sala e Alzira a acompanha.
ALZIRA- Eu vou direto ao ponto Sheila. (pausa) Eu sei que você ainda é apaixonada pelo meu filho. Eu sei que apesar de tudo você o ama desesperadamente...
SHEILA(desconfortável)- Eu não quero falar mais sobre isso dona Alzira...
ALZIRA- Eu tenho um plano pra você reconquistar o meu filho. Para de ser teimosa, e me escuta. Está escrito em seu olhar que você ainda o ama. (pausa) Me ouve Sheila, que você não vai se arrepender.
SHEILA(tensa)- Posso saber que plano é esse?
ALZIRA- Só tem uma forma de você amarrar o meu filho aos teus pés : você precisa falar pra ele que está esperando um filho dele.

Todas as Formas de AmorOnde histórias criam vida. Descubra agora